JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Cezarina Maria De Mesquita Franca
Servidora Pública do TRT da 1a. Região/RJ há 16 anos, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ, cursou Pós-Graduação em Direito Púbico na UFF,etc...

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

PROCESSO VIRTUAL - Solução do Século XXI para a morosidade da Justiça?

A magia da Tecnologia da Informação invade o mundo jurídico na tentativa de agilizá-lo para quem sabe dessa forma arrancar a Justiça do seu estado de letargia e resgatar a tão esperada agilização dos processos judiciais .

Texto enviado ao JurisWay em 12/11/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A humanidade mais do que nunca está inserida em um contexto de globalização digital. A cada dia constatamos que a informática dilui as informações que dessa forma são acessadas de qualquer lugar que disponibilize um terminal de computador, diminuindo assim a distância entre o cidadão e sua busca pelas mesmas.

Por isso, a Justiça mesmo sendo “cega” vivencia um verdadeiro milagre que permeará a vida dos contribuintes e os trará para fora da marginalidade cultural e digital.

A magia da Tecnologia da Informação invade o mundo jurídico na tentativa de agilizá-lo para quem sabe dessa forma arrancar a Justiça do seu estado de letargia e resgatar a tão esperada agilização dos processos judiciais e consequentemente proporcionar uma melhor prestação jurisdicional.

“ Norberto Bobbio, conhecido jus filósofo italiano, disse-nos que este é o momento de todos nós, juristas, intérpretes e magistrados, deixarmos de discutir a fundamentação dos direitos humanos – os seus significado, utilidade e legitimidade – e passarmos para o segundo ponto da escalada humana, a efetivação, a concretização dos direitos, ou seja, nós, como magistrados, juristas, temos de ter a preocupação não somente com a teoria dos direitos fundamentais (previsto em tratados internacionais e/ou em documentos internos), mas, essencialmente, com a integração destes na vida diária dos jurisdicionados.” (A Informática e o Direito R.CEJ, Brasília, n.17,p.31-39, abr./jun.2002).

Verificamos assim que o Judiciário precisa muito dessa ferramenta pela comodidade, facilidade, rapidez e segurança que a mesma pode proporcionar a todos operadores do Direito e o Jurisdicionado.

Agora com a sanção da lei No. 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006 que dispõe sobre a informatização do processo judicial e que altera a Lei n o 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil; estaremos quem sabe mais perto de acabarmos com a lentidão do Judiciário, além de conferir transparência aos atos processuais.

Em pleno século XXI a gestão da Tecnologia da Informação se tornou fundamental para a instituição pública, que busca a celeridade e transparência dos atos judiciais.

A TI (Tecnologia da Informação) no processo judiciário trabalhista não está somente relacionada às expectativas que apresenta, mas na possibilidade de dar maior celeridade e transparência na solução dos conflitos a partir da racionalização e padronização dos fluxos de trabalho.

Consequentemente a implantação do processo digital implicará necessariamente na melhoria da qualificação profissional dos servidores, protagonistas e não meros digitadores ou registradores de atos processuais, mas gestores de cada processo, comprometidos com a celeridade devida ao caso.

No entanto todo processo de transformação vem acompanhado de desafios e resistências. Certamente a mudança de cultura existente na atividade jurisdicional é uma barreira a ser superada por todos. Faz-se necessário superarmos as atividades de contato com o papel, do carimbo... É necessário acreditar que o documento eletrônico pode ser tão ou mais seguro que o documento em papel, e que isso não trará prejuízo para o exercício da Jurisdição. Outro ponto a ser observado é que a assinatura digital possuirá validade jurídica igual à de próprio punho... no entanto somente a prática consolidará esse novo processo.

Também de posição favorável à implantação do processo eletrônico é o Sr. Sergio Renato Tejada Garcia, Secretário Geral do Conselho Nacional de Justiça ao salientar que “além de combater a morosidade processual, o processo virtual ainda melhora o acesso à Justiça e a transparência do Poder Judiciário. Isso porque o processo eletrônico pode ser manejado em horário integral, isto é, as portas da Justiça estão sempre abertas para o jurisdicionado. A publicidade é tanta quanto a rede mundial da Internet permite.”

O TRT da Primeira Região,quando de sua primeira incursão no banimento das fichas de papel em 1994 implantou o SAP, que permitia aos funcionários lançarem no computador o andamento dos processos. No entanto não era disponibilizado às partes, aos advogados consultarem tais lançamentos. Decorrido 10 anos, a realidade virtual bate às portas da Justiça do Trabalho e assim os TRTs uns mais outros menos desenvolveram tecnologias isoladas, em uma tentativa de aprimorar e agilizar a prestação jurisdicional. No entanto essas iniciativas não foram a resposta que se esperava para a solução de um problema crônico que se alastra pelas entranhas da Justiça.

Em março de 2005, quando da posse da nova Administração do TRT da Primeira Região a situação demonstrava um quadro de total defasagem tecnológica em relação ao TST e aos demais Regionais. Em março de 2006 o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou o I Encontro de Diretores de Informática da Justiça do Trabalho, na sede do Tribunal Superior do Trabalho. O encontro foi coordenado pela Consultoria-Geral de Informática do CSJT, que reuniu os responsáveis pela área de informática do TST e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho a fim de discutir projetos, propostas e medidas visando à integração de todos os órgãos da Justiça do Trabalho.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) teve como objetivo o de estabelecer um planejamento estratégico para a modernização do setor. Verificou-se, assim, em consonância com o parecer do Corregedor-Geral, a necessidade de investimentos para superar a precariedade e a obsolescência da gerência dos recursos tecnológicos.

Ainda em 2006 realizou-se uma reunião com o secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Leonardo Peter da Silva; o diretor de informática do TRT da 2ª Região, Márcio Nisi; o chefe de desenvolvimento da informática do TRT da 4ª Região, Paulo do Carmo; entre outros representantes e servidores da área, a fim de ampliarem o conhecimento da tecnologia do Novo Sistema de Acompanhamento Processual do TRT da 1ª Região.

O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Charles Miranda, expôs que a tecnologia utilizada pelo TRT Rio permite a evolução permanente do sistema e tem como foco a entrega da prestação jurisdicional. Segundo ele, foi criada uma parceria com todos os setores através de um trabalho de transparência. a fim de ampliarem o conhecimento da tecnologia do Novo Sistema de Acompanhamento Processual do TRT da 1ª Região. A intenção foi tornar mais fácil o dia-a-dia do usuário, que entre outras vantagens contará com um Novo SAP, que primará pela independência tecnológica, impessoalização do conhecimento, padronização de dados visando redução de erros, etc.

A previsão para implantação do novo SAP (Sistema de Acompanhamento Processual) era inicialmente para o final de 2006, em um novo ambiente web, com mudanças que proporcionarão celeridade, agilidade, padronização sem descuidar da segurança das informações.

Agora em 2007 o novo SAP ainda não chegou, por problemas operacionais, mas previsíveis em toda mudança de grande porte. Mas a modernização caminha a passos firmes de forma que uma das certezas é que o novo SAP será de fundamental importância, já que vai unificar os andamentos dos processos e facilitará o acesso e compreensão não somente por partes dos advogados, mas também das partes envolvidas.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Cezarina Maria De Mesquita Franca).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados