JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Kethellyn Ribeiro Campos
Bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande - MS.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Civil

Princípio da boa-fé nos contratos de seguro

Princípio da boa-fé nos contratos de seguro

Texto enviado ao JurisWay em 04/09/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Princípio da boa-fé nos contratos de seguro

 

Inicialmente, podemos dizer que o princípio da boa-fé origina-se da expressão latina “bona fides”, que significa: com boa-fé, com lealdade, honestidade, em cumprimento com a palavra dada, ou seja, pelo próprio significado da expressão latina já torna fácil o entendimento do referido princípio.

 

Tal princípio teve origem no Direito Romano. Com a preocupação de como seriam abordados os princípios na aplicação do direito, a boa-fé, cujo antônimo é a má-fé, era uma interpretação acessória, utilizada para sancionar ações infiéis ou contrárias à justiça.

 

No Brasil, a boa-fé veio a surgir no ano de 1850, com o advento do Código Comercial, o qual trouxe previsto em seu art. 131, que na interpretação do contrato deveria prevalecer a inteligência simples e mais apropriada, em conformidade com a boa-fé.

 

Com a implementação do Código Civil de 2002, o então princípio da boa-fé foi finalmente consagrado no Brasil, sendo obrigatória sua colocação tanto na conclusão como nas execuções contratuais.

 

Com a evolução da sociedade, nos tornamos mais “industrializados” e o principio da boa-fé objetiva tornou-se o mais apropriado para a interpretação dos contratos, tendo uma atuação de reflexão, respeito, sem abusos e, o mais importante, sem ocasionar desvantagem excessiva, com o objetivo da realização dos interesses das partes.

 

Mas de fato, o que precisamos saber é como esse princípio é aproveitado nos contratos de seguro.

 

Conforme prevê o art. 757 do Código Civil, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo à pessoa ou coisa, contra riscos predeterminados, ou seja, há uma contraprestação entre segurador e segurado, na qual o segurado efetiva o pagamento do prêmio e, assim, pode exigir do segurador o seu interesse, que ora foi contratado.

 

No mais, a obrigação do segurador para com o segurado deve limitar-se ao que foi pactuado entre as partes, obedecendo aos limites das apólices contratadas, bem como as coberturas discriminadas no contrato de seguro.

 

Ao contratar um seguro de qualquer modalidade, seja de vida, saúde, automóvel ou até mesmo residencial, será fornecido pelo futuro segurado inúmeras informações, nas quais a seguradora irá se basear para analisar o risco, fixar o prêmio ou, até mesmo, recusar a proposta. Por tanto, são de grande valia as informações prestadas no momento da contratação, devendo o contratante agir na mais estrita boa-fé, prestando informações verdadeiras, já que,todo pacto será baseado na veracidade e precisão dos elementos ali prestados, tornado essencial  o exato cumprimento do princípio da boa-fé.

 

Podemos citar como exemplo da falta de veracidade e de boa-fé, quando ao contratar um seguro de vida o contratante omite que é portador de alguma doença crônica e acaba por prejudicar a seguradora, já que o contrato gira em torno do risco, em que a mesma é obrigada a delimitar a cobertura.

 

Isto porque, o risco é fixado com base nas informações prestadas pelo segurado, em respostas às questões dadas pela seguradora no momento da contratação, principalmente, quanto ás suas condições de saúde, idade e profissão, podendo a Companhia aceitar ou recusar a proposta, mediante as declarações prestadas.

 

Ademais, a consequência em omitir ou prestar informações falsas é a consolidação de um contrato sem obrigação para produzir efeitos, por não se ter observado o princípio ético da boa-fé.

 

Encontram-se dispostas no art. 766, do Código Civil, as consequências quanto a inobservância ao preceito da boa –fé, vejamos:

 

Art. 766. Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio, perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.

 

Parágrafo único. Se a inexatidão ou omissão nas declarações não resultar de má-fé do segurado, o segurador terá direito a resolver o contrato, ou a cobrar, mesmo após o sinistro, a diferença do prêmio.”

 

O que podemos observar, através do preceito acima destacado, é que informações falsas, dadas pelo segurado no momento da contratação do seguro, constitui para a negativa de pagamento da indenização securitária por parte da seguradora.

 

Assim, conclui-se que sendo o princípio da boa-fé primordial ao comportamento, e, por tal razão, subentenda-se que o mesmo esteja presente em toda relação contratual, nada justifica que a seguradora desconfie das informações prestadas pelo contratante, no momento da contratação do seguro.

 

Presume-se, portanto, que sempre haverá boa-fé e, o que se espera é que as partes ajam com honestidade, sempre almejando o equilíbrio contratual.

 

 

Kethellyn Ribeiro Campos

Mascarenhas Barbosa & Advogados Associados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Kethellyn Ribeiro Campos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados