JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Larissa Soares Borges Coelho
Discente, do curso de Direito, pela Faculdade Católica do Tocantins.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

Precatórios e a Emenda Constitucional nº.: 62/2009

O presente ensaio tem por objeto apontar as principais mudanças no regime de precatórios após a ECnº.: 62/2009 ressaltar os aspectos mais relevantes para o pagamento de dívidas dos entes da federação àqueles que foram desapropriados.

Texto enviado ao JurisWay em 11/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

No final de 2009 foi publicada a Emenda Constitucional nº.: 62 que trata das alterações no Artigo 100 da Constituição Federal e 97 da ADCT.

            Das mudanças a mais importante é o novo regime de pagamentos dos precatórios.

            Entretanto, as dívidas auferidas pela Fazenda Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal ainda devem obedecer a ordem de preferência dos precatórios em virtude de sentença judiciária.

            Fica inalterada a preferência pelos créditos alimentícios provindos de salários, vencimentos, pensões e outros.

            Nesse diapasão, continua a obrigatoriedade da inclusão orçamentária para o pagamento de precatórios, todavia, a citada emenda estabelece que a reserva é de no mínimo 50% do valor para quitação dos precatórios por ordem cronológica e até 50% para negociação com o credor ou por leilão ou venda a terceiros.

Com as mudanças no art. 100 e parágrafos que antes continham empecilhos para o pagamento de precatórios provindos de desapropriação e a partir disso são maiores os incidentes processuais.

Os estados e municípios que, estavam em mora na data da promulgação da Emenda, foram automaticamente incluídos no “regime especial de pagamento de precatórios”.

Posto isso, resulta-se que o ente federativo terá a opção de efetuar o pagamento em 15 anos ou depósito de 1/12 por mês de percentual da receita líquida, o qual, a moratória não terá prazo final. (Artigo 97 § 1º, II da ADCT).

O supra citado regime especial via de regra tem por objetivo suspender a ordem de preferência dos precatórios apontados no Art. 100 da Lei Maior, além de extinguir o prazo para pagamento.

Por consequencia, o pedido de sequestro de verbas públicas para o cumprimento da ordem judicial se torna ineficaz, pois tanto os estados, Distrito Federal e municípios não tem prazo especifico para satisfazer o crédito.

Diante disso, questiona-se que a inadimplência dos entes federativos devedores pode perdurar mais de cinquenta anos.

Nesse ínterim, os princípios que regem a administração pública não são observados de tal modo que fere a moralidade pública bem como a sua eficiência.

Como corolário dos precatórios é em tese a celeridade para que a pessoa prejudicada em razão da desapropriação seja indenizada o mais breve possível e sofrer o mínimo de prejuízos, tal Emenda vai contra esse basilar.

Assim,

“Ambos os regimes especiais são incompatíveis com a própria razão da existência do precatório e a sua compreensão como forma de cumprimento da decisão judicial em desfavor da Fazenda Pública”. (Almeida, Gustavo Tinoco, 2009).

Não obstante, a EC nº.: 62/2009 trouxe como novidade o pagamento por meio de leilão, haja vista que, “ocorrerão por meio de oferta pública a todos os credores habilitados pelo respectivo ente federativo devedor” (§ 9º, III, EC/62 Art. 97 ADCT);

Nesse sentido, para muitos, mais uma vez a supra Emenda obsta tanto a moralidade pública quanto a coisa julgada, de modo que, “(os leilões) serão realizados tantas vezes quanto necessário em função do valor disponível” (§ 9º, V, EC/62 Art. 97 ADCT).

            Portanto,

“Tudo indica que a cada PEC do precatório aperfeiçoam-se os mecanismos para premiar os maus governantes e impor um sacrifício cada vez maior aos credores do poder público. Não faz o menor sentido aplicar regras excepcionais aos precatórios resultantes de ações judiciais propostas contra o poder público após a promulgação da Emenda sob comento”. (Kiyoshi Harada, 2010).

            Ao transpor tais tipos de norma, mais uma vez, mostra-se a inércia do poder legislativo diante de questões sociais, no qual atrasa de forma considerável desde a expedição do precatório ao seu cumprimento.

            Assim, a Emenda Constitucional 62/2009 afronta desde os princípios da administração pública, à Constituição Federal, por meio de seus vícios e ilegalidades.

Contudo, mister é ressaltar que o orçamento utilizado para o pagamento em regime especial, será administrado pelo Tribunal de Justiça local. Sendo que os recursos depositados em tais contas não poderão retornar para Estados, Distrito Federal e Municípios devedores.

            E para isso, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ recentemente criou uma Resolução com o intuito de fiscalizar os entes da Federação quanto ao pagamento de precatórios.

            Essa Resolução trata de instituir um Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes e criar um comitê gestor, integrado por um juiz estadual, um juiz federal e um juiz trabalhista, para auxiliar os presidentes de tribunais no controle dos pagamentos.

            De modo que, a lista de credores inclui os detentores de créditos alimentícios, ou seja, cidadãos que têm direito a receber dos cofres públicos diferenças salariais, aposentadorias e pensões atrasadas, além dos cidadãos e empresas que contestaram com sucesso, na Justiça, os valores das indenizações geradas por desapropriações de imóveis.

            Já que a Emenda Constitucional 62/2009 transferiu para os tribunais locais a competência para fiscalizar o pagamento de precatórios e levados em consideração todos os prejuízos que a supracitada Emenda trouxe, o CNJ estipulou sanções para tentar coibir a inadimplência tal como os órgãos públicos inadimplentes ficam proibidos de receber repasses regulares ou extraordinários do Governo Federal.

            Em síntese, o orçamento estipulado para pagamento de dívidas judiciais prevista pela Emenda Constitucional 62 é muito baixa, os prazos foram estendidos ainda mais e dessa forma os governos foram beneficiados pelo dispositivo que lhes permite fazer leilões para dar prioridade a quem aceite quitar seus créditos com grande desconto.

Assim, rompe a ordem de apresentação dos precatórios. Entretanto, a Resolução que o CNJ baixou, padroniza os formulários para expedição de precatórios em todo o País. E, para organizar de forma mais eficiente as listas de pagadores, a resolução do CNJ também estabeleceu critérios e medidas práticas para a formalização de convênios entre tribunais e entidades públicas.

Com isso, percebe-se que apesar de todas as manobras do poder público para ludibriar as pessoas que esperam receber sua indenização provinda de desapropriação, o Poder Judiciário se mostra presente para se fazer a mais lidime justiça.

Quanto a possibilidade da cessão de crédito, a nova sistemática autoriza a cessão do valor total ou parcial contido no precatório independentemente da concordância da Fazenda Pública.

Todavia, embora não seja necessária a anuência da parte requerida, é necessário que a mesma seja notificada e que comunique o Juízo que expediu o precatório para que se possa promover validamente a cessão, nos termos do art. 100, §14, da Constituição Federal.

Não obstante, deve-se ponderar o valor da cessão, posto que não se pode ultrapassar o seu valor, nesse sentido, o Juiz de Primeiro Grau expedirá o precatório e o Presidente do Tribunal fará a atualização e a determinação do pagamento.

Assim, a EC 62/2009 autorizou a possibilidade da cessão de crédito, mas, não estipulou qual o juízo competente para examinar a possibilidade da cessão. Há o entendimento de que deve ser levado ao Juízo de Primeiro Grau, já que se trata de direito exeqüendo.

Porém mister é verificar perante o Tribunal se ainda existe crédito em nome do titular original para  que se possa apurar se a substituição pode ser validada.

Isso ocorre porque a cessão pode ser efetivada de forma parcial, e é necessário o controle de tais cessões com o intuito de que não seja cedido valor superior ao crédito existente.

Na tentativa de extinguir a Emenda Constitucional 62/2009 a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) logo após a entrada em vigor dessa Emenda, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal cuja, consta com vários pedidos contra a nova regra sobre pagamento de precatórios.

A entidade sustenta que essa nova ordem de pagamento caracteriza uma "hipótese de abuso do poder de legislar". Pois os valores destinados aos idosos e pessoas com graves enfermidades, e os outros 50% do orçamento mensal serão destinados para o pagamento da lista de credores organizada por ordem cronológica. Como já dito anteriormente.

Os outros 50% serão negociados em leilões ou câmaras de conciliação ou usados para pagamento por ordem de valor, do menor para o maior, visto que cabe aos estados e municípios decidirem qual a forma que prefere pagar e editar um decreto para isso.

Diante disso, a Anamatra entende que:

 

 A totalidade do artigo 97 do ADCT viola o principio da proporcionalidade, contido no principio do devido processo legal material (CF., art. 5º, LIV). Esse mesmo dispositivo configura hipótese de negativa de acesso ao poder judiciário, considerado este a prestação jurisdicional efetiva (CF. art. 5º, XXXVI). Constituem, portanto, violação de direitos e garantias individuais, que estariam sendo abolidos, em contrariedade ao inciso IV, do § 4º, do art. 60 da CF”; (Adin 4.400).

Ademais, a Adin 4.400 traz como bojo, a crítica sobre a possibilidade de leilões a qual ressalta que a referida Emenda não atentar para a ordem cronológica de pagamento em razão do valor menor, assim, "violam os princípios ético-jurídicos da moralidade, impessoalidade e da igualdade, que configuram modalidade de direitos e garantias individuais".

Além de impor excessos de obstáculos ao acesso à Justiça, a moratória, mediante o parcelamento em 15 anos, impede a prestação jurisdicional em tempo razoável, uma vez que, constitui a terceira moratória que é concedida pelo legislador constituinte. A primeira se deu pelo constituinte originário em 1988, no art. 33 do ADCT, e a segunda pelo constituinte derivado em 2000, por meio da EC n. 30 no art. 78 do ADCT.

Portanto, não é justo com aqueles que foram desapropriados, se virem, obrigados a buscar a devida reparação perante o Poder Judiciário, tenham de se submeter de forma sucessiva às moratórias instituídas pelo legislador constituinte, apenas porque os entes federativos criaram novos gastos e transferi-los para as administrações seguintes.

Assim, Não há como aceitar que algum ente público, possa realizar gastos de valores expressivos de forma incoerente e se beneficiarem de um parcelamento inacabável e injusto para o pagamento de precatórios já expedidos, mas não pagos.

REFERÊNCIAS:

STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade nº.: 4.400. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/peticaoInicial/verPeticaoInicial.asp?base=ADIN&s1=4400&processo=4400.

METZ, Eliane Moraes de Almeida. Regime Especial de pagamento de precatórios (EC 62/09). Direitonet, São Paulo, 22 fev. 2010. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5579/Regime-Especial-de-pagamento-de-precatorios-EC-62-09

ALMEIDA, Gustavo Tinoco de. Breves considerações acerca do sistema de precatórios por força da Emenda Constitucional nº 62/09. Jus Navigandi, Paraná, 06 abril 2010. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=14042

NEVES, Carlos Eduardo. A emenda constitucional 62 e as modificações no regime dos precatórios. Direitonet, São Paulo, 06 abril 2010. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/blog/exibir/55/A-emenda-constitucional-62-e-as-modificacoes-no-regime-dos-precatorios

 

ANAMATRA. CNJ aprova resolução que regulamenta pagamento de precatórios pelo Judiciário. Ematra, Paraná, 02 abril 2010. Disponível em: http://www.amatra9.org.br/noticias/cnj-aprova-resolucao-que-regulamenta-pagamento-de-precatorios-pelo-judiciario.html

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Larissa Soares Borges Coelho).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Joao (21/12/2010 às 14:01:41) IP: 189.83.32.202
Além de se tratar de calote , mais uma vez os governantes legislam em causa própria , depois de uma espera de 10 anos
o credor vê seu Precatório reajustado ao índice da caderneta de poupança o que é um absurdo.O Supremo precisa agir em nome da moralidade.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados