JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Rogério Camargo Gonçalves De Abreu
Advogado (Graduação PUC-CAMPINAS) e Cientista Político (UNICAMP), Especializado em Direito Tributário (IBET)

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO, COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, PELO RITO SUMÁRIO

A APOSENTADORIA ESPECIAL E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Prerrogativas dos advogados nas Agências da Previdência Social

Presunção de dependência econômica na pensão por morte: uma análise da jurisprudência

A incompletude do critério de miserabilidade para concessão do benefício de prestação continuada contido na Lei Orgânica de Assistência Social

TRABALHADOR RURAL SEGURADO ESPECIAL

Revisão do valor da RMI pela ORTN / OTN versus o Critério Administrativo

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MATÉRIA

Acidente do Trabalho e Doenças Ocupacionais

DA PERÍCIA MÉDICA NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO, NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Previdenciário

A demora administrativa e a suspensão do prazo prescricional de prestações previdenciárias

Texto enviado ao JurisWay em 17/07/2008.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Dispõe o parágrafo único do artigo 103 da Lei nº 8213/91 que "prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil."

Esta é a redação introduzida no ordenamento jurídico nacional pela Lei nº 9.528/97, instrumento pelo qual o INSS vem se safando de arcar com prestações vencidas pela sua própria demora na concessão de benefícios previdenciários. Ou seja, após mais de cinco anos aguardando a concessão de seu benefício previdenciário, requerido administrativamente, o segurado tem perdido o direito de pleitear valores anteriores àquele período.

Assim tem ocorrido aos segurados que, cansados da demora do INSS para a decisão administrativa definitiva (irrecorrível), vão à Justiça buscar o benefício, sendo declaradas prescritas as prestações vencidas há mais de cinco anos do ingresso da ação judicial. É o que segue estabelecido pela Súmula nº 85 do STJ, abaixo transcrita, adotada majoritariamente de forma desatenta pelos julgadores pátrios:
Súmula: 85 - "NAS RELAÇÕES JURIDICAS DE TRATO SUCESSIVO EM QUE A FAZENDA PUBLICA FIGURE COMO DEVEDORA, QUANDO NÃO TIVER SIDO NEGADO O PROPRIO DIREITO RECLAMADO, A PRESCRIÇÃO ATINGE APENAS AS PRESTAÇÕES VENCIDAS ANTES DO QUINQÜÊNIO ANTERIOR À PROPOSITURA."

É bem verdade que a Súmula nº 85 do STJ traz importante distinção conceitual, ao estabelecer que o direito reclamado não se sujeita à prescrição, mas somente suas prestações, quando decorre de relações jurídicas de trato sucessivo, tal como a relação entre segurado (ou pensionista) e o INSS.

Entretanto, a aplicação simplista do parágrafo único do artigo 103 da Lei nº 8213/91 e da Súmula nº 85 do STJ, é equivocada e extremamente prejudicial aos segurados e pensionistas do INSS, afrontando a isonomia e a legalidade e muitas vezes, a dignidade humana (artigo 1º, inciso III, e artigo 5º, caput e inciso II, da CF).

Isso porque o prazo prescricional previsto no parágrafo único do artigo 103 da Lei nº 8213/91 não corre enquanto tramita o processo administrativo perante o INSS, autarquia claramente interessada na prescrição de prestações por ela devidas.

De fato não há na Lei nº 8213/91 qualquer previsão legal de suspensão do decurso do prazo prescricional ora discutido, mas em vista de tal omissão legislativa aplica-se o disposto no artigo 4º, §1º, do Decreto nº 20.910/32, que assim dispõe:
"Art. 4º - Não corre a prescrição durante a demora que, no estudo, no reconhecimento ou no pagamento da dívida, considerada líquida, tiverem as repartições ou funcionários encarregados de estudar e apurá-la.
Parágrafo Único. - A suspensão da prescrição, neste caso, verificar-se-á pela entrada do requerimento do titular do direito ou do credor nos livros ou protocolos das repartições públicas, com designação do dia, mês e ano.

Portanto, o prazo prescricional previsto no parágrafo único do artigo 103, da Lei nº 8.213/91, fica suspenso até a resolução e resposta final administrativa por parte do INSS.

E não há como negar a aplicação do Decreto nº 20.910/32 aos requerimentos administrativos de benefícios previdenciários, primeiramente, porque a superveniência da legislação específica previdenciária não revogou o artigo 4º, §1º, daquele Decreto, na medida em que não há contradição entre os dois diplomas jurídicos.

Ora, nos termos do art. 2º, §1º do Decreto nº 4657/42 , lei posterior somente revoga a anterior quando expressamente assim declarar, quando for com ela incompatível, ou quando a regular inteiramente. E neste caso a legislação previdenciária (posterior) não regula integralmente a prescrição previdenciária, sendo lacunosa exatamente quanto à suspensão do decurso do prazo.

E para tanto, há que se destacar que o Decreto nº 4657/42, chamada de 'Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro (LICC)', é diploma de pacífica aplicação geral a todos os ramos do direito, por tratar da eficácia das leis em geral, no espaço e no tempo, também com regras para interpretação, aplicação e integração das leis. Nas palavras da professora Maria Helena Diniz:
"É o diploma da aplicação, no tempo e no espaço, de todas as normas brasileiras, sejam elas de direito público ou privado. (...) Não rege relações de vida, mas sim as normas, uma vez que indica como interpretá-las ou aplicá-las, determinando-lhes a vigência e eficácia, suas dimensões espacio-temporais, assinalando suas projeções nas situações conflitivas de ordenamentos jurídicos nacionais e alienígenas, evidenciando os respectivos elementos de conexão"

Ademais, basta verificar que o Decreto nº 20.910/32 é o diploma legal que regula a prescrição qüinqüenal das dívidas públicas, bem como de todo e qualquer direito ou ação contra as fazendas, seja qual for sua natureza (art. 1º).

Sem confundir a prescrição em matéria previdenciária com o instituto da prescrição de direito privado (artigo 199, inciso I do Código Civil), é claro que o titular do direito não pode ser penalizado pela demora da parte oposta, que efetivamente tem a obrigação de responder à reivindicação realizada, pelo requerimento administrativo e eventuais recursos posteriores, no caso da relação previdenciária.

E não há que se falar em qualquer prejuízo à autarquia federal, na medida em que, além dos dispositivos já citados, o próprio artigo 5º do Decreto nº 20.910/32 dispõe que não suspende a prescrição a demora do titular do direito ou do crédito em prestar os esclarecimentos que forem reclamados, ou o fato de não promover o andamento do feito judicial, ou do processo administrativo, durante os prazos respectivamente estabelecidos.

Ou seja, a prescrição correrá enquanto o segurado (ou pensionista) não estiver reclamado administrativamente o seu direito, bem como enquanto estiver em atraso aos prazos de eventuais exigências previdenciárias, ou quando extrapolar o prazo de recurso à decisão administrativa prolatada.

E a tese ora preconizada encontra amparo na própria Súmula 443 do STF:
"Súmula 443/STF - A prescrição das prestações anteriores ao período previsto em lei não corre, quando não tiver sido negado, antes daquele prazo, o próprio direito reclamado, ou a situação jurídica de que ele resulta. "

Ou seja, se o pedido administrativo não foi negado não há como prescreverem prestações anteriores aos cinco anos que precederem eventual ação judicial que reclame o mesmo direito.

Assim também colhemos julgados envolvendo especificamente a fazenda pública:
ADMINISTRATIVO. PRESCRIÇÃO. FAZENDA PUBLICA. SUSPENSÃO DO PRAZO. REQUERIDO ADMINISTRATIVAMENTE O PAGAMENTO DE DIVIDA DA FAZENDA PUBLICA, O PRAZO DA PRESCRIÇÃO FICA SUSPENSO ATE A DECISÃO DO PEDIDO, NA FORMA DO ARTIGO 4. DO DECRETO NUM. 20.910, DE 1932. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E PROVIDO. (STJ - REsp 45523/RO - Ministro ARI PARGENDLER - SEGUNDA TURMA - 18/11/1996 - DJ 09.12.1996, p. 49238)

"(...)I - A aplicação do instituto da prescrição relativamente às dívidas, aos direitos e às ações exercitáveis em face da fazenda pública, nos moldes do disposto no Decreto n. 20.910/32, não conflita com o ordenamento constitucional vigente, não havendo que se falar em inconstitucionalidade da aludida norma ou, mais propriamente, em revogação (não recepção). (...)
III - Nas relações jurídicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atinge apenas as prestações vencidas antes do qüinqüênio anterior à propositura da ação (art. 3º do Decreto n. 20.190/32 e Súmula n. 85 do STJ).
IV - Se a Administração Pública restou omissa em ultimar o pagamento das parcelas pretéritas do direito já reconhecido até mesmo administrativamente, deixando de dar uma resposta efetiva aos requerimentos formulados, tal comportamento desidioso resulta em se considerar a prescrição das parcelas suspensa a partir das datas de apresentação dos pleitos administrativos. Inteligência do art. 4º do Decreto n. 20.190/32. (...)" (TJ/DF - APC 51026-0, 3ª Turma Cível, rel. Des. Jeronymo de Souza, pub. no DJ em 31.10.2001 à p. 59)

Portanto, ao tratar da prescrição de prestações previdenciárias vencidas por mais de cinco anos, é necessário que os magistrados se libertem de visão simplista consolidada, para reconhecerem que tal prazo prescricional fica suspenso enquanto tramitar o processo administrativo perante o INSS, sendo que não pode ser beneficiada a autarquia federal pela sua própria morosidade.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Rogério Camargo Gonçalves De Abreu).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados