JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Gabriela Tavares Almeida
Graduada na Faculdade Paraíso do Ceará, estagiária do Ministério Público Federal, advogada.
Monografias Direito Processual Civil

O papel do Ministério na Ação Civil Pública em defesa dos direitos à saúde

O presente tem como objetivo contribuir para análise da performance do Ministério Público na ação civil pública, para garantir de forma eficaz o direito à saúde. Utilizando como método bibliográfico e dialético.

Texto enviado ao JurisWay em 04/11/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

1.Introdução
  A nova perspectiva de proteção aos direitos dos indivíduo, de forma mais ampla e coletiva, com a nova Carta Constitucional é visível, principlamente no que concerne aos direitos fundamentais sociais, especialmente no tocante dos direitos à saúde .Recaindo para o Estado o dever de conferir efetividade ao direito consagrado. Pois nã se pode mais conceber a Constituição como simples ideário, pois a força normativa é condição preponderante para a conservação do ordenamento jurídico. O direito à saúde constitui-se de uma prerrogativa jurídica de que decorre o próprio cidadão de exigir do Estado, a implementação de prestações positivas, representando consequência indubitável do desdobramento do direito à vida, com base no primado maior que é a dignidade da pessoa humana. O direito à saúde não pode ser rebatido como apenas um comando programático que o constituinte apregoou, nem pode se converter em uma promessa constitucional inconsequente, sob pena de o Poder Público, fraudadndo justas expectativas nele depositadas pela coletividade, ser omisso de maneira ilegítima ao cumprimento do dever ao que determina a lei Maior.
2. A Ação Civil Pública e o Ministério Público De forma simplória, e doutrinariamente falando, a ação civil pública é a ação de objeto não penal proposta, também, pelo Ministério Público  com esteio na Lei 7.347/85. O termo ação civil pública não está a salvo de críticas por parte da doutrina. Isto porque, autores do escol de Hugo Nigro Manzilli (2007), afirma que só poderá ser utilizado o termo ação civil pública quando o autor da ação for o Ministério Público. Sob outro viés, diga-se de passagem, o legal, será utilizar o termo ação civil pública, a ação que tenha fundamento a lei 7.347/85, para a defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, ainda que o autor não seja o Ministério Público. O objeto da Ação Civil Pública está estampado em seu artigo 1° , senão vejamos:  "Art. 1° regem-se pelas disposições deta Lei, sem prejuízo da ação popular, as ações  responsab ilidade                    danos morais e patrimoniais causados:
        I. ao meio ambiente;
        II. ao consumidor;
        III. a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;
        IV. a qualquer outro interesse interesse difuso ou coletivo;
        V. por infração da ordem econômica e da economia popular;
        VI. à ordem urbanística .
No intuito de tutelar esse direito fundamental social que é a saúde, contra o descaso, por vezes, do Poder Público, surge o Ministério Público como órgão independente, constituindo a função essencial da justiça, na defesa e promoção dos direitos á saúde, no tocante a sua legitimação para a tutela das ações civis públicas. Assim como lhe foi outorgado pela Constituição da República no seu art. 129, inciso III, dotando o citado órgão, de legitimação para promover a ação civil pública para assegurar a proteção dos interesses difusos e coletivos, bem como no tocante à saúde.
3. O direito à saúde e o limite à atuação do Poder Judiciário O primeiro entrave a se enfrentar quando stamos diante de uma atuação por parte do poder judiciário dis respeito à vedação da atuação do juiz como legislador positivo. A referida vedação objetiva impedir que o magistrado, no caso concreto, verifivando uma situação e o non liquet, corrija situação, mesmo que para isto tenha que ampliar a abragência da norma. O argumento de vedação do juiz como legislador positivo é comumente invocado com a finalidade de impedir a atuação judicial mais ativa na concretização das políticas públicas. Não se está aqui querendo ferir de morte a regra que deve haver previsão orçamenta´ria para que haja despesa, pelo contrário. O que se procura aqui é analisar o conflito entre o direito á vida e o preceito constitucional de previsão orçamentária. Assim, somente o caso concreto poderá dizer s deve precalecer o direito à saúde ou a previsão orçamentária. O que procuramos demostrar aqui foi somente que no caso concreto é possivel afastar a regra da previsibilidade de despesas públicas em detrimento do direito à saúde.
4. Conclusões O direito à saúde, como ficou constatado no decorrer do presente é direito fundamental de todos e dever do Estado. Evidencia-se o papel do Ministério Público com a finalidade de efetivar o direito à saúde, não constituindo o direito à saúde como mera regra programática. Verificando isso, constata-se que o meio processual apto a discutir este direito é a ação civil pública.
Bibliografia
  •  CARVALHO ROCHA, João Carlos (coord.). Ação Civil Pública. Belo Horizonte: DelRey, 2006.
  • Brasil. Lei de Ação Civil Pública - Lei 7.347/85
 


Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Gabriela Tavares Almeida).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados