JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Rafael Moura Duarte
Formado em Direito pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Advogado. Pós-graduando em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A Participação no Suicídio segundo o CP

Breve análise sobre a participação no suicídio

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2008.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

I- Considerações iniciais:

Depuramos na sociedade uma "explosão" de crimes hediondos, como homicídios, estupros e atentado violento ao pudor, no mês de julho ficamos abalados com a morte do menino João Roberto, de 3 anos, alvejado com um tiro na cabeça por policiais militares do Estado do Rio de Janeiro.

O despreparo na formação de milicianos é evidente, os profissionais responsáveis pela segurança pública não têm o direito de errar, pois um erro cometido pode ser fatal. A sociedade precisa de proteção efetiva para exercer seus direitos e garantias individuais tão bem resguardados pela Carta Magna.

Não muito distante, mas também crime doloso contra a vida, chama a atenção o art. 122, que apesar de não ser considerado hediondo, possui caráter de extrema relevância para sociedade, principalmente no que toca às suas peculiaridades e gêneros.

Analisando o contexto de suicídio, temos que este é um enigma que afeta a sociedade em virtude de diversos fatores, sejam sociais, psicológicos e familiares.

A legislação brasileira tem por escopo e por política criminal a não punição do suicida, no sentido de demonstrar solidariedade àquele indivíduo, que tem em mente a intenção de ceifar a própria vida. Contudo, o CP é claro na questão de aplicar a reprimenda penal para aqueles que induzem, instigam e prestam auxílio para a vítima (suicida).

Assim dispõe o art. 122 do Código Penal:

Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:

Pena - reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.

Parágrafo único - A pena é duplicada:

Aumento de pena

I - se o crime é praticado por motivo egoístico;

II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.

Não entraremos na questão processual, pois o espelhamento se dará tão-somente na análise dos verbos nucleares que compõem o tipo, como: induzir, instigar e presta auxílio, o último que será abordado sob um aspecto mais valorativo.

II- Verbos Penais:

Vejamos então o significado das condutas tipificadas no artigo em questão:

Induzimento: é considerado, pela sua integralização no tipo penal, como forma de participação moral, ou seja, induzir é cogitar, sugerir a possibilidade de suicídio na mente da vítima, como por exemplo, a adolescente que engravida, e, receosa por, em tese, ser repudiada pelos pais, é sugerida pelo agente participante a pular de uma ponte.

Instigação: é tratada também como forma de participação moral, diferenciando do induzimento, onde aquele tem a natureza de fazer nascer a idéia, já este, para a configuração do crime, deve haver a estimulação em fazer com que a vítima, já com o propósito de cometer a autoquiria, ou seja, o suicídio, manifeste tal intento.

II- Breve análise doutrinária sobre a conduta "prestar auxílio":

 O tipo penal do art. 122 do CP diz:

"Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça".

O prestar auxílio, tão bem destacado acima, possui divergências doutrinárias relevantes para o nosso ordenamento jurídico, que valem a pena serem discutidas e evidenciadas.

Existem duas correntes que manifestam seus entendimentos acerca da conduta "prestar auxílio", são elas: a corrente que prevê a prestação de auxílio por omissão e comissão, esta majoritária; e a corrente que entende ser impossível haver a prestação de auxílio por omissão, somente por comissão minoritária.

Corrente majoritária: asseveram os doutrinadores desta corrente, que a participação no suicídio por omissão é plenamente válida sob duas formas, quais sejam, se o agente estava na posição de garante tinha o dever jurídico de impedir o resultado e não o faz. Esta corrente entende ser possível tanto o auxílio material como o omissivo.

O dever jurídico de impedir o resultado, explanado pela corrente maior é simplesmente o dever de evitar que o evento (suicídio) ocorra, ou mesmo, estar na posição de vigilância. Se o agente não evita, ou não mantém a mínima vigilância sobre a vítima, estará ele cometendo auxílio ao suicídio por omissão, enfatizado pela aludida corrente.

Corrente minoritária: polêmica é a referida doutrina, pois ao analisarem a questão do "prestar auxílio" entendem que o tipo penal em linha é claro, ou seja, a atividade de auxílio deve ser franca, já que o verbo induz a ação material do agente. Assim, comungam os pensadores desta corrente que tal ação determina uma atividade secundária, acessória, posto que o prestador de auxílio não participa da execução ou consumação, já que estas ações só caberiam à vítima (suicida). Não obstante, responderá o participante por auxílio comissivo (material) ao suicídio se prover o intento da vítima, fornecendo-lhe subsídios materiais.

Em suma, o agir do agente deve ter por finalidade a contribuição comissiva para uma determinada finalidade.

Ressaltando, que a omissão não está expressamente tipificada no delito malogrado, estando fora da competência do tipo. Segundo esta corrente, a omissão pode ser verificada em diversos outros tipos penais, como o disposto no art. 135, e outros de caráter omissivos, como os arts. 244, 246, 269, 319 e 356, todos CP.

III- Considerações finais:

Numa sociedade em que se exerce democracia plena, podemos afirmar que o referido artigo procurou abordar algumas questões acerca da participação no suicídio, tema este, se demonstrado escasso para debates e pesquisas.

Ressaltamos, de maneira oportuna, as condutas típicas elencadas no art. 122, primeiramente expandindo as formas de participação moral, induzir e instigar, conceituando os mesmos e discorrendo suas diferenças para o sistema penal.

Foram sucintamente expostas as controvérsias doutrinárias sobre o prestar auxílio ao suicídio, relatando as distinções e discordâncias, expandindo a essência do assunto aos estudiosos e profissionais do Direito para que possam debater e tomar apontamentos sobre os pontos simploriamente trazidos neste artigo.

IV- Bibliografia:

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Sistema Penal Máximo x Cidadania Mínima: Códigos de Violência na Era da Globalização. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003, p. 37.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Parte Especial. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

JESUS, Damásio E. de. Direito Penal: Parte especial. 20º. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 7. ed. São Paulo: RT, 2007.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Rafael Moura Duarte).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Marcia Feitosa (26/08/2009 às 14:46:52) IP: 200.101.66.110
A segunda corrente é válida,pois a ação ou omissão contribuiu para que a ação para que o suicídio se concretiza portanto penalidades cabíveis sendo o resultado morte ou lesão grave.
2) Luiz César (05/03/2010 às 10:17:59) IP: 189.13.3.61
Entendo que assiste razão à primeira corrente. Se, hipoteticamente, alguém na posição de garante não envidasse esforços para impedir o resultado (morte por "suicídio"), seria punido por homicídio sob o entendimento da segunda corrente. Haveria incongruência no elemento subjetivo, ja que o suicida desejava este resultado, e o garante, ao omitir-se, não agiu com dolo animus necandi autonomo, mas anuiu ao dolo do suicida. Esta correspondencia de intençoes é essencial na configuração deste delito.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados