JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Gustavo Rodrigo Picolin
Advogado, graduado pela UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto), Pós Graduado em Direito Tributário Pela Unisul - SC

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Direito Processual Civil

Princípio da Anterioridade Tributária
Direito Tributário

ASSISTÊNCIA
Direito Processual Civil

CHAMAMENTO AO PROCESSO
Direito Processual Civil

LITISCONSÓRCIO
Direito Processual Civil

Mais artigos...

Monografias Direito Penal

O Inquérito Policial e a atuação do Ministério Público na Ação Penal

Texto enviado ao JurisWay em 26/01/2007.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O Ministério Público é fruto do desenvolvimento do estado brasileiro e da democracia. A sua história é marcada por dois grandes processos que culminaram na formalização do Parquet como instituição e na ampliação de sua área de atuação.

No período colonial, o Brasil foi orientado pelo direito lusitano. Não havia o Ministério Público como instituição. Mas as Ordenações Manuelinas de 1521 e as Ordenações Filipinas de 1603 já faziam menção aos promotores de justiça, atribuindo a eles o papel de fiscalizar a lei e de promover a acusação criminal. Existiam ainda os cargos de procurador dos feitos da Coroa (defensor da Coroa) e o de procurador da Fazenda (defensor do fisco).

Só no Império, em 1832, com o Código de Processo Penal do Império, iniciou-se a sistematização das ações do Ministério Público.

Na República, o decreto nº 848, de 11/09/1890, ao criar e regulamentar a Justiça Federal dispôs, em um capítulo, sobre a estrutura e atribuições do Ministério Público no âmbito federal.

Desta data em diante, nos textos constitucionais, o Ministério Público ora aparece, ora não é citado. Esta inconstância decorre das oscilações entre regimes democráticos e regimes autoritários ou ditatoriais.

            As instituições não existem sem uma razão de ser, tampouco existem para si mesmas. Todas têm a sua finalidade social, às vezes até, legalmente estabelecida. Assim também é o Ministério Publico, que, historicamente, sempre teve ao seu cargo a defesa do interesse publico.

            Em outra época, a atuação do Ministério Público dava-se, sobretudo, na área criminal e, na cível, em defesa dos incapazes, dos menores, dos interesses individuais indisponíveis e do interesse público este traduzindo, em regra, no interesse patrimonial da Fazenda Publica. Na década de 80, o Ministério Público sofreu modificações importantes no seu elenco de atribuições, com o advento de diversos diplomas legais, que ampliaram consideradamente a dimensão e o alcance de sua missão social. O primeiro foi a Lei nº. 7.347/85, que instituiu a ação civil publica e confiou ao Ministério Publico a defesa de direitos difusos e coletivos. Depois, a Carta Constitucional de 05 de outubro de 1988, que, emancipando o Ministério Publico do papel de defensor do Estado, erigiu-o à condição de defensor da Sociedade, atribuindo-lhe a defesa do regime democrático, da ordem jurídica e dos interesses  sociais de individuais indisponíveis.

            Os doutrinários divergem quanto ao posicionamento do Ministério Publico na tripartição dos poderes. A tese dominante não é configurar a instituição como um quarto poder e sim como um órgão do Estado, independente autônomo, com orçamento, carreira e administração própria. Na Constituição de 1988, o Ministério Público aparece no capitulo das funções essenciais a justiça, ou seja, há uma ausência de vinculação funcional dos Poderes do Estado.

            Segundo Guilherme Calmon e Abel Fernandes Gomes (1999):

O Ministério Público é, por tanto, este ser jurídico permanente, posto que extrapola o individuo no tempo e no espaço, e que possui vida e disciplina próprias, forças e qualidades particulares e uma vocação especial de bem servir a própria sociedade que criou. O Ministério Público é instituição tipicamente publica, organizada com a finalidade de concretizar uma das grandes aspirações da sociedade: a busca e realização da justiça.

 

            O Ministério Público é um órgão criado pelo Estado e se constitui em uma parte essencial no processo penal, fundamentado no chamado “principio acusatório”. A essencialidade advém do fato de a sociedade ter optado por retirar das mãos dos particulares a imposição de uma pena, sendo que os órgãos jurisdicionais, Juizes e Tribunais, após o processo, são os únicos que podem determinar a aplicação de uma pena de modo concreto o “ius puniendi” detido com exclusividade pelo Estado.

            A presunção penal no Inquérito Policial é o resultado da atividade investigatória e a atuação do Ministério Público (ou ofendido), com base nessas informações. À soma dessas ações surge a presunção penal. Assim, são seus órgãos natos: a autoridade policial e o Ministério Público.

            O Ministério Público, ao longo dos anos, tem firmado posição no exercício de suas atribuições típicas, seja funcionando como órgão interveniente nos processos em que oficia, seja quando exerce a persecução criminal. Atuando como acusador, em face da indisponibilidade da ação penal, caracterizou-se a impressão à sociedade de que sua função estaria adstrita apenas a esta circunstância.

            O Ministério Público satisfaz a exigência, enquanto Instituição, de cumprir a função absolutamente separada, de acusar e julgar.

            A constituição federal de 1988 estabelece em seus artigos 127 e 130 as funções do Ministério Público, indicando quais seus princípios, referindo-se, expressamente, à unidade, à indivisibilidade e à independência funcional, dinamizando a autuação do órgão e redimensionando sua estrutura e atribuindo-lhe novo perfil.

            Mas é preciso destacar que o texto constitucional ora em vigor é fruto de um longo crescimento da Instituição, para o qual contribui, de forma muito importante, a própria Lei Orgânica do Ministério Público Federal (Lei Complementar nº. 40/81, revogada posteriormente pela Lei Federal nº. 8.625, de 12.02.1993) e a Lei Federal nº. 8.347/85 (Lei da Ação Civil Pública), socializando o processo como fenômeno a garantir o amplo acesso à justiça utilizando o Ministério Público o instrumento de substituição processual.

            O papel do Ministério Público não se esgota com a possibilidade de vir a exercer a defesa dos direitos subjetivos de determinados segmentos da sociedade, pois não se compreende mais sua atuação dentro de uma visão meramente positiva e legalista.

            Muito se tem falado a respeito da possibilidade de o Ministério Público promover investigação criminal. A questão é polemica e tem conseguido conquistar opiniões respeitadíssimas em sua defesa.

            Mas a Constituição Federal, no seu art. 144, confere expressamente as policias, e só estas, a apuração de infrações penais. Não se sustenta, assim, juridicamente, o entendimento em favor do Ministério Público. Exercer o controle externo da atividade policial faz parte das funções do Ministério Público, segundo a Constituição Federal, mesmo que este órgão não o faça ou faça com pouca eficácia. Fazendo parte, ainda, de suas funções: fiscalizar efetivamente o inquérito e sua condução, a cada pedido de mais prazo pelo Delegado de Policia e com sua presença aos atos investigatórios; e não permitir o oferecimento da denúncia.

            De fato, ao atribuir ao Ministério Público a função de promover, privativamente, a ação penal, a Constituição Federal, implicitamente, concedeu-lhe os meios necessários para alcançar seu objetivo, sob pena de, crime, o Promotor de Justiça deve estar absolutamente certo do que esta fazendo, sendo possível quando ele tem controle da investigação policial, prova que vai fundamentar sua acusação.

            A Lei Complementar Federal nº 75, que organiza o Ministério Público da União, atribui ao órgão o poder de apresentar provas na fase de investigação criminal. Isso que dizer que, a lei autoriza o Ministério Público de uma investigação, a conclusão só pode ser a de que a lei autoriza o Promotor de Justiça a praticar atos autônomos de investigação antes de propor a ação penal.

            Contudo, isso não quer dizer que o Ministério Público possa realizar ou presidir inquéritos policiais, pois seria uma conclusão errada. O inquérito policial é ato privado da Policia, como o próprio nome indica. Mas praticar atos investigatórios visando a produção de uma prova para instruir um inquérito, isso o Ministério Público pode. E não só porque esta na lei, mas também porque, do contrario, sua função acusatória estaria irremediavelmente comprometida.

            Por sua vez, as leis que regulam a atuação do Ministério Público, nas suas diversas esferas, autorizam os seus membros a requisitar documentos de quaisquer autoridades e de particulares, bem como a notificar testemunhas para comparecimento sob pena de condução coercitiva.  

            Por outro lado, o direito brasileiro jamais conferiu exclusividade à Policia na investigação de crimes. É o que diz o artigo 4º parágrafo único, do Código de Processo Penal, permitindo que a apuração seja feita por autoridades administrativas indicadas em lei, que remeterão os resultados diretamente ao Ministério Público.

            Assim, sob o prisma constitucional e, evidentemente infraconstitucional, a posição do órgão de atuação do Ministério Público é a defesa da ordem jurídica, assim considerada não apenas o conjunto das normas positivas, mas também oriundas dos costumes e princípios gerais de direito, promovendo o resguardo do regime político democrático e tutelando os interesses sociais e individuais indisponíveis.

            Ficando o Ministério Público alheio ao conflito que se desenvolve no processo, e sendo uma parte “sui generis”, torna-se imparcial, desinteressada. O Ministério Público é o representante da lei, o seu papel a se exercido, ainda que atue como o órgão de acusação, oferecendo a denúncia, não se confunde com a função exercida pela defesa do acusado, de velar pelo interesse do próprio contribuinte.

            O problema fundamental dos sistemas processuais refere-se à escolha do ponto desejado de equilíbrio-predominio entre os interesses gerais da sociedade  os interesses do acusado. A solução é dada, sobretudo pela relação maior ou menor valoração do papel desenhado para cada uma dos três sujeitos essenciais do procedimento: órgão de acusação (Ministério Público), órgão de defesa (acusado e seu defensor) e o órgão judicante (juiz).

            Um dos princípios fundamentais no Processo Penal é o da verdade ral, como a doutrina reconhece. De acordo com as literaturas mais recentes, o próprio órgão do Poder Judiciário tem o dever de investigar ‘de oficio’ a verdade dos fatos, ainda que haja omissão do Ministério Público e da defesa.

            Tourinho Filho (1997), afirma que:

Esta posição ativa e proeminente do Órgão Jurisdicional-Penal deriva, desde logo, da natureza pública do interesse repressivo e contrasta com a imposição do Juiz cível, cujos poderes estão geralmente, condicionados e limitados pela iniciativa das partes.

 

                  As funções institucionais do Ministério Público são descritas no artigo 129 da Constituição Federal, podendo-se destacar que, no processo penal, tem a função privativa, da ação penal na forma da lei. No âmbito da verificação de fatos considerados delituosos, tem por função a requisição de diligências investigatórias  e a instauração de inquérito policial, não lhe outorgando o direito de presidir este ultimo, mas designar somente a policia judiciária à presidência e condução dos procedimentos administrativos no campo da investigação criminal.

            O preceito contido no artigo 129, inciso IX, da Constituição Federal, permite ao Ministério Público exercer outras funções que não elencadas nos incisos anteriores, numa clara referencia que a enumeração do dispositivo não é exaustiva, admitindo, pois, interpretação extensiva para abarcar hipóteses de investigações realizadas pelo próprio Parquet.

            O Inquérito Policial não é procedimento obrigatório para se colher elementos visando o oferecimento da denuncia e, conseqüentemente, dar inicio à ação penal, já que o próprio Código de Processo Penal permite que o lastro probatório esteja contido em peças de informação. Diante de tal regra, haveria “non sense” a vedação à instauração de procedimento de investigação realizado pelo Ministério Público para efeito de oferecimento de denúncia.

            Logo não caberia a nulidade do processo instaurado com base em investigação realizada mo âmbito do Ministério Público, mesmo que eventual irregularidade no Inquérito Policial não teria o poder de contaminar o processo.

            Relevante, apesar de não ser argumento jurídico, é que não tem o Ministério Público condição estrutural de substituir a policia nos procedimentos administrativos de investigação criminal, posto que, a Instituição não foi aparelhada para este fim, não sendo, portanto provida de condições materiais para ação desta natureza.

            Assim na qualidade de detentor da titularidade de promove a ação penal pública, diante dos elementos de convicção obtidos durante as investigações, é perfeitamente possível que o Ministério Público realize atividade persecutória, considerando que a ação penal deve prosseguir, ainda que embasada em investigações realizadas pelo Ministério Público, por considerar prevalente o principio insculpido no artigo 129, inciso I, da Constituição Federal, ou seja, aquele que assegura a titularidade exclusiva do Ministério Público para promover a ação penal.

            A atuação do Ministério público deve ser conjunta com a investigação policial, possibilitando a eficácia da persecução pela troca de informações e possibilitando aos promotores avaliarem, desde o inicio dos procedimentos, as praticas mais convenientes a cada caso concreto, contribuindo para que se evitem operações frustradas e difusão da impunidade.

            Logo se observa que por exigência ao atendimento do principio constitucional do devido processo legal, a condução de investigação policial por parte dos promotores e procuradora não deve usurpar as funções atribuídas constitucionalmente às autoridades policiais, havendo de ser disciplinada normativamente no sentido de aprimorar e tornar eficaz a persecução penal e a punição do acusado.

            No direito penal moderno, atribui-se, ainda, ao Ministério Público uma função de seleção, no sentido de que o processo penal tenha um objetivo concreto, pactuado na lei, evitando-se aqueles casos que, de plano, sugerem que não terão conseqüências jurídicas concretas. Este direcionamento está intimamente relacionado com o principio da “ultima ratio” que informa o direito penal na atualidade.

            As instituições não existem sem uma razão de ser, tampouco existem para si mesmas. Todas têm a sua finalidade social, às vezes até, legalmente estabelecida. Assim também é o Ministério Público, que, historicamente, sempre teve ao seu cargo a defesa do interesse público.

            Nos dias de hoje, tamanho é o leque de atribuições a ele confiadas, que se faz imperioso traçar políticas e definir prioridades, notadamente diante das limitações de ordem estrutural e financeira com que historicamente tem convivido.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Gustavo Rodrigo Picolin).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Karla (05/10/2009 às 15:44:20) IP: 189.74.157.66
Gostaria de fazer minha monografia sobre esse assunto! O MP tem competência para investigar ou não?! O que vcs acham??
2) Guts (13/11/2009 às 10:26:19) IP: 189.101.52.85
Qual órgão realiza o controle externo das investigações produzidas pelo MP? E possíveis irregularidades na atividade persecutória do MP poderiam contaminar a ação penal do MP? O MP teria a competência e obrigação de instaurar investigação em quais tipos de crimes?
3) Monteiro (15/11/2009 às 12:17:16) IP: 189.17.174.4
Gostei muito desse artigo...a cada dia me encanto por pela função de promotor, pois a sua existencia é de fundamental importancia em nosso país.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados