JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Richard Eduard Dos Santos
Monografias Direito Constitucional

O VALOR CONSTITUCIONAL PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

O artigo faz uma análise da aplicabilidade horizontal dos direitos humanos fundamentais dos trabalhadores nas relações privadas, com a proteção jurisdicional dos direitos sociais a partir do Bloco de Constitucionalidade.

Texto enviado ao JurisWay em 03/09/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Richard Eduard dos Santos[1]

RESUMO

 

O artigo faz uma análise da aplicabilidade horizontal dos direitos humanos fundamentais dos trabalhadores nas relações privadas, com a proteção jurisdicional dos direitos sociais a partir do Bloco de Constitucionalidade e da Cláusula de Proibição do Retrocesso Social.

 

PALAVRAS-CHAVE: Constituição; direito; lei; trabalho; proteção; humano; valorização.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O Estado constitucional esforça-se não somente na organização do exercício do poder político soberano, mas na busca da limitação do poder, procurando definir os direitos fundamentais do cidadão, de modo a conformar a atuação dos governantes, seja no respeito aos direitos individuais e coletivos, seja ainda na exigência de promoção dos direitos sociais, econômicos e culturais.

            As relações sociais do trabalho recebem tratamento constitucional tendo como expectativa a afirmação dos direitos do homem trabalhador, por meio de uma regulamentação mais rigorosa, se comparada com legislação ordinária.

            O fenômeno da internacionalização dos direitos econômicos suscita novas inquietações na promoção de normas internacionais de organização do trabalho, que devem ser incorporadas à ordem jurídico constitucional do Estado.

            O Direito Constitucional do Trabalho vem ao encontro das novas dimensões jurídico-sociais como mecanismo concreto para a efetivação dos direitos humanos fundamentais. Tem como escopo a busca do domínio dos princípios e institutos jurídicos a ele concernentes.

 

2. O VALOR CONSTITUCIONAL PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

 

O constitucionalismo social trouxe para o mundo do trabalho o início de um processo de conquista social.[2]

Na Constituição de 1988, como nas demais Constituições contemporâneas democráticas, constata-se  a previsão da eficácia horizontal dos direitos humanos dos trabalhadores além dos expressamente  consignados no Art. 7º e seus incisos. A necessidade de se aplica à proteção da dignidade da pessoa humana nas relações do trabalho fica evidente.

O Bloco de Constitucionalidade apresenta-se como mecanismo efetivador da realização dos direitos sociais, pois a partir de sua inserção poder-se-à, de fato, aplicar todos os princípios constitucionais que garantam a preservação da dignidade da pessoa humana do trabalhador.

            Os direitos humanos passaram de uma experiência de direito para tornarem-se efetivos direitos fundamentais do cidadão. Esses direitos, inscritos no texto constitucional nas formas principiológicas, devem estar ao alcance de todos. A ausência de políticas públicas não pode servir de impedimento para sua concretização.

A globalização econômica traz consigo a crise das economias locais, fortalecendo a idéia do aumento do lucro financeiro, exigindo-se o aumento da produtividade dos trabalhadores e, em contrapartida, a diminuição de direitos e o desrespeito à dignidade humana dos trabalhadores.

A globalização econômica trouxe, por outro lado, um desafio. O desafio de se romper de vez com o egoísmo e buscar a efetividade dos direitos sociais.

A judicialização internacional ganha força e passa a buscar a garantia da dignidade da pessoa humana. Fortalecem-se os blocos regionais como mecanismo eficaz para o alcance da preservação destes direitos.

No âmbito do Mercosul, começa-se a afastar a idéia aduaneira, para  de fato buscar a caracterização de um verdadeiro bloco regional, visando à proteção não só do setor econômico, mas, e principalmente, dos direitos sociais.

A inserção  de direitos expressamente consignados na Constituição, ou mesmo nos princípios constitucionais não são suficientes para a efetivação dos direitos sociais dos trabalhadores.

Há a necessidade da atuação do poder judicial para concretizar esses direitos, por meio de uma interpretação que tenha como finalidade, no caso concreto, a preservação da dignidade da pessoa humana.

A aplicação do bloco de constitucionalidade faz com que se dê o real valor constitucional as suas normas, na medida em que se busca a sua plena efetividade.

No âmbito dos direitos sociais das relações de trabalho, o controle difuso de constitucionalidade terá papel fundamental quando da análise do caso concreto.

A aplicação do Bloco de Constitucionalidade garantirá a aplicação dos princípios constitucionais no preâmbulo da Constituição como também a efetivação das normas através da aplicabilidade horizontal dos direitos humanos. Ou seja, confere a obrigação dos setores privados a aplicar os direitos humanos fundamentais.

 

5. CONCLUSÃO

 

            A aplicação do valor constitucional, quer através das normas expressamente consignadas, quer dos princípios constitucionais constantes inclusive do preâmbulo da Constituição, tem sido uma tônica no limiar do século XIX.

            Pode-se citar exemplos da aplicabilidade dos direitos humanos fundamentais na esfera privada.

            O Tribunal Superior do Trabalho tem se utilizado do valor constitucional, por meio dos seus princípios constitucionais, para a preservação da dignidade da pessoa humana do cidadão trabalhador.

            O poder judicial tem inclusive imposto os limites na atuação do Estado, mesmo que estes tenham o poder discricionário de demissão, demonstrando claramente a manutenção do Estado Democrático de Direito através da preservação da dignidade da pessoa humana como mecanismo da limitação do poder estatal.

 

REFERÊNCIAS

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva

 

LOBATO, Martins Sávio Cavalcante. O valor constitucional para efetividade dos direitos sociais nas relações de trabalho. São Paulo: LTr, 2006.

 

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Ed. Átlas.

 

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais.

 

 



[1] Acadêmico do 10º período do curso de Direito da Faculdade AGES

[2]

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Richard Eduard Dos Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados