JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Camila Carvalho Rabelo
Estudante do Curso de Direito da Faculdade AGES, Estagiária do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO PRISIONAL

Texto enviado ao JurisWay em 21/09/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO PRISIONAL

 

Camila Carvalho Rabelo[1]

RESUMO

 

Esse trabalho pretende analisar a evolução dos Direitos Humanos e a sua influência no ordenamento jurídico brasileiro. Esse tema é de suma importância para o Estado Democrático de Direito, e é fruto de uma longa conquista que ainda não se estagnou no tempo. Nota-se que os Direitos Humanos são os direitos essenciais a todos os cidadãos, sendo direitos inerentes à pessoa humana. Por isso, a sua evolução e positivação no ordenamento jurídico brasileiro é de inegável importância, vez que principalmente no âmbito penal percebe-se a vasta violação de tais direitos partindo do pressuposto das prisões.

 

PALAVRAS-CHAVE: direitos humanos; Estado Democrático de Direito; violação; prisões.

 

1.      INTRODUÇÃO

 

No meio social há diversos interesses individuais que se chocam entre si. Em virtude disso, há necessidade de leis com o intuito de equilibrar e harmonizar a convivência humana.

Cada sociedade tem a sua cultura e sua moral própria. Os comportamentos sociais tendem a se reiterarem  no meio social, recebendo um valor que, dependendo da época e cultura, pode ser socialmente aceitável ou reprovável. Por exemplo, comportamentos existentes no passado são reprovados nos dias atuais. Basta se pensar nas modificações históricas, econômica, política e social.

As sociedades não são estáticas e se modificam com o tempo. Com essa dinamicidade social há mudança de valores, necessitando de uma atualização normativa. Então, as leis têm que serem feitas levando em conta as necessidades da vida comum, o modo de pensar e agir e a cultura existente. Deve-se observar a reiteração das condutas  pela sociedade e, com base nessas condutas, editar leis que devam atender os anseios das pessoas, diminuírem conflitos e equilibrar os iguais e desiguais.

Entre todos os direitos positivados em um determinado ordenamento, os direitos humanos são os mais importantes e devem prevalecer frente aos demais. Esses direitos são de suma importância para a efetividade da harmonização social. Todos os indivíduos merecem ter a sua dignidade respeitada e reconhecida, por meio de sua proteção contra o arbitramento do poder estatal e o reconhecimento de condições mínimas de vida. No que se remete a esse aspecto o anteprojeto do Código de Processo Penal em seu artigo 118 nos acrescenta da seguinte forma:

 

“A petição inicial conterá a exposição do fato ou da situação que constitua grave violação de direitos humanos, a indicação do tratado internacional cujas obrigações se pretende assegurar e as razões que justifiquem o reconhecimento da competência da Justiça Federal, extensiva, inclusive, a matéria cível”. (2009, p.53).

 

Com relação ao Direito Penal, o ordenamento jurídico brasileiro evoluiu grandemente, uma vez que os direitos dos presos estão plenamente positivados na Magna Carta. Além disso, o instituto das penas alternativas é de suma importância para os Direitos Fundamenteis dos indivíduos. As penas privativas de liberdade devem ser aplicadas levando em conta a dignidade da pessoa humana, oferecendo todos os direitos inerentes aos seres. A Constituição veda a aplicação da prisão perpétua, visto que os agentes do crime não podem  perder a expectativa da vida, devem   ter a esperança de que poderão se recuperar e voltar a viver em sociedade, por isso, no Código Penal Brasileiro as penas privativas de liberdade não podem  ser superiores a trinta anos. Além disso, há a vedação da pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, pois o Estado não pode usar a sua força contra os indivíduos hipossuficientes em  relação a ele. Todos têm direito à vida e o Estado não pode privar um dos seus indivíduos de viver e ter a possibilidade de se recuperar.

O Sistema processual penal vigente no país é o acusatório, garantindo o contraditório e a ampla defesa, devendo, o réu, ter todos os seus direitos plenamente efetivados. A Constituição Federativa do Brasil é garantista, e, por ser a Lei Magna do ordenamento jurídico, deve ser respeitada em sua plenitude. Além disso, os princípios da inocência, do “in dubio pro reu” e, principalmente, o da dignidade da pessoa humana devem nortear o sistema penal brasileiro.

 

2.       O CRIMINOSO E O SISTEMA CARCEÁRIO

 

O ordenamento jurídico prescreve que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Em tese, a aplicação do Direito Penal recai sobre o crime e não sobe a figura do criminoso. Se desta forma o ordenamento fosse executado, cada cidadão poderia calcular exatamente os inconvenientes de uma ação reprovável. Todavia, a figura do criminoso está prevalecendo em meio aos mecanismos jurídicos. Embora cause perplexidade, o Estado, via de regra, seleciona os punidos entre as pessoas menos abastadas, gerando um hiato ente os delinqüentes de fato e os punidos.

As sanções para aqueles que praticam condutas ilícitas, o castigo, deve ser medido pelo dano causado a sociedade e não pela sensibilidade do culpado. Enquanto o poderío, seja este político, econômico ou social, estiver à frente do sistema, a injustiça, impunidade prevalecerá, uma vez que os indivíduos das camadas inferiores serão as vítimas desta incongruência, estarão detidos nas penitenciárias.

Esta realidade faz com que os capitalistas criem o estereótipo do criminoso – pobres e em sua maioria pretos. É emergencial ressaltar que embora pareçam descabidas e ultrapassadas, as concepções postuladas a cerca do criminoso por Lombroso, Ferre e Garofalo, ainda perduram, mesmo que de forma oculta, em nossa contemporaneidade. O fato é que as pessoas mais abastadas estão mais vulneráveis, expostas à luz da ordem foral, uma vez que freqüentam lugares públicos, residem em locais de fácil acesso, ao passo que a alta classe freqüenta ambientes privados. Os pobres, por serem mais fiscalizados estão em maiores quantidades inseridos como criminosos nas estatísticas oficiais. O status do delinqüente vem sendo atribuído, geralmente, as pessoas não pelo que elas fizeram mais sim pelo que são, afinal, o ordenamento prevê que se o indivíduo tem a possibilidade de ressarcir o dano, não cometeu uma fraude penal, mas civil, não cometeu, portanto, um crime. Protege-se mais uma vez aquele que dispõe de patrimônio – o capitalista. Este fica ao abrigo da cifra-negra. Por isso, o perigo da punição para infratores do “colarinho branco” é irrisório. A tendência para estes que “não se enquadram no perfil de criminoso” é o perdão, o esquecimento. Soluciona-se a questão em outro ambiente que não seja o policial. Beneficia-se o sistema para o qual a corrupção e a prevaricação predominam.

 É utopia acreditarmos na real pretensão do aperfeiçoamento, reforma do sistema policial, embora prevaleça à ideologia instituída de que temos um sistema jurídico coerente, que visa à harmonia, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, em que o julgador é axiologicamente neutro, imparcial em suas decisões. Ideologia porque quem dita as leis são os detentores do poder e estes, em sua maioria, visam conservar o seu status socioeconômico, e não reverter à realidade caótica do país.

A Constituição prevê o direito à privacidade, a inviolabilidade das moradias. Todavia, frequentemente policiais adentram as favelas, cercam, vasculham, confiscam casas, pelo fato de que a maioria dos moradores que nelas residem são, em suas concepções delinqüentes. No entanto, este método de choque em zonas residenciais de média e alta classe não acontece. Configuram-se novamente o desrespeito os indivíduos da classe baixa. Agem como se estes não fossem sujeitos de direitos e garantias instituídas no ordenamento.

O indivíduo detento por ter praticado um crime, a depender do seu status, terá sua integridade física ameaçada, será vítima de torturas, da arbitrariedade policial e nada poderá fazer para reverter à situação, afinal, aquele inserido na classe baixa não tem recursos para contratar um bom advogado para que possa defendê-lo. O sistema age desta forma para que o indivíduo confesse a autoria do crime e o problema seja solucionado, não importa qual o método utilizado, institucionaliza-se a extorção de confissões, embora esta seja oficialmente proibida e punida pela lei. A prepotência e a brutalidade atingem o ápice. O contrário acontece com os indivíduos com um patamar econômico e social estável. Estes, por terem pessoas de “influência” para defendê-los, são de certo modo respeitados. Dispõe de advogados capazes de gerar receios aos policiais. A violência vem perpetuando-se de tal forma que a presença de um Promotor digno interfere, mesmo que inconscientemente a atividade policial. Fixou-se a idéia de que sem o uso da violência na investigação da autoria criminal, nada se prova de modo concreto. A cerca desta problemática Foucault adverte:

 

Sob a aparente pesquisa de uma verdade urgente, encontramos na tortura o mecanismo regulamentado de uma prova; um desafio físico que deve decidir sobre a verdade; se o paciente é culpado, os sofrimentos impostos pela verdade não são injustos; mas ela é também uma prova de desculpa se ele for inocente. Sofrimento, confronto e verdade estão ligados uns aos outros na prática da tortura; trabalham em comum o corpo do paciente. A investigação da verdade pelo suplício do “interrogatório” é realmente uma maneira de fazer aparecer um indício o mais grave de todos - a confissão do culpado; mas é também a batalha, é a vitória de um adversário sobre o outro que “produz” ritualmente a verdade. A tortura para fazer confessar tem alguma coisa de inquérito, mas tem também de duelo (2005. p. 37).             

 

A ideologia dominante está pautada na idéia do poder de cura do sistema carcerário, uma vez que o objetivo deste é, em tese, ressocializar, reeducar o indivíduo para a vivencia comum e harmônica na sociedade. Todavia, paradoxalmente, é adotada nas penitenciárias a prática de tratamentos desumanos para aqueles que nestas habitam – sabe-se que os homens não são melhoráveis por meio de injúrias. Estatui-se nestas um verdadeiro regime totalitário, em que ordens são estabelecidas e o detento não tem o direito de julgá-las. Consolidou-se o princípio da “obediência cega”, princípio este que geralmente não é seguido e propicia ainda mais a proliferação da desordem. Na realidade as prisões tornaram-se necessárias, desde quando instituídas, para ofuscar a miséria social causada pelo sistema de exploração. É demagogia acreditarmos na finalidade de reeducar e ressocializar da prisão, afinal, pesquisas comprovam que esta reproduz o crime.

O sistema penitenciário é marcado por um rol de ilegalidades que se faz presente durante toda permanência do indivíduo neste. A superpopulação, a existência de celas mal ventiladas, sem cama ou colchonetes, a falta de manutenção dos banheiros e da rede de esgoto, a má distribuição de material de limpeza, a precariedade dos alimentos, bem como a proliferação de doenças, constituem exemplos da ilegalidade existencial. Percebe-se assim que os detentos vivem numa contínua situação de tortura física e mental, tem a sua dignidade violada.

Os detentos residem num ambiente paradoxal entre o isolamento e a vida em massa, vêem rompidos ao longo do tempo os seus direitos, as garantias previstas no ordenamento, conforme salienta Pierre Bourdieu, o tempo só é realmente sentido quando se rompe com a incidência quase automática entre as esperanças e as oportunidades (2001, p. 256). A prisão que deveria ser apenas um meio de deter o cidadão e reeduca-lo, está sendo sinônimo de uma cruel mansão do desespero, da fome e da perda de oportunidades.

A ordem jurídica social ao restringir os direitos individuais, deve agir com moderação, mediante as formas legitimadas pelo Direito. É salutar que o Estado invista nas causas do problema da criminalidade, ou seja, atue para efetividade dos direitos e garantias previstos na Constituição Federal, como à moradia, educação, saúde, vida digna, para que diminua a ocorrência da criminalidade.

 

3.      REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL: ASPECTOS RELEVANTES NO QUE DIZ RESPEITO À PRISÃO

O conceito de prisão é bastante peculiar ao relatar que é a privação da liberdade, tolhendo-se o direito de ir e vir, através do recolhimento da pessoa humana ao cárcere. Não se distingue, nesse conceito, a prisão provisória, enquanto se aguarda o deslinde da instrução criminal, daquela que resulta de cumprimento de pena. Enquanto o Código Penal regula a prisão proveniente de condenação, estabelecendo as suas espécies , formas de cumprimento e regimes de abrigo do condenado, o Código de Processo Penal cuida da prisão cautelar e provisória, destinada unicamente a vigorar quando necessário, até o trânsito em julgado da decisão condenatória, além do que diz no artigo 5°LXI de nossa Carta magna.

 No ato da prisão percebe-se que há uma série de aspectos a serem levados em consideração, sendo assim, o uso da força no ato do recolhimento do preso existe, porém não é permitido, salvo a indispensável no caso de resistência ou tentativa de fuga, antes de tudo, a dignidade da pessoa humana deve ser respeita, pois como preceitua o artigo 220 do novo Código de Processo penal “a busca pessoal será realizada com respeito a dignidade da pessoa revistada e, quando em mulher, será feita por outra, se não importar em retardamento ou prejuízo da diligência”.

No que diz respeito à pena privativa de liberdade, é necessário substituí-la quando possível e recomendável, pois, embora o objetivo do legislador seja modificar a realidade vivenciada nas prisões, na prática, percebe-se a ineficácia de tais tentativas, pois, o sistema prisional não cumpre sua função de reeducar o cidadão para o convívio em sociedade. Pouco mais de dois séculos foram suficientes para se constatar suas mais absolutas falências em termos de medidas preventivas e ressocializadoras.

Hoje em dia caminha-se em busca de alternativas para pena de prisão - o que se busca é limitar a prisão às situações de reconhecida necessidade, como meio de impedir a sua ação criminógena, cada vez mais forte. Os chamados substitutivos penais constituem alternativas mais ou menos eficazes na tentativa de desprizionalizar, além de outras medidas.

A teoria do contrato social, levada as últimas conseqüências, pode fundar, juridicamente, a tirania perfeita. Permite que o corpo social inteiro seja envolvido no processo punitivo. Assim os anseios reformistas e ressocializadoras, de algum  modo, sempre colocarão em dúvida os termos racionais desse contrato e a legitimidade da resposta estritamente punitiva.

Pode-se mencionar as palavras de Beccaria que nos remete a função da pena que tinha uma concepção utilitarista. Esta concepção utilitária considerava a pena como um simples meio de atuar no jogo de motivos sensíveis que influenciam a orientação da conduta humana. Beccaria menciona que a função da prisão não é o fim, pois, não é outro que impedir o réu de causar novos danos a seus cidadãos e afastar os demais do cometimento de outros iguais. Os objetivos da pena são, numa linguagem atual, a prevenção especial e a prevenção geral.

O objetivo preventivo que o italiano atribui à pena passou a contribuir para mitigar os efeitos do regime punitivo vigente. Embora considere a prevenção geral o fim primordial da pena, não aceita que lhe atribuam caráter aflitivo. É importante levar em consideração que Beccaria não admite a vingança como fundamento de punição. Coincidindo com os objetivos ressocializadores da pena. Sob essa ótica pode-se enfocar o artigo 515 do anteprojeto do Código de Processo Penal que nos diz o seguinte:

“É vedada à aplicação de medida cautelar que, em tese, seja  mais grave do que a pena decorrente de eventual condenação”. (2009, pg.122)

 

Diante desse contexto nossa sociedade está cheia de criminosos e o  criminoso, em tese, expressa a rebeldia ao sistema. No Brasil, é notória a dissiparidade existente entre os crimes de fato cometidos e aqueles que chegam ao conhecimento público, a ser registrado em boletins de ocorrência. Esta realidade proporciona o aumento da cifra-negra da criminalidade. O ideal de justiça, neste contexto, está tornando-se sinônimo de benesses para aqueles que com a polícia, com o sistema, se dispõe a negociar.

O criminoso, em termos jurídicos, é o indivíduo condenado pelo ordenamento por ter praticado um ato típico, ilícito e culpável, teve assim, sua conduta relatada à polícia, registrada, investigada, fez gerar um inquérito e a conseqüente denuncia por parte do Ministério Público, sendo a partir daí levado a julgamento, cabendo ao Juiz sentenciar a sua liberdade ou condenação. Existindo esta, expede-se o mandato de prisão e a polícia efetivamente o executa. Portanto, aquele que viola um bem juridicamente tutelado, mas não percorre este trajeto não é tido como criminoso, como é percebido no artigo 516 do anteprojeto que nos acrescenta da seguinte forma:

“Não será imposta medida cautelar sem que existam indícios suficientes de autoria e materialidade do crime” (2009, pg.122)

 

Adota-se, contudo, a denominação “penas alternativas” como sinônimo de “penas substitutivas”, conceito este que contempla as penas restritivas de direito e de liberdade e no caso de não haver provas que comprove a autoria do crime o suposto acusado será absolvido.

Merece destaque o papel do Ministério Público que com garantias similares as do Poder Judiciário ou seja, o guardião dos interesses transindividuais da sociedade e do próprio regime democrático e no artigo 129 da Constituição destaca a promoção da ação penal publica e a de controle da atividade policial investigatória

4.      REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL: ASPECTOS RELEVANTES NO QUE DIZ RESPEITO À SUSPENSÃO DE ALGUNS DIREITOS

 

Como pena de suspensão de alguns direitos temos em nossa reforma do Código de Processo Penal a suspensão de freqüentar determinados lugares, suspensão de habilitação para dirigir veículo automotor, ausentar da comarca e do país, comparecer em juízo, suspensão do poder familiar, indisponibilidade de bens e outros existentes.

A perda de bens e valores é de natureza pecuniária, versando sobre o patrimônio do infrator quando da sua fixação em concreto, para efeito do quantum deve o juízo aferir o grau de culpabilidade do agente, assim como a sua condição econômica. No entanto, por alguma lacuna, não trouxe fixação de um mínimo legal, apenas do limite máximo que deve, inclusive, norteá-la. No que se refere a perda do poder familiar o CPP nos diz em seu artigo 592:

Se o crime for praticado contra integridade física, bens ou interesses de filhos menores, o juiz poderá suspender, total ou parcialmente, o poder familiar que compete ao pais, na hipótese em que o limite máximo da pena cominada seja superior a 4(quatro) anos.(2009, pg 138).

 

Em face da citação posta anteriormente verifica-se o detrimento das relações familiares posto no âmbito penal pela prática de algum crime que venha a praticar contra alguém da família.

 

5.      CONCLUSÃO

 

A função da lei é preservar o bem estar social, qualquer vantagem oriunda da sociedade deve ser distribuída equitativamente entre os seus membros. A partir do momento que o homem viola o ordenamento surge o direito de punir do Estado. Tornou-se evidente que o poder diretivo de punir na maioria das vezes, é utilizado de forma arbitrária, o que propicia o surgimento de uma justiça criminal discriminatória, incompatível como o regime democrático e igualitário sob o qual estamos inseridos. O indivíduo, independentemente de sua posição social deve ser punido quando mediante sua conduta venha a violar um bem juridicamente tutelado. Por isso, é salutar, para que haja a diminuição da cifra negra e a efetiva aplicação da lei penal, não só para aqueles estereotipados como criminosos, embora, mesmo que de modo oculto, esta seja a regra. As nações serão felizes quando a moral sã estiver inteiramente ligada à política, uma vez que toda espécie de crime é prejudicial à sociedade, o homem deve ter preservada a sua honra, arbítrio moral.

 

REFERÊNCIA

 

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da violência na prisão. 10ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987. Tradução de Ligia M. Ponde Vassallo

­BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: Martin Claret, 2007. [tradução Torrieri Guimarães]

THOMPSON, Augusto. Quem são os criminosos? 2ª.ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2007.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal.5ª.ed.Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 2008.

GOMES, Geder Luiz Rocha. A Substituição da Prisão. Podivm, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jaques. Do Contrato Social. São Paulo: Matin Claret, 2007.



[1] Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade Ages

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Camila Carvalho Rabelo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados