JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ponto de Vista
Autoria:

Laiane Santos De Almeida E Soraia Conceição Santos Nascimento
Acadêmicas do X período do Curso de Direito da Faculdade AGES

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

1984
Outros

Parecer - O processo
Direito Processual Civil

O DEVER DO ADVOGADO
Estatuto da OAB/Código de Ética

Razão e Sensibilidade
Direito Penal

O PODER VISTO POR MAQUIAVEL E ETIENNE DE LA BOÉTIE
Introdução ao Estudo do Direito

Mais artigos...

Monografias Outros

ENSINO JURÍDICO ATUAL, POSSÍVEL CRISE, RESISTÊNCIA AO NOVO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Texto enviado ao JurisWay em 18/02/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

ENSINO JURÍDICO ATUAL, POSSÍVEL CRISE, RESISTÊNCIA AO NOVO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS


Laiane Santos de Almeida

Soraia Conceição Santos Nascimento




RESUMO


Este trabalho tem como alicerce a crise no ensino jurídico e a valorização dos direitos humanos, justifica-se em face da relevância de analisar os fatores que promovem crise existente em torno do ensino jurídico no Brasil e de atentar para a necessidade de que o profissional do direito, através do ensino que lhe é proposto, aprenda a valorizar os direitos humanos, a ponto de buscar a sua garantia, promovendo assim a tão almejada função social do operador do direito, a efetivação da justiça. Para tanto, nos utilizamos ainda dos ensinamentos de Edgar Morin.



PALAVRAS- CHAVE: Crise, ensino jurídico, direitos humanos, valorização, justiça.



  1. INTRODUÇÃO



O curso de direito desempenha um papel importantíssimo na esfera social, diria até que tão importante quanto a medicina, pois do mesmo jeito que não se vive sem saúde, não se vive em sociedade sem direito. Apesar de existir quem discorde deste fato, é inegável que o ensino jurídico no Brasil está passando por uma crise. A grande demanda para os cursos de Direito infelizmente não implica que as Instituições de Ensino Superior se preocupem em dar melhores condições ao ensino jurídico, o que vemos pelo país a fora é uma quantidade exorbitante de cursos de Direito, oferecidos com o mínimo de qualidade em se tratando de ensino.

Por ser este um tema muito amplo analisar, a proposta aqui fora a realização de uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados dez acadêmicos e cinco professores do curso de Direito, para que assim pudesse as suas opiniões, acerca do ensino jurídico atual, servir de esteio para o presente trabalho.

Neste aspecto temos ainda como proposta deste estudo a valorização dos Direitos Humanos no ensino jurídico atual, levando-se em consideração que os profissionais do Direito estão cada vez mais distantes da sua função social, que é a proteção à garantia desses direitos e a luta pela efetivação da justiça, pois é na defesa desses direitos que ela se sustenta.



2. A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, RESISTÊNCIA A NOVOS MÉTODOS E O ENFOQUE DOS DIREITOS HUMANOS

 

É indiscutível a contribuição dos cursos de direito para a sociedade, tendo em vista que através dele são formados profissionais que influenciam em diversos setores da organização social. Com a evolução da sociedade parece-nos que o ensino jurídico no pais encontra-se defasado, enfrentando o que chamamos de “crise”, à inúmeros fatores atribuem-se causas desta crise, a saber: o predomínio das aulas expositivas, a visão que se tem do direito marcantemente positivo-normativista, atribui-se até à “insensatez tecnocrática” e na “intolerância autoritária”, fatores que teriam influenciado a organização do ensino superior no Brasil durante a ditadura militar, iniciada em 1964. Se discute que as atuais faculdades de Direito, pelo seus métodos de ensino, não preparam satisfatoriamente o profissional para atuação no mercado de trabalho, o que, reafirma a idéia de o ensino está em crise. Os métodos de ensino vêm sendo fortemente criticados, o mecanismo positivista atrelado ao Direito, a forma tecnicista com que é ministrado aos acadêmicos afasta cada vez mais a formação jurídica da realidade social, reproduzindo e não produzindo o conhecimento. Onde estamos e onde vivemos está intrinsecamente ligado a quem somos e o papel da educação tem de estar ligado à condição humana, pois ao admitir a necessidade de reconhecer a diversidade cultural reflete-se sobre a possibilidade de reforma no ensino jurídico.

A sociedade passa por transformações, o Estado ganha cada vez mais cunho de Estado Democrático de Direitos, onde cada cidadão deve ter protegidos e garantidos, seus direitos individuais, que priorizem o respeito à dignidade da pessoa humana. O ensino para atender sua verdadeira expectativa, a de ser eficaz, deve acompanhar esta evolução. Edgar Morin contempla que a educação deve promover uma inteligência geral, de modo multidimensional e dentro de uma concepção global, defende ainda que o ensino deve ser proporcionado de maneira transdisciplinar, modo integrado de ensino onde o conteúdo do curso não seja fragmentado em matérias específicas, já que, se compreendendo o todo conseqüentemente haverá a compreensão da parte. Assim, analisar o ensino jurídico requer a compreensão do meio em que se está inserido, de acordo com Morin, “a contextualização é condição essencial da eficácia”.

A proposta desse método de ensino não fragmentado em disciplinas encontra forte resistência, tanto por parte dos acadêmicos de direito quanto por parte dos professores, pois ele propõe a quebra dos paradigmas tradicionais sobre os quais se alicerça o ensino do Direito, o que resulta na necessidade de revisão dos conceitos estruturais que dão amparo ao estudo jurídico, o que deveria se dar como consequência do atual estágio de evolução da sociedade, e não, simplesmente, em razão da tão alardeada crise do ensino jurídico.

O profissional do direito possui uma função social, o advogado é indispensável à administração da justiça, essa conscientização tem de ser trabalhada durante a formação acadêmica, assim, por vivermos num Estado que idealiza a Democracia e a garantia dos direitos humanos, importante seria que fosse introduzido na grade educacional desde o ensino fundamental o estudo do texto constitucional, pois a Constituição é o principal sustentáculo do Estado Democrático de Direito. Talvez se a educação trabalhasse nesse norte não estivéssemos enfrentando tantos problemas sociais, onde seres humanos ainda vivem em condições sub-humanas de sobrevivência, admitindo-se que os direitos que deveriam ser resguardados fosse de maneira tão banal desrespeitados, como se a miséria alheia não incomodasse.

A valorização dos direitos humanos é fundamental para que se retome ou se crie essa consciência de que cada cidadão é responsável por promover a garantia destes direitos, uma vez que esta é função do Estado e da sociedade.

O medo do novo e a idéia de se quebrar os paradigmas que envolvem o ensino jurídico torna a cada dia essa crise mais evidente, o grande obstáculo está na reforma do pensamento, e esse problema não está só no ensino jurídico, mas no ensino educacional como um todo, Edgar Morin defende a educação do futuro, afirmando que existe uma inadequação cada vez mais extensa entre os saberes desunidos, compartimentados e a realidade, que se mostra cada vez mais multidisciplinares e globais.

Observa-se, no entanto, nas entrevistas que dão esteio ao presente estudo, que, os professores e a maioria dos acadêmicos, entendem que um método transdisciplinar e não compartimentado em disciplinas, seria ineficaz ao estudo do direito, tendo em vista à sua amplitude, defendendo ainda que a questão dessa divisão seria fundamental para a didática de ensino, há os que defendem a implantação desse sistema transdisciplinar, embora pelas respostas analisas, creio que alguns acadêmicos não entenderam como de fato se daria a aplicação desse método, imaginando apenas o acadêmico seria capaz de enfrentar problemas gerais que envolvem o direito, no entanto, admitem que consideram utópico a realização do ensino jurídico dessa forma, diante da sua vastidão, se consagrando assim a resistência imposta pelo paradigma positivista que envolve o ensino do direito, o que nos leva a crer que de tão acostumados com o tradicional consideram-se incapazes de aprender e de ensinar de outra forma.

A formação jurídica tem de estar acima de tudo preocupada com as necessidades sociais em sentido amplo e que atualmente vise a garantia dos Direitos Humanos e dos direitos do próprio Estado, incentivando a análise da Constituição, o método de ensino além de atender necessidades didáticas deve se ater ao tipo de profissional que deseja formar e no caso do profissional do Direito é indispensável que se formem cidadãos conscientes e comprometidos com a garantia e efetivação desses direitos, as disciplinas que compõem o currículo e a forma de ensino deve buscar atender o propósito do curso, capacitando o futuro operador do direito a desempenhar a sua função social.


3-CONCLUSÃO

Através da análise feita no presente artigo das reflexões dos acadêmicos e professores entrevistados e levando-se em consideração ainda os ensinamentos de Edgar Morin e a necessidade de valorização dos Direitos Humanos no ensino jurídico, é chegada à conclusão de que a sociedade passa por grandes avanços e inegável é a necessidade de que o ensino jurídico deva acompanhar essa evolução a ponto de atender o real objetivo do curso que é o de formar profissionais capacitados, conscientes e comprometidos com a sociedade, para tanto é indispensável que se trabalhe na busca da efetivação dos Direitos Humanos, pois estes são a base do Estado Democrático de Direito que tanto almejamos. O ensino tem que dar subsídios para que a sociedade conheça os seus direitos para que assim possa reclamá-los. Não se pode permitir que diante de tantos avanços ainda vivamos submersos à jogos de interesse, manipulação e faz de conta.

O profissional do direito tem o dever, e acredito, que mais do que os de outras áreas, de lutar pela garantia e efetivação dos Direitos Humanos, pois pressupõe-se que é conhecedor da lei, e ainda indispensável à administração da justiça.

O ensino jurídico está em crise, a resistência à novos métodos é patente, embora havendo compromisso das instituições de ensino superior com a boa formação do profissional, pode ser quebrado esse paradigma a ponto de o ensino vir a alcançar sua eficácia.

Fica aqui demonstrada a importância de se admitir o novo, a sociedade evolui e a universidade precisa alcançar essa evolução, se prender a um mecanismo fechado de ensino irá defasar cada vez mais o aprendizado e consequentemente afastá-lo ainda mais da realidade social. Incentivando a reprodução do conhecimento estar-se-á inibindo a sua produção, assim em pouco tempo estaremos em um círculo fechado e vicioso, onde nada se produz e nada se permite introduzir.

A faculdade precisa formar cabeças bem feitas, cabeças pensantes, capazes de mover o mundo para frente, só assim se chegará ao verdadeiro Estado Democrático de Direito, onde os seres humanos sejam tratados e respeitados como tal, onde a igualdade predomine e onde a dignidade da pessoa humana prevaleça sobre os interesses individuais e isso só se consegue através da educação e da produção de conhecimento.


Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Laiane Santos De Almeida E Soraia Conceição Santos Nascimento).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados