JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Antonio Olivio Rodrigues Serrano
Advogado militante; GRADUADO EM DIREITO (FACULDADE DE DIREITO DE COLATINA/FADIC); PÓS GRADUADO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO (UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES); PÓS GRADUANDO EM DIREITO EMPRESARIAL (FGV/IDEAL)

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

O Baile de Debutantes e suas consequencias jurídicas

Discute-se sobre as normas legais de protecao integral sobre as crianças e adolescentes confrontadas com os costumes familiar e "debut" de jovens de 15 anos de idade, demonstrando suas consequencias juridicas.

Texto enviado ao JurisWay em 05/05/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

INTRODUÇÃO:
A palavra debutante tem origem francesadébutante, que significa “iniciante” ou “estreante’ e  é utilizada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade.
Já o conseqüente ‘Baile de Debutantes‘ é um ritual festivo de comemoração, as quais as jovens são presenteadas pelas famílias quando completam 15 anos de idade, cuja finalidade de serem apresentadas à sociedade.
O baile é requintado, onde a aniversariante no inicio da festa utilizava um vestido singelo representando a infância, e posteriormente, usa-se um belíssimo vestido para dançar a valsa com o seu pai e demais convidados.
A troca dos vestidos  era a representação da passagem da infância para a vida adulta, tudo para demonstrar que ela deixava de ser “menina” para se tornar uma “mulher”.
Trata-se de um costume antiguíssimo e que teve origem em famílias nobres e de grandes posses financeiras; sendo que hoje em dia, pelo constante aumento da demanda, já existem inúmeras empresas especializadas no ramo, que até financia as despesas para a realização da festa, tudo para facilitar às famílias das mais variadas classes econômicas a “realizarem seus sonhos” – promover um baile de debutantes à filha.
Pelo costume do baile de debutante, o ‘debut’ da jovem, tem a finalidade de sua apresentação à sociedade, com direito a sua “fotoshop” em outdoor, revistas e jornais, onde aquela jovem (leia-se adolescente) de 15 anos passará a se vestir como  uma “moça”, com roupas mais adultas, podendo freqüentar as reuniões/festas noturnas na casa das famílias, obtendo assim permissão para namorar e até casar, constituindo-se família.
Assim, devemos observar que a “permissão para namorar e até casar”, involuntariamente resultará no relacionamento afetivo e sexual.
Acontece que todo esse antigo costume da sociedade poderá confrontar-se com nossa legislação, tornando-se aquele ingênuo e bem intencionado ato um ilícito - cível e criminal, pois expor crianças e adolescentes na indução de uma adulta, permitindo-a ou silenciando-se quanto a um possível relacionamento amoroso (ou seja, o simples namoro), confronta-se com os mais diversos dispositivos legais, dentre outros:
 
FUNDAMENTAÇÃO JURIDICA:
DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Artigo 2º. – Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Artigo 4º. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Publico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Artigo 5º. – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Artigo 6º. – Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoa em desenvolvimento.
Artigo 70 - É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
Artigo 73 - A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade da pessoa física ou jurídica, nos termos desta lei.
DO CODIGO PENA BRASILEIRO:
Artigo 213 – Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou pratica de permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena – reclusão, de 6 (seis) a 10 (anos).
Parágrafo 1º. – Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vitima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena – reclusão de 8 (oito) a 12 (doze) anos.
Artigo 215 – Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vitima: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.

Artigo 218/B – Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a pratica do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos.

Parágrafo 2º. – Incorre nas mesmas penas:
I – quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo;
 
CONCLUSÃO:
Por final, ainda registra-se que na desobediência dos dispositivos citados acima, poderá ser decretada a suspensão do poder familiar, ficando assim a criança ou adolescente confiado a uma pessoa idônea, tudo conforme já dispõe no artigo 157 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Assim, em total obediência às legislações pertinentes e a condição peculiar das crianças e dos adolescentes como pessoas em desenvolvimento, cabe-nos (membros da sociedade), aos gestores dos órgãos públicos, aos membros do Conselho Tutelar, e em especial, ao Ministério Publico -, o dever de acompanhar, fiscalizar, denunciar, enfim, fazer valer todas as legislações de proteção integral às crianças e adolescentes, tudo sob pena de incorrermos em crime de omissão e/ou prevaricação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Antonio Olivio Rodrigues Serrano).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Thiago (18/06/2013 às 18:18:29) IP: 200.180.138.50
Prezado,

Não é possível concordar com seu texto, que é contraditório: Se DESDE ANTIGAMENTE o debut dava permissão às meninas para namorar e casar, então não há conotação sexual no baile, pois namoro, antigamente, não envolvia necessariamente sexo. É de uma obviedade estonteante! O baile é apenas uma manifestação cultural do arquétipo do rito de iniciação, descrito por Jung.

O sexo que essa vida adulta trará um dia em nada se enquadra a NENHUM dos tipos penais elencados no texto.

Lamentável.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados