JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Autoria:

Elisabete Porto
Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB e pós graduada em Gestão Organizacional Pública pela UEBA. É advogada.Membro das Comissões de Direito Previdenciário e Direito do Idoso da OAB/PB. Membro do IBDP.

Telefone: 83 30434396


envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A RECONVENÇÃO NA AÇÃO DE REINTEGRAÇAÕ DE POSSE
Direito do Consumidor

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
Direito Previdenciário

Monografias Direito Previdenciário

DESAPOSENTAÇÃO: justiça para os aposentados trabalhadores

O artigo trata da possibilidade do trabalhador aposentado que continua contribuindo para o Regime Geral de Previdência Social ingressar com ação visando sua reaposentação.

Texto enviado ao JurisWay em 01/08/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Todo trabalhador planeja um dia aposentar-se, afastar-se, de forma remunerada, da sua atividade laboral, após cumprir requisitos estabelecidos em lei, a fim de usufruir de benefícios da Previdência Social e viver dias de lazer com a família, viajar com os amigos e ter compromissos apenas com os netos. Entretanto, por vontade própria ou por necessidade, quando os proventos de aposentadoria mal suprem as carências básicas, muitos se aposentam, mas continuam trabalhando e contribuindo para o INSS. Isso acontece já há algum tempo, tendo ganhado expressão depois da criação do fator previdenciário, que corrói o montante a ser pago ao trabalhador aposentado, tornando a permanência no trabalho praticamente uma regra.

Até o ano de 1994, ao trabalhador que após aposentar-se continuasse contribuindo para a Previdência Social era assegurado o direito de receber a devolução dessas contribuições quando parasse de trabalhar, esse direito se chamava pecúlio. Tal benefício, porém, foi extinto em abril daquele ano e desde então o aposentado que volta a trabalhar não recebe a devolução das contribuições previdenciárias, nem lhe é permitido fazer o recálculo da aposentadoria administrativamente. Assim, atualmente, o aposentado trabalhador contribui com a Previdência, mas não tem acesso aos mesmos benefícios, nem tão pouco, a uma nova aposentadoria, ou seja, o trabalhador aposentado contribui da mesma forma que os demais, porém, lhe são negados os mesmos direitos, o que fere de morte o princípio constitucional da isonomia; além disso, lhe é imposto desequilíbrio entre seu aporte à Previdência e os benefícios dele advindos, o que também é inconstitucional.

A desaposentação (também chamada de reaposentadoria) veio, então, corrigir esse contrassenso, tornando possível a renúncia do benefício previdenciário seguido da concessão de outro, mais vantajoso. Na concessão da nova aposentadoria será utilizado o tempo de serviço vinculado ao benefício anterior e todas as contribuições previdenciárias efetuadas antes e pós-aposentadoria.

Quem já se aposentou e ainda permanece no emprego, ou trabalhou por algum tempo depois da aposentadoria, ou aposentou-se proporcionalmente, tem direito a esta renúncia, sem ter que devolver valores ao INSS e sem deixar de receber seus proventos durante o processo de desaposentação.

Observe-se, entretanto, que não necessariamente todas as pessoas que continuaram trabalhando depois da aposentadoria se beneficiarão de um reajuste significativo para pleitear a desaposentação, por isso a análise do direito individual deve ser feita por um advogado especialista no assunto. Fatores como idade, tempo e valores de contribuição, entre outros, influem nos cálculos para a nova aposentadoria. Os cálculos não são simples. Porém, é importante frisar que um reajuste, mesmo pequeno, tem impacto na vida do aposentado.

A desaposentaçãoainda está pendente de legislação específica, sendo esta a razão do INSS não o reconhecer como legítimo e não o conceder administrativamente. Apesar disso, a doutrina e a jurisprudência amparam esse direito, robustecendo as teses favoráveis já julgadas nos tribunais. Não há lei que o proíba. Por isso, quem tiver interesse em desaposentar-se deve necessariamente procurar a justiça, pois somente por meio de decisão judicial se poderá aproveitar de tal direito.

Em maio de 2013, o aposentado brasileiro viu a desaposentação ser reconhecida pelo STJ, em julgamento de recurso repetitivo, o que significa que sempre que os tribunais decidirem favoravelmente ao reconhecimento deste direito, não caberá mais recurso ao STJ, pois a matéria já está ali pacificada. O STJ entendeu, ainda, que os valores recebidos não representam pagamentos indevidos, uma vez que o aposentado havia cumprido os requisitos necessários para o benefício, assim, não terão que ser devolvidos. Essa decisão somente vale entre as partes que recorrerem à justiça.

 

Elisabete Porto. Advogada. Pós-graduada em Gestão Organizacional Pública.  Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB. Membro das Comissões de Direito do Idoso e Direito Previdenciário da OAB/PB. Membro do IBDP. Sócia do Linhares, Porto e Medeiros Advogados Associados.

Aletsandra Linhares. Advogada. Pós-graduada em Direito Previdenciário. Vice-Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/PB.  Coordenadora Estadual do IBDP. Sócia do Linhares, Porto e Medeiros Advogados Associados.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Elisabete Porto).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados