JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Kandysse Walleska Gomes De Melo
Advogada. Formada pelo Centro de Ensino Superior de Maceió- CESMAC. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade ANHANGUERA-UNIDERP em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - REDE LFG

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS POLÍTICAS VOLTADAS PARA O SISTEMA PRISIONAL: A GARANTIA DO RESPEITO À INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DOS CUSTODIADOS.

A LIBERDADE DE IMPRENSA, DIANTE DO CASO DO GOLEIRO BRUNO.

O DIREITO CONSTITUCIONAL AO SILÊNCIO E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO PENAL

HIPERTROFIA CRIMINAL: APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA INTERVENÇÃO MÍNIMA E DA INSIGNIFICÂNCIA NAS CONTRAVENÇÕES PENAIS.

Estudo sobre o Panótico sob a visão de Michel Foucault

Questões para fins de estudo na cadeira de prática penal

STF - Descriminalização ou liberação da posse de drogas para uso pessoal?

Considerações sobre Direito Penal do Inimigo

PORTE E POSSE DE ARMA DE FOGO NA SOCIEDADE MODERNA

Solução de Caso fundamentada no Erro de Tipo

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Penal

O atual enquadramento do dolo e a culpa no Direito Penal

Texto enviado ao JurisWay em 19/04/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Não é de hoje que o dolo e a culpa ocupam um papel fundamental no direito penal, ao longo da história criminal a localização desses elementos ora era visto como parte da culpabilidade ora como integrante da tipicidade.

O dolo está previsto no nosso ordenamento jurídico pelo art. 18, I do CP e é o querer do individuo ocorrendo sempre que o agente possuir vontade e consciência na realização dos elementos que constituem o Tipo Legal, ou seja, a conduta.  No dizer de Zaffaroni, “dolo é uma vontade determinada que, como qualquer vontade, pressupõe um conhecimento determinado” [1].  O art. 18, II do CP prevê a culpa, sendo esta vista como um agir por conta de imprudência, negligencia ou imperícia, ou seja, a culpa é um agir desatencioso ou descuidado.

Para a Teoria Causalista o dolo é a vontade e a consciência livre que o agente possui em atingir um determinado resultado ilícito ou antijurídico, tendo como requisito a consciência da ação e do resultado, a consciência do nexo de causalidade, consciência da ilicitude do fato, vontade de realizar a ação ilícita e produzir o resultado antijurídico.

Para esta mesma teoria a culpa é a realização de uma conduta sem o devido cuidado que acaba por produzir um resultado antijurídico que não foi em nenhum momento desejado e nem previsto pelo agente descuidado.

A Teoria Causalista posiciona o dolo e a culpa como sendo integrante da culpabilidade e sua inexistência leva a eliminação da culpabilidade.

Para a Teoria Finalista o dolo é consciência e vontade de realizar os requisitos objetivos do tipo, sendo requisitos do dolo a consciência da realização da conduta e do resultado, a consciência do nexo causal, a vontade de realizar a conduta ilícita e produzir o resultado. A culpa é a inobservância do cuidado objetivo que se tem, essa inobservância é exteriorizada numa conduta descuidosa ou desatenciosa o que produz um resultado naturalístico que é previsível.

Essa teoria diz que o dolo e a culpa pertencem a conduta, assim, afirmam que integram a Tipicidade, ou melhor, o Fato Típico.

Já a Teoria Constitucionalista do delito tem o dolo como sendo a consciência e a vontade concretizadas pelo autor, o que denota aqui que o autor tinha a consciência que estava criando o risco com a sua conduta, mas mesmo  assim  buscava ou desejava produzir lesão ou perigo concreto a um determinado bem jurídico. São requisitos do dolo a consciência dos requisitos do Tipo, a consciência do risco criado com a conduta realizada, a consciência do resultado jurídico, seja lesão ou perigo, vontade de realizar os requisitos objetivos do tipo que levam ao resultado jurídico que fora desejado.

A culpa aqui é a realização de uma conduta voluntariamente criada por um risco proibido que seja relevante e que possua previsibilidade. Portanto, pertencem, o dolo e a culpa a Tipicidade.

Mas onde se encontraria o dolo e a culpa, na Culpabilidade ou na Tipicidade? Existem algumas divergências, entretanto, coaduno a teoria constitucionalista do delito, da qual direciona o dolo e a culpa para a Tipicidade.

A culpabilidade teve seu conceito desenvolvido em meados do século XIX, pela doutrina européia. Atualmente define-se como sendo a possibilidade de se considerar alguém, ou melhor, um determinado agente responsável pela prática de uma infração penal, ou seja, que cometeu um fato típico, antijurídico e culpável, quando podia e podendo ter se motivado e agido conforme o direito, não agiu. Através do próprio conceito de culpabilidade verificamos que não há espaço para verificar a intenção do agente que cometeu o delito, pois o que é analisado é o agente visto sob o ângulo da sociedade, no qual recai um juízo de reprovabilidade.

O profº Luiz Flavio Gomes de forma brilhante escreveu que: “A culpabilidade no âmbito do crime culposo não é distinta da culpabilidade no crime doloso. Nada há de diferente, mesmo porque, como salientamos, por força da teoria da individualização da capacidade do agente, a capacidade de atuação pessoal do agente deve ser levada em conta já no momento da própria tipicidade (leia-se:no momento da aferição do resultado previsível ou mesmo do risco proibido relevante)”.[2]

Por sua vez a Tipicidade é uma adequação ao fato típico, Nucci define como sendo “a adequação do fato ao tipo penal, ou, em outras palavras, é o fenômeno representado pela confluência dos tipos concretos (fato do mundo real) e abstratos (fato do Mundo abstrato)” [3], contém a conduta, o resultado, o nexo causal e a tipicidade com o dolo e a culpa.

Pelo exposto, fica compreendido que tanto a culpa quando o dolo estão localizados na Tipicidade, onde deveram ser analisados.

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

BRUNONI, Nivaldo. Principio de Culpabilidade. Curitiba:Ed. Juruá, 2008.

 

CAPEZ, Fernando. 1.800 Perguntas de Direito Penal e de Direito processual penal. 2ª ed., São Paulo: Ed. Damásio de Jesus. 2004

 

COSTA, Álvaro Mayrink da. Direito Penal- Parte Geral- Conseqüências Jurídicas do Injusto. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2007.

 

GREGO, Rogério. Curso de Direito Penal- Parte Geral. Rio Janeiro: Ed. Impetus, 2004.

 

GOMES, Luiz Flávio. Direito Penal- Parte geral- Teoria Constitucionalista do Delito. São Paulo: RT, 2004.

 

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

 

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

 

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Manual de Derecho Penal- Parte Geral. Buenos Aires: Ediar, 1996.

 

BITTENCOURT, Cezar Roberto. Algumas Controvérsias da Culpabilidade na atualidade. Disponível em:<http://www.ceccrim.hpg.com.br/Artigos3.htm>. Acesso em: 15/08/2009.

 

EMANUELE, Rodrigo Santos. Teorias da Conduta no Direito Penal. Disponível em:<http://www.pontojuridico.com/modules.php?name=News&file=print&sid=173> Acesso em: 15/08/2009.

 

SOUSA, Áurea Maria Ferraz de. Qual a função da culpabilidade? Disponível em: <http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20090811204106996.> Acesso em: 12/08/2009

 

Material da aula do Profº. Luiz Flávio Gomes. Pós- Graduação em Ciências Penais. Turma 8. Disciplina Culpabilidade e responsabilidade Pessoal do Agente, aula 01.

 

Material da aula do Profº. Luiz Flávio Gomes. Pós- Graduação em Ciências Penais. Turma 8, Disciplina Princípios Constitucionais Penais e Teorias Constitucionalista do delito, aula 06-Do crime comissivo doloso e erro de tipo.

 



[1] ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Manual de derecho Penal- parte Geral, p.405.

[2] GOMES, Luiz Flavio. Direito penal-Parte Geral-Teoria Constitucionalista do delito. p.170.

[3] NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. p.191.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Kandysse Walleska Gomes De Melo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados