JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ponto de Vista
Autoria:

Kandysse Walleska Gomes De Melo
Advogada. Formada pelo Centro de Ensino Superior de Maceió- CESMAC. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade ANHANGUERA-UNIDERP em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - REDE LFG

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A ampliação da adoção do instituto da delação premiada para os tipos penais em geral

Texto enviado ao JurisWay em 24/04/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A delação premiada é um beneficio instituído ao criminoso no período da investigação criminal e na fase judicial, no qual o delator colabora admitindo a pratica do fato delituoso e indicando a ou as pessoas que também o ajudou de alguma forma na realização do fato criminoso.
O delator ao entregar seu participe ou associado, é beneficiado com uma causa de diminuição da pena ou até mesmo o perdão judicial.
Conforme observado no texto de Marco Aurélio Souza da Silva: A origem da delação premiada no Direito brasileiro remonta às Ordenações Filipinas, cuja parte criminal, constante do Livro V, vigorou de janeiro de 1603 até a entrada em vigor do Código Criminal de 1830.[1]
Atualmente, esse beneficio é previsto em diversas leis brasileiras. O Código Penal em seu artigo 159, §4º diz que: “Se o crime é cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a libertação do seqüestrado, terá sua pena reduzida de 1 (um) a 2/3 (dois terços)”. O beneficio de delação pode incidir também nos seguintes crimes: Hediondos; Organizações criminosas; Crimes contra o sistema financeiro Nacional; Crime contra a ordem tributaria, econômica e contra as relações de consumo; Lavagem de dinheiro; Proteção a Testemunhas; Infrações contra a ordem econômica e nos crimes de Drogas e Afins.   
Existem algumas divergências na doutrina acerca da aplicação do instituto da delação premiada, pois não há segurança acerca da verdade do que se foi revelado, o que nos leva a refletir diante do valor probatório desta, no Brasil, uma corrente sustenta que o valor probatório não deve ser absoluto, mesmo que tenha sido produzido em juízo, assim a delação deve estar em acordo com outras provas, só assim o juiz pode firmar sua convicção e condenar o delatado.
É notório que a utilização deste instituto fere com o principio da proporcionalidade, já que o delator recebe pena diferenciada, mesmo tendo cometido a mesma ação do delatado.
Outro ponto de destaque reside no fato de a legislação brasileira não tratar com uniformidade os aspectos de voluntariedade e de espontaneidade da delação premiada, faltando para este instituto regras uniformes.
O direito penal incide sobre o comportamento anti-ético, punindo-o e reprimindo-o, conceber este comportamento ao Estado é inadequado, e assim surge outra divergência acerca da moral do instituto da delação, além do mais estender o beneficio da delação para qualquer crime, até mesmo os não gravosos é admitir a ineficiência e o desleixo de todo um sistema penal.
O direito penal que só deve incidir na sociedade como ultima alternativa do Estado, não deve se utilizar de certos benefícios como o da delação premiada, de forma aleatória ou indiscriminada. Assim este instituto deve ser restrito aos crimes gravosos, pois o direito penal deve manter um mínimo ético.  
No que pese a Lei de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Lei 9.807/99), em seus arts. 13 e 14 dispor que a delação tem como requisitos a participação em concurso com dois ou mais agentes, em qualquer crime, deste que aja a colaboração voluntária na identificação dos demais co-autores ou partícipes, na localização da vítima com vida e recuperação total ou parcial do produto do crime. Ora, este artigo abre espaço para a ampla aplicação do instituto, não importando qual o delito seja cometido; contudo, Ao invés de ampliar o instituto de delação, deveria o Estado investir na qualificação do material humano e na infra-estrutura policial para que esta possa com sua técnica elucidar o caso.
O Estado deve trabalhar mais intensamente com a política criminal, buscando criar condições, mínimas para que órgãos e agentes trabalhem de forma mais eficaz.        
A delação deve ficar atrelada aos crimes mais gravosos, sendo observada a colaboração efetiva do réu para a real recuperação da coisa ou da vitima com vida, além disso, deve-se verificar a primariedade, a voluntariedade e outros requisitos.
  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
 
GOMES, Luiz Flávio. Delação Premiada e aspectos processuais penais. Material da 3ª aula da Disciplina Criminalidade Econômica e Organizada, ministrada no Curso de Especialização Televirual em Ciência Penais Universidade Anhaguera- Uniderp/Rede LFG
 
NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. Ed. Revista dos Tribunais, 4ª Ed, 2008.
 
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. Ed. Revista dos Tribunais, 5ª Ed, 2008.
 
CHRISTÓFARO, Danilo Fernandes. Marcos Valério negocia delação premiada. Disponível em:  < http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20090323094124873>. Acesso em 01 de Março de 2010.
 
GREGHI, Fabiana. A Delação Premiada no Combate ao Crime Organizado. Disponível em: < http://www.lfg.com.br>.Acesso em: 26 de fev. de 2010.
 
SILVA, Marco Aurélio Souza da. O instituto da delação premiada como política criminal de um Estado mínimo. Disponível em: < http://www.iuspedia.com.br>. Acesso em: 25 fev. 2010.
 
 
 
 


[1] SILVA, Marco Aurélio Souza da. O instituto da delação premiada como política criminal de um Estado mínimo. Disponível em: <http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080211123404438> . Acesso em: 25 de fev. de 2010.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Kandysse Walleska Gomes De Melo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados