JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Monografias Direito Penal

A NECESSIDADE DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO NO INQUÉRITO POLICIAL

O presente artigo trata de uma questão extremamente polêmica entre o acusado e seu defensor: a necessidade jurídico-social de se ter na fase do inquérito policial o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Texto enviado ao JurisWay em 17/05/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O DIREITO À AMPLA DEFESA E AO CONTRADITÓRIO NO INQUÉRITO POLICIAL: UMA NECESSIDADE JURÍDICO-SOCIAL

 

 

 

Priscila Mara Nunes Malta[1]

 

 

O presente artigo trata de uma questão extremamente polêmica entre o acusado e seu defensor: a necessidade jurídico-social de se ter na fase do inquérito policial o direito à ampla defesa e ao contraditório. Considerando-se a garantia constitucional à ampla defesa e ao contraditório no processo já instaurado, ainda que o inquérito policial não seja um processo e sim um procedimento, o direito à ampla defesa e ao contraditório, nesta fase administrativa, devem e precisam ser respeitados, uma vez em que se lida com a honra, a dignidade e a liberdade do ser humano. Para que ocorra essa aplicabilidade da ampla defesa e do contraditório durante o inquérito policial, tornam-se necessárias mudanças nesse procedimento, transformando um processo administrativo em um processo jurídico, que permita ao acusado exercer a sua defesa, através de seu defensor, nos termos da lei. O que se verifica atualmente é a inversão de valores durante o inquérito policial. O cidadão que deveria ser meramente investigado passa dessa condição para a de acusado, pois os termos do inquérito policial, quando remetido ao seu destinatário, não deixam transparecer outro entendimento: houve crime, há materialidade e autoria. É certo que a autoridade policial não determina se houve ou não fato típico e antijurídico. Cabe à autoridade policial investigar. No entanto, o inquérito policial não deixa dúvidas quando encerrado que ali há um crime e uma autoria. É nesta hora, em que o investigado se torna acusado, desde o início do inquérito policial, que seu defensor tem o dever de agir em prol do mesmo, evitando, desta feita, que a injustiça se faça presente.

 

 

 

 

 

O Código de Processo Penal dedicou o Título I do Livro I, do Processo em Geral, ao Inquérito Policial. Vejamos que o Código de Processo Penal inclui o Inquérito Policial na parte de Processo em Geral, ainda que o Inquérito Policial seja um procedimento administrativo.

O presente estudo firma seus pilares situados na 1ª fase ou fase administrativa da persecução criminal. Considerando o inquérito policial o meio inicial e mais comum para se realizar a coleta de elementos informativos de um crime e o direito à ampla defesa e ao contraditório uma garantia constitucional, analisamos a legislação, doutrina e jurisprudência pátria acerca do que se apresenta.

O objetivo deste artigo é abordar a necessidade vital da ampla defesa e do contraditório durante a fase investigatória. O intento específico aqui buscado é demonstrar que as garantias constitucionais dos institutos da ampla defesa e do contraditório, devem e precisam ser utilizados nesse primeiro momento em que se avalia o cometimento de um crime e se precede à denúncia do mesmo.

Tal necessidade se faz cabívelquando se lida com bens tão caros aos homens, a exemplo da liberdade de seu corpo e sua honra. Ante essa situação, se tornaria imprescindível ao inquérito policial, a observação da garantia desses bens, no intuito de proteger o cidadão inocente.

Na mesma esteira, persevera o entendimento que a presença do defensor do acusado, o advogado, para utilizar dos meios jurídicos para exercer a ampla defesa e o contraditório no inquérito policial é fundamental.

De acordo com o que dispõe o artigo 1º do Código Penal brasileiro: [...] “não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal”. Sendo o homem livre para a prática de qualquer ato, desde que assuma as consequências dos mesmos, cumpre também ao Estado exigir que se cumpram os direitos e garantias individuais de cada cidadão.

É de claro conhecimento que o Direito Penal é objetivo, uma vez em que trata de um conjunto de normas que descrevem e tipificam crimes, bem como estabelece sanções para os mesmos. Dessa forma, o direito de punir do Estado fica vinculado a essas condutas.

No entanto, esse “jus puniendi”, qual seja, o Direito de Punir do Estado, deve estar vinculado à aplicabilidade do Princípio da Igualdade “tratar os iguais de forma igual e os desiguais na medida de sua desigualdade”, devendo, também, serem observados as garantias constitucionais de ampla defesa e contraditório.

O inquérito policial tem início com a notitia crimine (notícia crime); através dela a autoridade policial toma conhecimento do fato criminoso e a toma como base para instauração do inquérito policial.

Sabemos ser o inquérito policial um mero procedimento administrativo, que tem por finalidade a coleta de indícios de autoria e materialidade. E por ser mero procedimento administrativo, não pode o juiz condenar o indiciado apenas pelo embasamento em exames e perícias realizadas durante essa fase.

O processo penal, que versa sobre o instituto da ampla defesa e do contraditório, compreende o direito à defesa técnica, bem como o exercício do direito à autodefesa.

A defesa técnica é uma defesa necessária que deve ser exercida buscando a efetividade possível.

É nesse momento que há o apelo para a figura do advogado.

O cidadão indiciado, principalmente aquele inocente, passa por uma situação extremamente delicada: a de ser indiciado. Quando indiciado, o cidadão se sente acuado com a possibilidade ser acusado por um crime que não cometeu. Tudo isso causa grande desestabilização no indivíduo, fazendo com que o mesmo venha a procurar por um defensor.

Quando um cidadão procura um defensor, a maioria deles, senão todos, buscam o êxito da demanda. Mas e quando um cidadão busca um defensor e este, na fase do inquérito policial, nada pode fazer em prol da defesa de seu cliente?

Resta claro que o inquérito policial, ainda que um procedimento meramente administrativo, precisa ser adequado à realidade da sociedade e deve observar as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

É certo que, em determinados inquéritos policiais, apurados os fatos, realmente se verifica que houve autoria e materialidade de um crime. No entanto, o fato do cidadão ser autor, partícipe ou coautor de um crime,  isso não tira do mesmo o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Cabe ao Representante do Ministério Público ou ao Ofendido o título de destinatário do inquérito policial. É passo aguardado para que esses façam a propositura da ação penal. Mas, e se o cidadão for considerado inocente? Estará expresso no inquérito policial? Versará no inquérito policial a ampla defesa e o contraditório deste cidadão que está sendo acusado na fase administrativa? Não.

A vislumbração da ampla defesa e do contraditório na fase do inquérito policial é algo muito distante de nossa realidade, mas não é algo impossível.

O advogado é parte principal para a efetiva aplicação da justiça e por isso, a presença do mesmo, atuando em defesa de seu cliente, durante a fase do inquérito policial, faz-se necessária, importante, imprescindível.

Para que tal fato se torne viável, é necessário que o Processo Penal passe por uma séria reforma.

O inquérito policial seria admitido na fase processual, ou seja, iniciada a ação, ocorreria o inquérito policial, ocasião em que o defensor do acusado exerceria o direito à ampla defesa e ao contraditório. Encerrado o inquérito policial, este seria remetido diretamente ao Juiz de Direito competente, que, verificando que ali não houve autoria ou materialidade, iria julgar extinto o processo, sem julgamento do mérito, arquivando o processo. Nos casos em que forem verificadas a autoria e a materialidade de um crime, o Juiz de Direito competente procederia à Audiência de Instrução e Julgamento, onde seriam ouvidas testemunhas do fato, procedendo, em sede de audiência, ao julgamento da lide.

Vejamos que o propulsor da ação penal continuou sendo o inquérito policial. No entanto, dado ao mesmo os direitos inerentes ao processo penal, qual seja a ampla defesa e o contraditório, a celeridade se fez presente, a partir do momento em que o inquérito policial passou a permitir ao Juiz de Direito o agir de ofício, extinguindo o processo mediante a inocência do acusado ou dando andamento ao mesmo para melhor apuração dos fatos ou nos casos de autoria e materialidade. Em todos os casos, a justiça fez-se presente, de forma correta, efetiva e ampla.

 

 

 

 

Dedico este artigo à querida professora , amiga e advogada, Dra. Palova Amisses Parreiras, que com seu brilhantismo e profissionalismo inigualável despertou em mim a paixão pelo Direito Penal.

 



[1]Bacharelanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Contagem/MG. advpriscilamalta@gmail.com

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Priscila Mara Nunes Malta).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados