JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Tiago Fachini
Especialista em Gestão Jurídica - 12 anos de atuação em gestão de comunicação digital - Gerente de marketing digital do Software Jurídico ProJuris - Apaixonado pelas infinitas interpretações do direito.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

Boas práticas na comunicação cliente-advogado

Falhas de comunicação envolvendo clientes podem comprometer seriamente seu negócio. Saiba quais as boas práticas que podem otimizar seu dia a dia e deixar seus clientes satisfeitos.

Texto enviado ao JurisWay em 24/03/2015.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Telefone, e-mail, MSN, WhatsApp, Skype, Face Time… Nunca se contou com tantas ferramentas para facilitar a comunicação como nos dias de hoje. Todavia, mesmo com tanta comodidade, falhas ainda ocorrem e podem comprometer seu negócio quando envolvem a relação junto a clientes.

Para quem atua no ramo jurídico, em especial em escritórios, sabe o quão importante é manter uma boa comunicação com seus clientes. Para isso, é preciso fazer com que seus clientes sejam constantemente informados sobre suas demandas e ao mesmo tempo se sintam seguros com a sua atuação.

Todo advogado concentra inúmeras atividades no seu dia a dia e muitas vezes torna-se difícil conciliar a comunicação aos clientes com o gerenciamento do escritório. Por isso, é necessário pensar boas práticas a fim de estabelecer um relacionamento saudável e prospero dentro e fora do escritório.

Escolha um único meio para atender seus clientes

Devido ao grande número de ferramentas, o ideal é concentrar a comunicação do cliente através de uma única forma. Isso ajuda a organizar a comunicação, além de facilitar na hora de buscar informações que sejam relevantes para sua atuação profissional.

Muitos clientes querem se comunicar da forma que mais lhe convém, no entanto, é necessário “educa-lo” mostrando a importância da organização e da efetividade na comunicação.

Quanto mais meios de comunicação utilizados, mais difícil encontrar rapidamente as informações necessárias, o que pode desgastar a relação. Se você não quer cometer falhas, busque concentrar sua comunicação utilizando apenas uma ferramenta.

Não seja escravo

Profissionais que lidam com organização e produtividade costumam afirmar que quem fica respondendo e-mails o tempo todo acaba resolvendo a agenda dos outros e complicando a sua. Para todos os clientes, seu caso é o mais importante do mundo. No entanto, se o profissional for levar essa premissa à risca, certamente terá problemas em desempenhar à contento suas tarefas e, por consequência, acabará frustrando seus clientes, os maiores geradores de negócios para você.

Procure reservar um tempo na sua agenda para responder e-mails, retornar ligações e entrar em contato com seus clientes. Isso irá ajuda-lo a ser mais produtivo no seu dia a dia sem descuidar desses detalhes importantes.

Imponha limites

Nos dias de hoje, as fronteiras entre a vida profissional e pessoal ficaram muito estreitas. Isso significa que é possível se comunicar com seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, será que responder seu cliente a todo o momento mostra eficiência e constrói uma relação positiva? É provável que o profissional que aja assim se sinta esgotado em pouco tempo. Por isso é necessário impor limites e saber mostrar ao cliente quais são os motivos que permitem que ele o procure fora do expediente.

Em alguns ramos da advocacia – como a área de família ou penal – envolvem que o advogado fique disponível a todo o momento em razão de um réu preso, por exemplo. Mas tirando essas situações pontuais, em geral, o exercício da profissão permite que o advogado limite seu horário de disponibilidade.

Separe a comunicação do trabalho

É muito comum que alguns clientes queiram se valer da informalidade da comunicação para tirarem dúvidas e fazerem verdadeiras consultas.

É preciso que o advogado atue com diligência separando o trabalho da comunicação para que não saia no prejuízo. Ao perceber que a dúvida do cliente é na verdade uma pauta de consultoria, procure explicar isso a ele e peça que ele formalize sua questão via e-mail para que não hajam desentendimentos sobre a prestação de serviços.

Não descuide

Para você, ele pode ser só mais um cliente. No entanto, para ele, você pode ser o gestor de uma grande causa em sua vida. Por esse detalhe, todo cliente deve ser tratado de acordo com suas necessidades e peculiaridades. Embora não seja possível “dar atenção” a todo momento, o advogado não deve descuidar de manter o cliente informado sobre todos os andamentos de seu processo.

Existem softwares gratuitos para advogados que permitem que você controle as informações de seus clientes e sua agenda, permitindo que você mantenha-os informados sobre o andamento de suas ações. Com isso, o advogado tem mais tempo para gerenciar outras atividades sem deixar o cliente se sentindo abandonado.

Este post foi útil para você? Quais as ações que você já faz e que surtem resultado positivo similar? Compartilhe com a gente!

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Tiago Fachini).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados