JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Paulo Henrique De Araujo
Advogado militante nas áreas Cívil, Criminal, Trabalhista e Previdenciária.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

Compatibilidade Constitucional do Latrocínio

O crime de latrocínio de acordo com a nova ordem jurídica instaurada pela Carta Maior de 1988 lesa a dois bens tutelados, o patrimônio e a vida, não pode o primeiro servir de referencial para aferição da competência para seu julgamento.

Texto enviado ao JurisWay em 29/11/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

COMPATIBILIDADE CONSTITUCIONAL DO ARTIGO 157 §3°(LATROCÍNIO) DO CPB

Este trabalho tem como escopo principal levantar dúvidas e não sedimentar opiniões doutrinarias ditas MAJORITÁRIAS a respeito da figura delitiva contida na norma do artigo 157 § 3 ° denominada Latrocínio e seu posicionamento atual frente a nova ordem constitucional instaurada pela CRFB-1988 no que tange a competência para julgamento daqueles que dão luz a seu resultado.

1.1  O CRIME

Latrocínio é um tipo pena, em alguns sistemas jurídicos, derivado do crime de roubo — o crime-fim —, onde o homicídio é o crime-meio, ou seja, mata-se para roubar.Em países de direito britânico(common law), está englobado no delito de roubo. É considerado, doutrinariamente, um crime complexo, aquele em que há dois tipos criminais para sua configuração (delito pluriofensivo).

1.2   CPB E A CONSTITUIÇÃO DE 1988

 

É sabido que normas infraconstitucionais anteriores a promulgaçao de uma constituição tem sua constitucionalidade aferida pelo fenomeno denominado RECEPÇÃO, esta verificação da compatibilidade vertical em relaçao a CARTA MAGNA se mostra presente em nosso ordenamento com a atual vigencia do decreto-lei( instituto já extinto) 2.848 dos idos de 1940, o CÓDIGO PENAL BRASILEIRO.

 

1.3  MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL

 

Há uma grande diferença entre norma legal e norma jurídica, na seara penal aquela é a positivação de determinada conduta in abstrato realizada pelo poder legiferante, titular do exercicio do poder outorgado pelo povo(§ único do artigo 1° da CRFB-88)  que subsidiado por critérios socio-econômicos e norteado pela política criminal cria uma conduta que se materializada arrasta a seu agente determinado resultado, a pena, enquanto esta(a norma jurídica) nasce da hermenêutica desempenhada pelo aplicador da norma positiva, em um processo de silogismo onde temos a premissa maior manifestada no enunciado da normal legal, a premissa menor se faz presente na conduta fática do agente delituoso e por fim a conclusão, esta vem a baila pelo uso da subsunção realizada pelo interprete.

É na interpretação que nasce o verdadeiro direito, a dita mutação constitucional nada mais é do que uma mudança de paradigma no momento de se descobrir o que diz a lei, isso ocorre devido ao dinamismo social, sua celeridade vincula o direito a uma adaptação constante em busca de uma eficácia que proporcione um nível mínimo de segurança social.

 

1.4  O TRIBUNAL DO JURI

 

É competência do tribunal do juri, albergada constitucionalmente, o julgamento dos crimes DOLOSOS(tanto direto quanto eventual) contra a vida(art. 5°, xxxviii, d).

Os dois principais motivos que retiram o julgamento do autor que comete o   crime de latrocínio do plenário do Tribunal do Juri são:

a)      Ser ele uma infração penal que atenta contra o bem jurídico PATRIMÔNIO.

b)      Ser ele um crime preterdoloso( para alguns doutrinadores).

 

1.5  LATROCÍNIO, DOLOSO OU PRETERDOLOSO?

 

O agente que incorre no crime de latrocínio o faz por dois motivos:
a) assegurar a posse do objeto do roubo.

b) garantir a impunidade da conduta delituosa.

 Pelo uso de uma interpretação literal temos, ao ler o enunciado do artigo 157 § 3°, a impressão de se tratar de um crime preterdoloso devido a expressão SE RESULTA..., ledo engano, o legislador ao tipificar a conduta abarcou tanto o resultado obtido a título de culpa quanto a título de dolo, seja este direto ou eventual, vejamos:

a)desproporcionalidade da pena cominada

 

Equanto no crime de roubo simples(somente doloso) temos um quantum cominado que vai de 4 a 10 anos, no latrocínio a majoração é gritante , há uma elevação para uma amplitude  de 20 a 30 anos , impossível seria um aumento tão significativo somente para punir uma conduta que ensejou determinado resultado somente a título de culpa, se a realidade fosse essa, o tipo penal seria francamente inconstitucional, pois feriria letalmente o princípio da proporcionalidade.

Coadunando com este norte temos Heleno Claúdio Fragoso, Nelson Hungria, Bruno Gilaberte dentre outros, todos advogam que o tipo penal contido no artigo 157 § 3° abarca tanto condutas dolosas quanto culposas, entaõ temos que se o crime é doloso deveria ser julgado pelo tribunal do juri e nao de maneira monocrática como vem ocorrendo atualmente.

 

1.6  CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO OU CONTRA A VIDA? O QUE VALE MAIS ATUALMENTE?

 

É notório que o atual CPB foi concebido em uma época onde o patrimonialismo liberal ainda estava em volga em nosso país, o ter em detrimento ao ser era sem dúvida a bola da vez, atualmente , com a Constituição de 1988 as coisas vem mudando, tendo elencado a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA como fundamento de todo ordenamento jurídico nacional , é de uma clareza solar a primazia concedida pela Carta Maior ao ser humano como um fim em si mesmo e nao como instrumento de produção de riquezas materiais, não pode ele ser escudo a proteger o patrimônio em um eventual duelo de bens jurídicos, com o advento da Carta de 1988 houve uma verdadeira mudança de paradgma.

Ao cometer o crime de latrocíno o agente lesa o bem jurídico patrimônio e também o bem vida, o que vem acontecendo até hoje é que se tem como referêncial o atingimento do bem material para se aferir a competência para seu processo de julgamento, pensamento este completamente defasado daquele defendido pela  CRFB/1988.

 

1.7  TEORIA DOS ESCUDOS VIABILIZANTES

Como dizia KANT, o ser humano é um fim em si mesmo e não um instrumento a serviço do que quer que seja, foi com este pensamento que o constituinte originário de 1988 elencou como fundamento constitucional a sua dignidade.

O conteúdo do artigo 5° , caput, é claro em sua sequência quando elucida que:

`GARANTINDO-SE AOS BRASILEIROS E AOS ESTRANGEIROS RESIDENTES NO PAÍS A INVIOLABILIDADE DO DIREITO À:

`VIDA, LIBERDADE, IGUALDADE,SEGURANÇA E A  PROPRIEDADE`

O ser humano digno nada mais é do que aquele que exercita de todos os direitos elencados no caput do artigo 5°, a vida é pressuposto essencial a viabilizar o acesso a todos os demais , por isso é tão primordial que o direito a vida venha a ser tutelado em primeiro lugar, ocorre tal raciocínio tanto na Constituição quanto no CPB que tem em seu título 1 da parte especial a tutela do bem jurídico PESSOA , capitaneado pelo capítulo 1, dos crimes contra a vida.

A liberdade, igualdade, segurança e a propriedade são prerrogativas jurídicas que não encontram sentido de ser sem um ser humano a ostentá-las como seu titular legítimo, então temos que essas prerrogativas são como escudos a proteger e a viabilizar a materialização de uma vivência digna.

Se a propriedade nao é nada sem uma vida a exercitá-la, não faz o menor sentido ter como referencial a lesão ao patrimônio para verificar a competência para seu processo, em uma eventual aplicaçaõ da teoria da predominância dos interesses temos  que o mais sensato é o julgamento do latrocínio pelo tribunal do juri, sendo o mesmo uma garantia constitucional de todo cidadão, pois:

a)      É crime doloso.

b)      É crime contra a vida.

c)      Não pode o bem Vida ser negligenciado no momento da verificação da competência.

d)      Axiológicamente o bem Vida é preponderante.

e)      A interpretação da norma do artigo 157 § 3° no que tange a competência de seu julgamento por um juiz criminal,ao eleger como referência para sua verificação o bem patrimônio não coaduna com o regime instaurado pela CRFB/1988, então inconstitucional.

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Paulo Henrique De Araujo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) João Paulo Alvarenga (28/12/2009 às 18:51:01) IP: 187.73.10.146
Fantástico. estoufazendo projeto de monografia nesta linha. inclusive, caso tenha dicas de onde encontrar material sobre o assunto, fico grato se me indicar. E-mail: oaoj37@yahoo.com.br
Feliz ano novo.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados