JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Tatiana Takeda
Tatiana de Oliveira Takeda é advogada, professora do curso de Direito da PUC/GO, assessora do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, articulista de sites e revistas jurídicas, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, especialista em Direito Civil, Processo Civil e Gestão Ambiental e Pós-graduanda em Direito Imobiliário.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

POLUIÇÃO SONORA, MEIO AMBIENTE E PODER DE POLÍCIA

O PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL (PEC) Nº 341/2009 E A PROPOSTA DA DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO: O CARÁTER VIOLADOR DA PEC FRENTE AOS DIREITOS AMBIENTAIS ADQUIRIDOS.

Breve histórico sobre a compensação ambiental no Estado de Minas Gerais sob o prisma da evolução da Gerência de Compensação Ambiental do Instituto Estadual de Florestais - IEF.

RESPONSABILIDADE POR DANOS AMBIENTAIS

A evolução da legislação ambiental brasileira

Protocolo de Quioto I

IMPOSIÇÃO DE MULTA POR CORTE DE ÁRVORES SEM AUTORIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DA JURIDICIDADE DAS AUTUAÇÕES REALIZADAS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Agrotóxicos: um vilão silencioso

BIOPIRATARIA DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS:- UMA AMEAÇA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A importância do Cerrado

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Ambiental

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO FOCO DA IMPRENSA BRASILEIRA

Texto enviado ao JurisWay em 25/05/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO FOCO DA IMPRENSA BRASILEIRA

 

 

De acordo com o documento "Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira", trabalho realizado com base em 50 (cinquenta) jornais diferentes, foi abordado que, em cada um deles, 01 (um) texto sobre o tema em questão é publicado a cada 05 (cinco) dias. Essa média cresceu para 01 (uma) matéria a cada 02 (dois) dias no primeiro semestre de 2007.

Ressaltou-se que a presença da cobertura nos veículos de abrangência nacional (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense) e econômicos (Valor e Gazeta Mercantil) é mais significativa do que aquela encontrada nos jornais regionais, revelando que o tema, de maneira geral, possui um agendamento de caráter mais abrangente. Esse resultado demonstra a necessidade de que esse debate também passe a ser enfocado a partir da perspectiva local, não raro, ofertada pelos diários de capitais fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília.

Frize-se que até o final do primeiro semestre de 2007, enquanto os 44 (quarenta e quatro) jornais de circulação regional contribuíram, na média individual, com 1,46% dos textos veiculados no período, os 04 (quatro) veículos nacionais somados aos 02 (dois) de cunho econômico contribuíram, também na média individual, com 5,95% dos textos publicados, ou seja, uma diferença de mais de 04 (quatro) vezes.

Para se dispor sobre o assunto em números e de acordo com o documento em comento, pode-se afirmar que:

     

  1. A imprensa refere-se mais à expressão "aquecimento global" (70% dos casos) do que à idéia de "mudanças climáticas" (30%), isto é, toma a parte pelo todo;
  2.  

     

  3. A cobertura sobre as alterações climáticas possui um foco geográfico internacional. Cerca de 50% das matérias que apresentam uma localidade (número que se acentua se considerar apenas os jornais nacionais e econômicos), trata do cenário internacional ou o relaciona ao contexto brasileiro; as restantes focam exclusivamente o território nacional;
  4.  

     

  5. Metade dos textos analisados revela o agendamento das principais temáticas que estão na órbita do debate mais amplo sobre as Mudanças Climáticas: efeito estufa; questões energéticas; conseqüências/impactos das mudanças/aquecimento global. Outros 22 (vinte e dois) assuntos dividem a segunda metade da cobertura, dentre eles: desmatamento, ação coletiva internacional, agricultura, indústria, eventos climáticos extremos, consumo, questões tecnológicas e vulnerabilidades;
  6.  

     

  7. Em geral, os veículos dão muito mais atenção à agenda da mitigação (41,7%) do que à adaptação (2,7%). As estratégias de mitigação, por sua vez, concentram-se no tema da oferta de energia (quase 50% das que falam de mitigação); já os aspectos relacionados às florestas, centrais no caso do Brasil, vêm bem abaixo, com 23%.
  8.  

Ademais, na seara da informação, as vastas implicações geradas para as sociedades pelas Mudanças Climáticas ampliaram os contextos que devem ser trazidos à baila quando o tema está em discussão.

Segundo o próprio documento, se por um lado, há um volume não desprezível de elementos gerais de contextualização (40% mencionam estatísticas, 36% legislação, 32% dados científicos), por outro, falha-se na apresentação dos contextos específicos.

Observe-se que as discussões e fatos sobre as Mudanças Climáticas podem, e devem, ser enquadradas a partir de diferentes perspectivas. Em parte, foi essa a tendência que a mídia demonstrou na cobertura do tema. Contudo, deixou-se de fazer uma conexão fundamental relacionada a essa discussão: não chegam a 15% os textos que vinculam o debate sobre as alterações climáticas à agenda mais ampla do desenvolvimento (independentemente do adjetivo que lhe seja acoplado) e até mesmo do crescimento.

Destarte, os resultados do presente estudo apontam claramente para um crescimento expressivo da cobertura sobre Mudanças Climáticas a partir do último trimestre de 2006, especialmente nos jornais nacionais e de cunho econômico.

As limitações reveladas pela cobertura podem ser transformadas em fortalezas, na medida em que sejam levadas em conta como fatores para qualificação do debate sobre as Mudanças Climáticas. Nesse sentido, parece que enfrentar esses desafios revelados pela análise pode agregar avanços qualitativos no tratamento editorial dispensado ao tema, além de ser um caminho para a continuidade de seu agendamento na sociedade.

Por fim, aponta-se que é preciso internalizar a pauta, ou seja, trazer a discussão do cenário internacional para o contexto doméstico e, no âmbito do Brasil, abordar as diferentes realidades regionais, bem como há a necessidade de ampliar os horizontes da cobertura sobre Mudanças Climáticas, vinculando-a a um debate mais transversal sobre as estratégias de desenvolvimento satisfatórias, inclusive elevando a presença de outros enquadramentos para além do ambiental.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Tatiana Takeda).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados