JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Comentários Sobre Obras Intelectuais
Autoria:

Celia Cristina Muraro
Possui graduação em Direito pela Universidade Paranaense. Possui pós-graduação lato sensu em Filosofia do Direito pela UNIOESTE; Mestrado em Educação , UFMT. Atuou como Coordenadora do Curso de Direito da Unyahna, Barreiras, Ba. Atua no magistério superior.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

EDIPO-REI" - A QUESTÃO DO PODER

O presente trabalho são notas da leitura de "A Verdade e as Formas Jurídicas", de Michel Foucault, que aborda a origem do "Inquérito" no pensamento grego e sugere que por trás de todo saber o que está em jogo é uma luta pelo poder.

Texto enviado ao JurisWay em 06/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O presente trabalho dá notícia de parte de uma pesquisa que tem por objeto a análise da obra “A Verdade e as Formas Jurídicas”, de Michel Foucault e aborda a origem do “Inquérito” no pensamento grego.

A pretensão é mostrar Foucault realizando a analise do texto “Édipo-Rei” relacionando-o com as práticas judiciárias, visando a estratégia do discurso que é desenvolvido na peça, recolocando a tragédia de Sófocles numa história da verdade e não numa história do desejo.  Interessa a Foucault pesquisar, por trás da história de Édipo, não a história do nosso desejo, mas a história de um poder, um poder político.

A tragédia de Édipo conta do desenvolvimento de uma pesquisa da verdade, é o ponto de emergência do Inquérito, o primeiro testemunho que temos das práticas judiciárias gregas, segundo o autor. Foucault mostra o desenrolar  do interrogatório como um jogo estratégico de perguntas e respostas em que as verdades vão sendo desveladas no movimento do discurso profético ao discurso da ordem do testemunho.

O mecanismo de estabelecimento da verdade na tragédia de Édipo, explica Foucault, obedece a uma lei das metades, sendo por metades que se ajustam que a descoberta da verdade se desenrola. São metades Deuses e Homens, passado e presente, profecia e testemunho. Édipo primeiro manda consultar o deus Apolo, o deus do Sol, este diz a resposta faltando uma metade. Édipo, então, manda consultar o divino adivinho Tirésias, a mortal metade de sombra da verdade divina. Até aqui o discurso foi dito na forma de predição, de profecia; falta ainda a dimensão do presente que testemunhar sobre o que se passou, unindo passado e presente. No Inquérito as metades se ajustam, unem-se os discursos dos deuses e os dos homens.

O impressionante na tragédia, acredita Foucault, é que a sua forma caracterizada por uma lei de metades, não é apenas uma forma retórica, ela é ao mesmo tempo religiosa e política e consiste na técnica do “símbolo” grego. O símbolo grego é um instrumento de poder que permite a alguém que detém um segredo ou um poder quebrar em duas partes um objeto qualquer, guardar uma das partes e confiar a outra parte a alguém que deve levar a mensagem ou atestar sua autenticidade. É pelo ajustamento das duas partes que se poderá reconhecer a autenticidade da mensagem, isto é, a continuidade do poder que se exerce.

Durante toda a peça, conta Foucault, o que está em questão não é a busca da verdade, é essencialmente a queda do poder de Édipo. É interessado em manter o poder que Édipo instaura o inquérito. Édipo tem o poder, o obteve com seu próprio esforço através de seu saber superior em eficácia ao dos outros (ele sabia as respostas aos enigmas da esfinge). Édipo tem o saber, ele sabe demais, seu saber é científico, do conhecimento.O saber de Édipo é caracterizado como “encontro”: ele encontrou as respostas sozinho, abrindo os olhos, ele é o homem capaz de ver com seus próprios olhos e saber. Porque viu mais do que os outros, salvou a cidade e esta lhe foi dada. Assim saber e poder se unem em Édipo. Seu saber é autocrático, tirânico; sendo sua a cidade, ele não dava importância às leis, sua vontade era a lei.

Utilizando o discurso jurídico como estratégia, como exercício do poder, Édipo não pretendeu a busca da verdade, ele quis manter seu poder. Todavia, porque abriu os olhos, em sua sede de poder, afirma Foucault, que Édipo encontrou os testemunhos daqueles que viram o que ele não viu. Foi porque Édipo quis exercer um poder tirânico e solitário, afastado do oráculo dos deuses e do povo, em sua sede de poder, de governar por si só, que ele encontra a profecia dos deuses, dos quais ele se afastou, realizada nos testemunhos do povo que ele desprezou.

Na tragédia, segundo Foucault, Édipo, o homem do poder e do saber, “na verdade” cego, ao fim, não sabia e não sabia porque poderia demais. É o complexo de Édipo que se dá ao nível coletivo, construído desde a origem da nossa civilização. Foucault conta que a tragédia de Édipo está próxima da filosofia platônica O Ocidente vai sendo dominado pelo mito de que o poder político é cego; com Platão, iniciou-se o grande mito ocidental do desmantelamento da unidade de um poder político que seria ao mesmo tempo um saber.  A partir deste momento o homem do poder será o homem da ignorância. As verdades passam a ser domínio do adivinho e do filósofo, são as verdades eternas, dos deuses ou do espírito. Por outro lado, a verdade também é do povo, que não detém o poder, mas possui a lembrança ou pode dar testemunho da verdade.

O Inquérito é uma forma política de saber, explica Foucault, situada na junção de um certo tipo de poder e de certo número de conteúdos de conhecimentos. O mito de Édipo precisa ser demolido, escreve Foucault, pois por trás de todo saber o que está em jogo é uma luta de poder; o poder político é tramado com o saber, não está ausente dele. A autora sublinha Foucault, o conhecimento é sempre uma relação estratégica em que o homem se encontra situado, só pode haver certos tipos de sujeito de conhecimento, certas ordens de verdade, certos domínios de saber, a partir de condições políticas que são o solo em que se formam o sujeito, os domínios de saber e as relações com a verdade.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Celia Cristina Muraro).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Thiago (03/11/2010 às 10:20:43) IP: 200.136.209.172
Parabéns pelo artigo. Muito Bom!


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados