JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Mateus Travaioli Camargo
Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós graduado em Direito Notarial e Registral - LFG/Uniderp e Pós graduado em Direito Empresarial pela Escola Paulista de Direito - EPD.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Considerações sobre o artigo 1° da Constituição Federal
Direito Constitucional

Monografias Outros

Ferdinand Lassalle e A Essência da Constituição.

O presente estudo faz uma breve síntese da renomada obra do ilustre democrata-social alemão Ferdinand Lassalle

Texto enviado ao JurisWay em 20/07/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 A essência da Constituição

Lassalle, democrata-social alemão autor do célebre ensaio: O que é uma Constituição, obra também conhecida como, A Essência da Constituição, A presente obra fora talhada no decorrer de seus estudos analíticos dos fenômenos jurídico-sociológicos que remontam e definem a identidade de um povo, habituado a um dado território, e submetido numa seara de costumes, outrora o povo organizar-se-à para compilar sua respectiva Constituição. No desentranhar das idéias do democrata-social reconhece-se que inúmeras são as definições encontradas acerca do termo Constituição, vários autores elencam quesitos e idéias norteadoras presentes nos princípios fundadores; bem como no processo de materialização do texto constitucional, quesitos esses fundados de acordo com a formação e posição social de cada autor.

A presente obra de Ferdinand Lassalle, foi escrita em meio as influências políticas e culturais da época (Revolução Prussiana de 1848). Lassalle foi contemporâneo do socialista Karl Marx, período conturbado por constantes revoluções civis e mutações políticas nas formas de governar e exercer o poder, mudanças que contribuíram para reformulação dos textos legais.

Segundo Lassalle o problema constitucional é um problema exclusivamente político, que deve ser resolvido politicamente; essas deliberações políticas, no tocante a matéria constitucional devem decorrer em consonância com a realidade vivenciada pela sociedade a quem fora submetida tal constituição de acordo com seu contexto e imparidade.

A idéia da essência da constituição está embutida no seio da sociedade, trata-se de um conceito que foi modificando-se paulatinamente de acordo com as realidades sociais, ou seja, Lassalle defende seu posicionamento de que Constituição é uma máxima das Leis, uma carta matriz de onde deriva e submete-se quaisquer outros tipos de legislação, trata-se da identidade formal na qual baseia-se e estrutura-se uma nação; ponderando que o documento formal (escrito) de um Estado, logo uma Constituição, deve retratar a identidade do povo; ao mesmo tempo que impõe limites aos governantes também tutela garantias e direitos da população; vez que atenda a todos de uma forma generalizada, sendo essa a idéia que deve pairar na cabeça do legislador constituinte, que desta maneira referencie garantias a todas as camadas sociais.

Lassalle encontrava-se inserido num período de revolta, onde a sociedade menos favorecida política e economicamente encontrava-se cansada de ser submissa e mal governada e sem contar com nenhum tipo de representação e representantes para defesa de seus interesses, bem como imposição de limites aos soberanos.

A sociedade burguesa já demonstrava sua insatisfação com o atual governo e reivindicou seus direitos exigindo do Estado uma nova Constituição que fizesse paridade com os fatores reais da sociedade. Nesse momento a população usara seu poder de massa para forçar o governo a mudar o ordenamento jurídico.

Lassalle também salienta que o poder da nação é superior ao poder do exército, mesmo carecendo a nação de armamento bélico, e forma organizada de poder, essa é a força potencial de onde demanda todo o poder do Estado, feito que ficou comprovado no ano de 1848 que depois de fervorosa batalha com os civis as tropas foram obrigadas a ceder. Era o ínicio de uma nova forma de legislar, uma nova demanda de interesses, outros fatores influenciavam uma nova ordem jurídica; fazendo-se jus a expressão:

 

 "A partir desse momento, incorporado a um papel, não são simples fatores reais do poder, mas sim verdadeiro direito , instituições jurídicas. E quem atentar contra eles atenta contra a lei e por conseguinte é punido.constituição real e fixar suas raízes nos fatores do poder que regem o país e realmente figuram no seio de cada sociedade.

A missão da constituição escrita é de estabelecer documentalmente, numa folha de papel, todas as instituições e princípios do governo vigente, tratando de diversas instituições e estabelecendo parâmetros de conduta ética e moral.

Destarte saliento que há viabilidade no texto constitucional quando a matéria compilada nesta corresponder à  constituição real e fixar suas raízes nos fatores do poder que regem o país e realmente figuram no seio de cada sociedade.

 

Mateus Travaioli Camargo

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Mateus Travaioli Camargo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados