JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Gabriel Brienza
Discente em Direito, pela Universidade Paulista, em São José dos Campos

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

Reforma Tributária

COMPENSAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DECLARADA INCONSTITUCIONAL

Inconstitucionalidade do Imposto de Renda (IR) sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Competência Tributária

O grave agravo no XVIII Exame da OAB

COFINS E PIS: EXCLUSÃO DO ICMS DE SUAS BASES DE CÁCULO PELO STF PODERÁ RENDER 89 BILHÕES AOS COFRES DAS EMPRESAS

Inconstitucionalidade do artigo 74 da MP nº. 2158-35/2001

A remuneração adicional das férias gozadas do terço constitucional como hipótese de incidência do Imposto de Renda.

INDÚSTRIAS QUE FABRICAM RAÇÕES COMPLETAS PARA CÃES E GATOS PODEM PEDIR A ISENÇÃO DO IPI SOBRE ESSES PRODUTOS

UMA ANALISE CRITICA SOBRE A EFICIÊNCIA DO ESTADO EM FACE AO SISTEMA TRIBUTÀRIO NACIONAL

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Tributário

PANORAMA HISTÓRICO DOS TRIBUTOS

Apresentação das possíveis origens dos tributos e evolução nas Constituições.

Texto enviado ao JurisWay em 29/11/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Diz-se que o tributo tem o surgimento com os presentes ou ofertas destinas à realeza, aos líderes ou chefes de comunidades, dos cidadãos de determinada região.

Depois, o tributo assume de fato a sua característica compulsória, onde os povos vencidos, em tempo de guerra, eram forçados a entregar parte ou todos os seus bens aos exércitos vencedores, passando a ser este povo comandado pela coroa vencedora.

Na Roma antiga era cobrado o imposto pela importação de mercadorias – portorium -, e pelo consumo geral de qualquer bem – macelum, que em muito contribuíram para a manutenção do Império Romano.

Com a queda do Império Romano, temos o início de uma nova Era, a Idade Média, marcada pela divisão do grande império em feudos, tendo cada um deles um senhor feudal, e por serem maioria os camponeses, estes eram compelidos ao pagamento de altos tributos aos senhores feudais. Estes tributos eram pagos com as colheitas destes servos. Sobrava-lhes apenas o suficiente para a sua subsistência e de sua família.  

Era estabelecida entre os camponeses e os senhores feudal uma relação de dependência que se estendia a família daqueles, denominada vassalagem, meio pelo qual o servo estava ligado ao senhor feudal por juramento de fé e submissão.

Nesta época, a vida dos camponeses era voltada ao atendimento das vontades e necessidades dos senhores feudais, sendo punido com prisão e até morte aqueles que não atendessem ao senhor feudal com a entrega de sua colheita.

Esta alta cobrança sobre os camponeses e a desmedida ambição da Igreja em conquistar a Terra Santa, fez com que aumentassem a exigência destes tributos sobre o povo, sem qualquer retorno a outros, originando-se as cruzadas, sendo travadas as guerras santas. 

Foi na Inglaterra, em meados de 1215, onde os barões revoltados com o rei tomaram Londres e o fizeram aceitar um documento, denominado este de “Artigos dos Barões”. Este documento foi incorporado ao ordenamento inglês e conferia garantias ao povo, dentre elas uma que limitava as ações de instituição de tributos pelos monarcas.

A partir daí houve um enfraquecimento crescente do poder senhores feudais e uma libertação contínua dos camponeses dessas amarras, migrando um grande numero de camponeses às cidades grandes.

Os italianos conseguiram manter acordos comerciais com árabes, o que permitiu avanço material para toda a Europa, marcando o surgimento de outra era: o Renascimento, que marcou o fim da Idade Média.

Já na Idade Moderna, compreendido o período de 1453, com a queda de Constantinopla, ao ano de 1789, marcada pela Revolução Francesa, os valores foram se alterando e os pequenos reinos foram se agrupando criando os Estados Nacionais.

Por causa do elevado valor das especiarias, cobrados estes pelo monopólio italiano-árabe, veio a necessidade dos demais em procurar novas rotas comerciais, para baratear o custo dos produtos cobiçados; dessa necessidade que passaram a navegar pelo oceano Atlântico.

Com esse novo panorama, o rei fortalecido com a criação dos Estados Nacionais, passou a cobrar tributos para reunir fortuna e construir as fortes caravelas e formar as esquadras para a navegação e poder trazer as mercadorias de outras regiões. A cobrança passou a ser aceita em outro e prata, o que era a forma de financiar as grandes viagens, por isso se passou a ser exigido o tributo em moeda e não mais mercadoria.

Nessas viagens, foi descoberta a existência da América, rica em metais preciosos. Sua exploração trouxe mudanças à Europa, financiando a Revolução Industrial e a ascensão de outras classes econômicas, a burguesia. De um lado a Europa se desenvolvia, de outro as colônias eram exploradas e suas riquezas eram extraídas sem que houvesse qualquer benefício ao povo que ali habitava. Com o aumento de poder ao rei, surgia o Estado absolutista, dividido em castas: classe dominante era o clero e a nobreza, isentos de tributos; o Estado era sustentado pelos burgueses (comerciantes) e trabalhadores (camponeses e artesãos).

Segundo Maria Lúcia Bastos Saraiva Matos (A evolução histórica do Direito Tributário, 2007), leciona da seguinte forma:

O chamado quinto do pau-brasil foi o primeiro tributo transplantado em terras brasileiras. Ele era pago à coroa por todos os tesouros ou descobertas no Brasil. Seu nome representada a alíquota fiscal e a forma de pagamento, tendo em vista que a moeda corrente em Portugal não havia sido adotada nesta terra e todos os pagamentos à coroa eram feitos com madeira da árvore do Pau-Brasil. A arrecadação, bem como a fiscalização dos tributos eram feitos pelos servidores especiais da coroa, em terras brasileiras, denominados de “rendeiros” e seus auxiliares”.

 

Nesta época, os tributos eram pagos in natura, pois não havia qualquer organização fiscal.

Neste mesmo período haviam as chamadas capitanias hereditárias, onde o litoral brasileiro foi dividido em 15 partes, atribuído a donatários (capitão, chefe superior), com direito a sucessão aos herdeiros, por isso este nome. Os tributos nesta época foram divididos em Rendas do Real Erário (Portugal) e Rendas do donatário (capitão-mor e governador).

Na época do Governo-geral, os tributos continuavam sendo cobrados por rendeiros, possuidores de poderes suficientes, inclusive, para prender qualquer contribuinte que negasse a pagar ou que estivesse em atraso com as suas obrigações fiscais.

A idade contemporânea tem como marco inicial a Revolução Francesa, com intuito de instaurar a república. Surge no ano de 1789 a Declaração dos Direito do Homem e do Cidadão, e em 1791 aprovada a Declaração da Mulher e da Cidadã.

No ano de 1776, houve a chamada Revolução Americana, pois devido a gastos excessivos com a guerra travada entre Inglaterra e França (Guerra dos Sete anos), a Inglaterra passou a explorar mais a sua colônia, tanto retirando-lhes materiais econômicos, como também cobrando altos tributos, sendo neste ano proclamada a independência dos Estados Unidos da América.

Dos movimentos que houveram neste período, foram deflagradas revoltas no Brasil, entre os séculos XVII e XIX, com o objetivo de declarar a independência do Brasil de Portugal.

Para o Direito Tributário do país, a mais importante foi a Conjuração ou Inconfidência Mineira, fundada no descontentamento da cobrança do quinto do ouro, que era o pagamento da quinta parte do ouro extraído nos garimpos brasileiros à Coroa Portuguesa.

Após a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas, a família real portuguesa veio procurar guarida no Brasil, sendo aqui a sede da monarquia portuguesa, compreendida do período de 1808 a 1815. Com a mudança da família real ao Brasil, trouxe enormes despesas aos cofres públicos, o que exigiu o aumento de tributos e estes só aumentaram, pois a coroa portuguesa utilizava destes recursos imoderadamente para cobrir gastos particulares com essa mudança.

Foi instituído o uso de moedas de ouro, prata e cobre nas transações de negócio.

Em 1824 é criada a primeira Constituição Política do Império do Brasil, dividiu o território em províncias, com governo monárquico hereditário. Neste plano, foram consagrados direitos civis e políticos aos cidadãos, como exemplo, a obrigação de fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude de lei e na parte tributária, que ninguém seria isento da contribuição tributária, estabelecida esta anualmente pela Assembléia Geral e administrada pelo Tesouro Nacional.

Apesar de grande passo na história brasileira, continuavam sendo cobrados sem uniformidade na cobrança e imposição.

Somente em 1831 que aparece uma reforma tributária, uniformizando a arrecadação e evitando a cobrança múltipla de tributos. Em 1832 foi criada nova lei para buscar a descentralização fiscal e a discriminação entre o governo e as províncias.

Em 12 de agosto de 1834, após a decretação do Ato Adicional, que foram traçados limites e fundamentos ao Direito Tributário Nacional. Desde então, com a evolução da sociedade e das concepções de Estado, os tributos passaram a ser criados e regulamentados por leis, tendo em vista o bem-estar social e a aplicação correta dos recursos arrecadados.

Na Constituição de 24 de fevereiro de 1891, tendo-se em vista a adoção do regime federativo, foi feita a separação de fontes tributárias, ficando a cargo dos Estados delimitarem a competência dos Municípios.

Essa competência tributária concorrente entre a União e os Estados-membros se prolongou até a Constituição de 1934, onde aos Municípios foi outorgado o poder de instituir e arrecadar tributos, além daqueles de competência da União e dos Estados. Foram aumentados os tributos de competência da União e os tributos de maior arrecadação a ela transferidos.

Logo depois, em 1937, foi promulgada uma nova Constituição, contudo esta outorgada pelo Presidente Getúlio Vargas, de caráter autoritário, que centralizava o Poder nas mãos do Chefe do Executivo, bem como trouxe a unificação de impostos.

Após o período conturbado pelo autoritarismo, foi promulgada nova Constituição em 1946, após aprovação da mesa da Assembléia Constituinte elaborada por Eurico Gaspar Dutra, trazendo as garantias da Constituição de 1934 e retomada a forma tríplice de distribuição de competência tributária, sendo destinadas cotas da União e dos Estados aos Municípios, dada à insuficiência de recursos para lhes suprir as necessidades.

Em 1967 foi outorgada uma nova Constituição, que buscou institucionalizar e legalizar o regime militar, voltando a centralizar o poder nas mãos do Executivo. Foi nesta Constituição que passou a existir o capítulo denominado “Do Sistema Tributário”, sendo a primeira a tratar em capítulo exclusivo sobre as regras constitucionais tributárias e suas bases, composta de impostos, taxas e contribuições de melhoria, e também limitando as competências.

Por fim, houve uma Emenda à Constituição de 1967, não sendo caracterizada como uma nova Constituição em 1969, e que não trouxe mudanças ao sistema tributário já implementado.

Em 1988 houve a promulgação de uma Constituição garantista, situada no topo do ordenamento jurídico vigente no país até hoje. Foi dividida Títulos, não sendo o preâmbulo caracterizado como Título, conforme segue:

Título I – Princípios Fundamentais – do art. 1º ao 4º;

Título II – Direitos e Garantias Fundamentais – do art. 5º ao 17, estando entre eles: os direitos individuais, coletivos, sociais, de nacionalidade e políticos;

Titulo III – Organização do Estado – do art. 18 a 43;

Título IV – Organização dos Poderes – do art. 44 a 135;

Título V – Defesa do Estado e das Instituições – do art. 136 a 144;

Título VI – Tributação e Orçamento – do art. 145 a 169;

Título VII – Ordem Econômica e Financeira – do art. 170 a 192;

Título VIII – Ordem Social – do art. 193 a 232;

Título IX – Disposições Gerais – do art. 234 a 250. 

Portanto, após o Brasil passar por mudanças econômicas e sociais, de regime político e tributário, conseguimos alcançar uma Constituição que garante os direitos de todos, pormenoriza as normas estatais, enfim, traz uma maior segurança jurídica a todos, e que eleva a soberania do Estado, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e livre iniciativa, pluralismo político, e outros direitos que são inerentes aos brasileiros natos ou naturalizados, e mesmo aqueles que aqui de passagem estejam.

Referências Bibliográficas:

GRISARD, Luiz. Contribuições Sociais, Noções Iniciais. 2002. Disponível em: <www.direitonet.com.br/artigos/exibir/542/Contribuicoes-Sociais-Nocoes-Iniciais>. Acessado em 12/11/2010.

Programa Nacional de Educação Fiscal (Brasil). Sistema Tributário Nacional / Programa Nacional de Educação Fiscal – Brasília, 2004 (Série Educação Fiscal. Caderno 3).

VARSANO, Ricardo. A Evolução do Sistema Tributário Brasileiro ao longo do Século: Anotações e Reflexões para Futuras Reformas. – Rio de Janeiro, 1996.

MATOS, Maria Lúcia Bastos Saraiva. A evolução histórica do Direito Tributário. 2007. <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3931/A-evolucao-historica-do-Direito-Tributario >. Acessado em: 12/11/2010.

PEREIRA, Ellen Pereira. Poder de Tributar – A luta dos povos contra a tributação não consentida. São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.lexinform.com.br/artigos1.asp?Codigo=2>. Acessado em 12/11/2010.

Revolução Americana de 1776. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Americana_de_1776> Acessado em 12/11/2010.

Magna Carta. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Magna_Carta>. Acessado em 12/11/2010.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Gabriel Brienza).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados