JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Autoria:

Cleonice Nepumuceno Gaspar
Advogada,Especialista em Direito Civil,Direito Negocial e Imobiliário pela Uniderp/LFG(2013), Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2009).

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Alimentos Gravidicos
Direito de Família

ASPECTOS GERAIS DA PENSÃO ALIMENTÍCIA
Direito de Família

Monografias Direito de Família

INFIDELIDADE VIRTUAL

A infidelidade virtual não só pode ser considerada como uma violação ao dever de fidelidade recíproca preconizada pelo Código Civil de 2002, como poderá inclusive, acarretar a possibilidade do seu causador ser obrigado á reparação de eventuais danos

Texto enviado ao JurisWay em 06/11/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

A internet provocou uma transformação nas relações interpessoais, propiciando a aproximação de pessoas em todo o mundo e, com certeza, criando novas formas de interação entre elas.

Pesquisas apontam a procura por sexo como sendouma das características mais marcantes dessa revolução provocada pela internet. A possibilidade do anonimato viabiliza aos indivíduos uma forma de extravasar as suas libidos e desejos mais fantasiosos.

Com isso surge uma nova forma de relação afetiva, o relacionamento virtual, o contato físico e pessoal, é substituído pela troca de segredos e fantasias, através de programas interativos, tais como skype, facebook, salas de bate-papo, webcans, entre outros.

Mediante a utilização desses programas, referidos relacionamentos são incrementados, pela transmissão de áudio e vídeo, o que caracteriza o chamado “sexo virtual”, onde os parceiros praticam o ato da masturbação em decorrência das imagens e troca de expressões, todas carregadas de erotismo.

Em muitos casos esses relacionamentos jamais migraram do plano virtual para o real. No entanto, devemos ter em mente que suas consequências e, principalmente seus efeitos poderão ser reais.

Isso porque, dentro do ambiente virtual, poderão ocorrer relacionamentos extraconjugais e por consequência, o que a doutrina buscou denominar de “infidelidade virtual”, mediante o sentimento de desrespeito á dignidade do cônjuge traído, quebra do dever de fidelidade.

A infidelidade virtual caracteriza-se por ser um relacionamento virtual praticado por pessoa comprometida, seja pelo casamento ou pela união estável, passando a ter experiências afetivas ou sexuais com pessoa estranha a relação conjugal ou relação estável.

Os efeitos pessoais do casamento nascem para os consortes, situações jurídicas que impõem direitos e deveres recíprocos, sendo reclamados pela ordem pública e interesse social, e que não podem ser medidos em valores pecuniários como a mútua assistência, fidelidade recíproca e vida em comum no domicilio conjugal.

Dentro desse contexto, surge uma questão de extrema relevância e que tem gerado uma calorosa discussão entre os operadores do Direito: a infidelidade virtual pode ser considerada como uma violação ao dever recíproco de fidelidade entre os cônjuges? WASHINGTON MONTEIRO manifesta-se favorável ao sustentar que "é evidente o retrocesso daqueles que concluem que a infidelidade virtual não seria descumprimento desse dever, [fidelidade] por inexistir relação sexual no plano virtual. Há muito o direito evoluiu para concluir que na infidelidade importa a busca de satisfação sexual fora do par conjugal e não a relação sexual propriamente dita".

Recentes decisões judiciais apontam que sim: a infidelidade virtual não só pode ser considerada como uma violação a esse dever como pode inclusive, acarretar na possibilidade de o seu causador ser obrigado à reparação de eventuais danos morais sofridos.

A infidelidade seja ela presencial ou virtual representa a violação ao dever de fidelidade e lealdade entre os cônjuges ou companheiros, e por consequência, infringe a dignidade da pessoa humana, fundamento maior de nosso ordenamento jurídico.

Resta evidente que o comportamento ofensivo decorrente dessa infidelidade não só viola esse dever de fidelidade, como também ofende os direitos da personalidade da vitima. Tendo a indenização por dano moral o objetivo principal de proteção a esses direitos, torna-se indiscutível a sua aplicação nessas situações.

Por fim, comprovada a infidelidade mediante conversas, mensagens, gravações e vídeos, deverá o juiz analisar as consequências causadas à vitima, bem como a intensidade do constrangimento e da dor sofrida, além das condições econômicas dos envolvidos, para quantificar o quantum indenizatório.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Cleonice Nepumuceno Gaspar).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados