JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Yago Rafael Costa Silva
Yago Rafael Costa Silva Acadêmico em Direito do 7º Período da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE. Estagiário na Procuradoria de Justiça do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

O PODER DE POLÍCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DA LEGISLAÇÃO

CONVITE, MODALIDADE LICITATÓRIA QUE FERE O PRINCÍPIO DA ISONOMIA.

Poder Hierárquico

A Concessão Gratuita de Imóveis Públicos Para Fins de Moradia Como um Direito Subjetivo Potestativo em Face da Administração e a Medida Provisória 2.220/2001

Da ineficiência da expressão revogam-se as disposições em contrário

Responsabilidade do Estado aos Danos do Sistema Carcerário

Moralidade x Legalidade - Caso do Governador de Minas Gerais que utilizou helicóptero oficial para buscar filho em festa

Ação de Repetição de Indébito - Parcela de Custeio Assistência Pré Escolar

A CODIFICAÇÃO DO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO

Legitimidade da Defensoria Pública para interpor mandado de segurança coletivo

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Administrativo

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO AGENTE PÚBLICO SOB A ÓTICA DO ART. 37, §6º, DA CF

O presente artigo tem por finalidade discutir a responsabilidade civil da administração pública para com seus administrados sob a ótica do art. 37, §6º, da CF. Trata também de tentar conceituar inerentes a tal assunto.

Texto enviado ao JurisWay em 20/05/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO AGENTE PÚBLICO  SOB A ÓTICA DO ART. 37, §6º, DA CF

  

Yago Rafael Costa Silva

Acadêmico em Direito do 6º Período da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE.

Estagiário na Procuradoria de Justiça do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe.

 

 

 

             Sumário: 1. Introdução 2. Responsabilidade Civil do Agente Público 3.  Responsabilidade Civil do Agente Público e o Art. 37, §6º, da CF 4. Responsabilidade Civil da Administração Pública 5.  Responsabilidade Civil da Administração Pública e o Art. 37, §6º, da CF 6. Conclusão 7. Referências

 

  

 

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discutir a responsabilidade civil da administração pública para com seus administrados sob a ótica do art. 37, §6º, da CF. Trata também de tentar conceituar as terminologias inerentes a tal assunto, de maneira breve, abrindo espaço para discussões mais aprofundadas, afim de esclarecer no momento somente de quais formas seus entes sejam eles pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causaram a terceiros, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o responsável no caso de dolo ou culpa.


Palavras-Chaves: Administração Pública, Responsabilidade Civil, Agente Público.

 

1 -Introdução

O presente artigo tem por finalidade discutir de que maneira a administração pública pode ser responsabilizada civilmente pelos atos danosos praticados pelos seus agentes a seus administrados, ou seja, será analisado o art. 37, §6º, da CF e as regras ali contidas quais sejam: Responsabilidade objetiva da administração pública e responsabilidade subjetiva do agente público.

A responsabilidade civil é de ordem  patrimonial e se extingui com o pagamento da indenização, sendo que, todo aquele que causa dano a outrem é obrigado a repara-lo, ou seja, todos os servidores públicos estão obrigados a reparar os danos causados à Administração e aos seus administrados por culpa ou dolo no desempenho de suas funções.

Como obrigação meramente patrimonial, a responsabilidade civil independe da criminal e da administrativa, com as quais pode coexistir sem, todavia, se confundir.


2 - Responsabilidade Civil do Agente Público


A responsabilidade civil do agente público é a obrigação que se impõe ao servidor de reparar o dano causado à Administração por culpa ou dolo no desempenho de suas funções.

Para se configura a responsabilidade civil do Agente Público é necessária à observância dos seguintes requisitos segundo:

         Evento danoso (ocorrência do dano);

         Nexo causal (relação entre o dano e o agente público que o pratico);

         Dolo ou culpa do agente público (o ônus da prova cabe a administração pública);


3 - Responsabilidade Civil do Agente Público e o Art. 37, §6º, da CF


Deste modo, a responsabilidade do agente público é subjetiva não pode a Administração Pública isentar de responsabilidade civil seus servidores, pois não possui disponibilidade sobre o patrimônio público. Muito pelo contrário, é seu dever zelar pela integridade desse patrimônio, adotando todas as providências legais cabíveis para a reparação dos danos a ele causados, qualquer que seja o autor. Daí por que a parte final do § 6° do art. 37 da CF, impõe a responsabilização do agente causador do dano somente quando agir com culpa ou dolo, excluindo, portanto, a responsabilidade objetiva, que é unicamente da Administração perante a vítima.

A responsabilização civil de servidor por danos causados a terceiros no exercício de suas atividades funcionais depende da comprovação de sua culpa em ação regressiva proposta pela pessoa jurídica de Direito Público depois de condenada à reparação (CF, art. 37, § 6°, CF).

4 - Responsabilidade Civil da Administração Pública


Responsabilidade civil da Administração é aquela que impõe à Fazenda Pública a obrigação de sanar o dano causado a terceiros por agentes públicos, no desempenho de suas funções.

Para se configura a responsabilidade civil da Administração Pública é necessária à observância dos seguintes requisitos:

         Evento danoso (ocorrência do dano);

         Nexo causal (relação entre o dano e o agente público que o pratico);

         Ausência de causa excludente da responsabilidade estatal (culpa exclusiva da vitima);

Preenchidos tais requisitos a Administração Pública será obrigada a indenizar o administrado pelos danos causados.


5 - Responsabilidade Civil da Administração Pública e o Art. 37, §6º, da CF


A Administração Pública brasileira adotou a Teoria do Risco Administrativo no que diz respeito a sua responsa a sua responsabilidade civil. Deste modo as pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nesta qualidade, causaram a terceiros, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o responsável no caso de dolo ou culpa assim dispõe o art. 37, §6º, da CF, in verbis:


"As pessoas jurídicas de Direito Público e as de Direito Privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa"


O referido artigo estabelece para todas as entidades da Administração Pública a obrigação de indenizar o dano causado a terceiros por seus servidores não precisa o Administrado provar o dolo ou a culpa do agente do agente. Somente se faz necessário a comprovação do dano sofrido e a relação de causa entre essa ação ou omissão do estado. Deste modo, a responsabilidade civil do estado é objetiva.

Observe-se que o art. 37, § 6°, da CF só atribui responsabilidade objetiva à Administração pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros não estando não se responsabilizando o estado por fenômenos da natureza.

A reparação do dano causado pela Administração a terceiros obtém-se amigavelmente ou por meio da ação de indenização, e, uma vez indenizada a lesão da vítima, fica a entidade pública com o direito de voltar-se contra o servidor culpado para haver dele o despendido, através da ação regressiva autorizada pelo § 6.° do art. 37 da CF, sendo que, o estado indenizara a vítima e o agente indenizara o estado por meio de ação regressiva.

Segundo a doutrina de Hely Lopes Meireles para obter a indenização basta que o lesado acione a Fazenda Pública e demonstre o nexo causal entre o fato lesivo (comissivo ou omissivo) e o dano, bem como seu montante. Comprovados esses dois elementos, surge naturalmente a obrigação de indenizar. Para eximir-se dessa obrigação incumbirá à Fazenda Pública comprovar que a vítima concorreu com culpa ou dolo para o evento danoso. Enquanto não evidenciar a culpabilidade da vítima, subsiste a responsabilidade objetiva da Administração. Se total a culpa da vítima, fica excluída a responsabilidade da Fazenda Pública; se parcial, reparte-se o quantum da indenização.

Ainda segundo a doutrina de Hely Lopes Meireles a ação regressiva da Administração contra o causador direto do dano está instituída pelo § 6.° do art. 37 da CF como mandamento a todas as entidades públicas e particulares prestadoras de serviços públicos. Para o êxito desta ação exigem-se dois requisitos: primeiro, que a Administração já tenha sido condenada a indenizar a vítima do dano sofrido; segundo, que se comprove a culpa do funcionário no evento danoso. Enquanto para a Administração a responsabilidade independe da culpa, para o servidor a responsabilidade depende da culpa: aquela é objetiva, esta é subjetiva e se apura pelos critérios gerais do Código Civil.


6 - Conclusão

No caso do art. art. 37, § 6°, da CF a responsabilidade civil da Administração pública é objeta assumindo a mesma obrigação de ressarcir os danos causados pelos seus Agentes Políticos que por sua vez tem a responsabilidade objetiva podendo a Administração Pública entra com ação regressiva contra o agente que praticou a ação ou omissão dolosa depois de indenizar o terceiro prejudicado.

 

7 - Referências:

MEIRELLES, Hely Lopes, atualizada por AZEVEDO, Eurico de Andrade; ALEIXO, Délcio Balestero; e BURLE FILHO, José Emmanuel. Direito Administrativo Brasileiro. 23.ª edição atualizada por: MALHEIROS EDITORES, São Paulo: 1998.

PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di; Direito Administrativo - Ed. ATLAS, Porto Alegre: 2012.

http://www.jurisite.com.br/apostilas/direito_administrativo.pdf - acesso em Aceso em 10/05/2014

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Yago Rafael Costa Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados