JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Danilo Santana
Advogado, OAB 32.184 MG, graduado em Direito pela PUC-MG, membro efetivo do Instituto dos Advogados. Especialização em Marketing Internacional e Pós-Graduação em Direito Público. Professor de Direito Empresarial e autor literário.
Monografias Direito de Família

A União Estável e Seus Reflexos

A união estável e seus reflexos jurídicos depois do novo Código Civil

Texto enviado ao JurisWay em 12/01/2007.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Durante muitos anos a união informal entre homem e mulher, não unidos pelo casamento, independentemente de estarem ou não impedidos de se casarem, constituía uma afronta às normas vigentes que não acolhiam este modelo de relacionamento.

 

A princípio tais situações eram constatadas, com maior incidência, nas classes mais humildes, depois, com o decorrer dos anos e a assimilação da sociedade, foi crescendo para, nos últimos trinta anos, se disseminar em todas as classes sociais em índices muito próximos.

 

A terminologia utilizada para designar este relacionamento, a princípio era o concubinato, que sempre manteve uma notória feição pejorativa, depois, normas outras reconheceram que estas uniões nem sempre estavam à margem da lei e mereciam respeito. Assim, aos poucos, o conceito foi se alterando até que adquiriu contorno jurídico e familiar.

 

A expressão "união estável" foi consagrada no direito brasileiro a partir de l988 quando a Constituição Federal a reconheceu como entidade familiar e impôs ao legislador ordinário a obrigação de estabelecer regras para facilitar a sua conversão em casamento.

 

Esta evolução simplesmente cuidou de aproximar a lei da realidade social, vez que a realidade social se encontrava distanciando da lei, e se revelava mais forte, além do que, os tribunais começavam a reconhecer direitos originários destas uniões.

 

O constituinte, como era da sua função legal e natural, se adiantou, valorizou e adotou a primazia da realidade e a notória vocação social, principalmente porque sofria forte pressão das inúmeras decisões judiciais que supriam as lacunas da lei e já emprestavam valor jurídico efetivo a estes relacionamentos e, em algumas situações, inclusive, equiparando-os ao casamento .

 

A norma, então claramente favorável à criação de uma nova categoria de uniões, estabeleceu notória distinção entre a união estável e o concubinato. A união, reconhecida como entidade familiar, dependia de requisitos: deveria se manter estável; abranger as relações afetivas apenas entre o homem e a mulher; ser pública, portanto, ostensiva; contínua e duradoura, e mais, ser estabelecida com o objetivo de constituição de família.

 

Já a figura do concubinato restou aplicada somente aos casos em que houvesse manutenção de relações, não eventuais, de forma clandestina, entre homem e mulher impedidos de casar. Durante muitos anos a doutrina e a jurisprudência consagraram uma forma de proteger parcialmente o fruto patrimonial destas relações enquadrando-as como sociedades de fato. Desde que comprovado que o companheiro havia contribuído, de alguma forma, para a constituição do patrimônio, entendia-se que o resultado econômico auferido durante este convívio, na hipótese de dissolução da sociedade, deveria ser partilhado igualmente entre os sócios. Mas, as decisões que eventualmente reconheciam o direito dos companheiros, até por analogia a outros institutos jurídicos, não endossavam a existência de vínculo familiar .

 

A conquista da legalidade destes relacionamentos foi lenta e difícil, mas, prevaleceu, porque era uma imposição social, já definitiva e incapaz de ser sufocada. Com o tempo a Previdência Social começou a aceitar a possibilidade do companheiro figurar como dependente do segurado, depois a Receita Federal da mesma forma e, pouco a pouco, chegou-se ao momento maior que foi o reconhecimento da "união estável" como entidade familiar sujeita à proteção do Estado.

 

A grande inovação é que o casamento perdeu a exclusividade do status de instituição fundamental da família. Entretanto, embora a "união estável" crie legalmente vínculos familiares e goze da proteção do Estado, o casamento continua a ser a expressão maior em uma sociedade conjugal, tanto que a própria norma cria condições de facilidade para a conversão da "união estável" em casamento.

 

Entretanto, não se deve imaginar que é extensiva a possibilidade de se constituir "união estável", com os benefícios da proteção Estatal, entre pessoas do mesmo sexo. A própria Constituição Federal afasta esta hipótese ao estabelecer a "união estável" cria um elo jurídico e familiar entre o "homem e mulher", de forma clara, portanto, negando qualquer interpretação benéfica às ligações homossexuais.

 

Entretanto, ao alçar a união estável ao status de entidade familiar o legislador a equiparou ao casamento em várias situações em que a norma concede ou reconhece benefícios à instituição familiar. Seja com relação aos privilégios legais deferidos ao bem de família, ou mesmo à impenhorabilidade de bens necessários à família, ou ainda aqueles, que visando o interesse social, como o que permite a gratuidade da justiça, ou reconhece direitos especiais de usucapião quando a posse envolve a família.

 

Portanto, é importante que se conheça, com absoluta clareza, o que se pode chamar de "união estável", em face da lei, da jurisprudência e da doutrina.

 

Embora sejam vários os requisitos para caracterizar a "união estável" no âmbito legal, o mais elementar deles é o da publicidade. É perfeitamente normal que um casal opte por ter um relacionamento discreto, sem alarde, livre de manifestações públicas, e isso, nestes termos, não prejudica o conceito, entretanto, o que não pode ser considerado como "união estável" é a ligação limitada às paredes do relacionamento, de forma clandestina e sigilosa para com o meio social dos envolvidos.

 

A exigência da duração e estabilidade do relacionamento também merece considerações especiais. Embora não se possa dizer que é estável um relacionamento que sofre freqüentes interrupções, não se pode dizer que haverá quebra do requisito de estabilidade eventuais separações justificáveis, impostas por razões outras que não a vontade deliberada do casal.

 

Da mesma forma deve ser analisado com critério o requisito da duração do relacionamento. A norma, emanando evidente sabedoria, deixou ao prudente critério do magistrado examinar cada situação e estabelecer se a relação se enquadra no requisito de "duradoura" ou não. A norma vigente já não estabelece prazo certo porque, em alguns casos, o caráter duradouro da relação depende de outras situações que poderão compreender o ânimo das partes em determinado momento e as condições em que ocorreu.

 

Também é especialmente subjetivo o requisito do "objetivo de constituição de família", posto que nem é necessário que o casal tenha filhos para caracterizá-lo, da mesma forma que o nascimento de um filho não decorre necessariamente da vontade de seus pais em constituir família. Também nem se pode falar que o carinho ou o tratamento dispensado a um e outro possa ser capaz de intuir o julgador nesta definição.

Desta forma, a conclusão do magistrado, em um caso concreto, dependerá sempre da soma de evidências positivas ou negativas encontradas na produção de provas.

 

Mas, de qualquer forma não se pode esquecer que o artigo art. 1.723, § 1º, do Código Civil, estabelece com absoluta clareza, "a união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521", então, restará absolutamente claro que não se poderá imaginar a possibilidade de se configurar "união estável" naqueles casos em que qualquer dos companheiros estiver proibido de se casar.

 

Entre estas vedações podem ser destacadas, por exemplo, a união entre ascendente e descendente, entre os parentes afins em linha reta, entre o adotante e quem foi cônjuge do adotado ou entre o adotado e quem foi cônjuge do adotante, entre irmãos e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive (tio e sobrinha, ou tia e sobrinho), entre pessoas casadas e entre o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.

 

O mais interessante é destacar que a relação de parentesco por afinidade se estabelece também entre um dos companheiros com os parentes do outro (CC. art. 1.595, caput), e que, na linha reta, ela não se extingue com a dissolução da união estável (CC art. 1.595, § 2º); desta forma, na hipótese de um homem conviver com uma mulher em união estável, e algum dia for dissolvida essa união, ainda que pela morte da mulher, ele estará impedido de estabelecer nova união estável com a filha da sua falecida companheira e de outro homem.

 

Apesar de todos as complexidades anotadas, o que causa maior incidência de demandas judiciais é a questão patrimonial. Assim, o ideal para ambas as partes é que, na hipótese de haver interesse de se estabelecer o vínculo da "união estável", os companheiros redijam um contrato que defina ou relate a data de início do relacionamento; estabeleça o que cada um espera do outro e, especialmente, registre definitivamente o regime patrimonial que prevalecerá entre eles.

Na eventualidade de sobrevir uma "ação de dissolução de união estável" a solução será mais simples, rápida e dentro das expectativas de cada um dos companheiros.

 

Não havendo contrato escrito, a relação patrimonial entre os companheiros será o do regime da comunhão parcial de bens, conforme dispõe a lei (CC art. 1725). Neste caso, todos os bens adquiridos na constância da união deverão pertencer a ambos, em parte iguais. Mas, exatamente por isso surgem demandas intermináveis reclamando ou negando participação em bens patrimoniais, principalmente porque, não se possuindo a data exata do início da união estável, as partes deverão buscar as provas mais remotas para tentar provar que o relacionamento nasceu na data que melhor possa atender os seus interesses.

 

Outro problema é que, neste caso, os bens de herança e os adquiridos antes do relacionamento não se comunicam, contudo, a renda que possam gerar, passará a integrar o patrimônio de ambos igualmente.

 

Apenas para demonstrar a complexidade que pode gerar a relação estável, é importante destacar que os alimentos podem ser devidos também aos companheiros, em obediência à norma vigente (CC art. 1.694) "Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação". O certo é que, conforme a redação legal, qualquer um dos companheiros que dele necessite, poderá pedir alimentos ao outro. Mas, a norma também estabelece que (CC art. 1.708) "com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos".

 

E, por último, por se tratar de assunto pertinente ao presente comentário, impõe-se registrar que o artigo 1.790 do Código Civil, concede direitos sucessórios ao companheiro relativamente aos "bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável", entretanto, produzindo efeitos com reflexo patrimonial diferente considerando a qualidade do rol de herdeiros. Quando o companheiro concorre com os filhos comuns tem direito a uma participação na herança; quando concorre com os filhos só do companheiro falecido, havidos de outro relacionamento, tem outro percentual na herança e, terá direito a uma outra participação diferente se estiver concorrendo com outros parentes sucessíveis.

 

Código Civil - artigo 1790 - A companheira ou o companheiro participará da sucessão do
outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na constância da união
estável, nas condições seguintes:


Código Civil - artigo 1790 - I - Se concorrer com filhos comuns (ou seja com os seus
filhos e dele), terá direito a uma equivalente à que por direito for
atribuída ao filho (portanto, se fossem apenas os seus dois filhos; você
teria direito a 1/3);


Código Civil - artigo 1790 - II - Se concorrer com descendentes só do autor da
herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles. 

Mas, na maioria dos casos a chave para entender a aplicabilidade do conceito de "união estável" está previsto no art. 1.724, do Código Civil, "as relações pessoais entre os companheiros obedecerão aos deveres de lealdade, respeito e assistência, e de guarda, sustento e educação dos filhos".

 

Assim, uma das hipóteses de negação da existência de "união estável" será uma prova inequívoca de que o companheiro que pretende obter a reconhecimento da relação tenha faltado com o requisito da lealdade e respeito. Impõe-se observar, ainda, que "lealdade" não se caracteriza apenas com a prova da infidelidade. Muitas outras situações podem caracterizar a ausência da lealdade e do respeito e, por conseqüência, frustrar a expectativa de existência de um vínculo legal forte, que gera direitos durante e depois do rompimento da relação.

 

 
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Danilo Santana).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Blankita (14/08/2009 às 13:19:30) IP: 201.34.229.212
gostaria de fazer uma consulta de como devo proceder no sequinte caso,vivi maritalmente com um homem desde 1983 até 1998,me colocou como dependente dele etc,separei-me e por motivo de força maior contrai nova união e foi tudo registrado em cartorio,apos o falecimento do mesmo,voltei a viver em união estavel com o meu primeiro companheiro,o fato e que o convenio dele pediu uma decelaração de convivencia marital, e eu já tinha feito uma em 2002,como devo fazer a dissolução?pois preciso do convenio
2) Blankita (14/08/2009 às 13:22:50) IP: 201.34.229.212
continuando,como devo proceder?faço uma declaração de proprio punho?pois preciso do convenio dele para continuar meu tratamento de saude,tenho uma mielodisplasia grave e necessito de transfusoes frequentes e tratamento medico especializado,haja vista que sou dependente financeiramente,não consegui validar o email,pois o pc ta dando pau,61 96997466
3) Argentina (17/08/2009 às 17:59:28) IP: 201.2.14.28
A proposito,iniciei um relacionamento em 1998 a 2001,apos a morte de uma das partes,fiquei sabendo que fui beneficiaria dele num seguro de vida,tive que fazer um contrato de convivencia prá comprovar que na ocasiao era sua companheira,apos o fato,entre idas e vindas,discussoes intermiveis com o antigo relacionamento,este quer fazer uma declaração de convivencia marital comigo,é possivel?ou ainda estou unida a antiga declaração,ela não cessa após a morte de uma das partes?
4) Srs (29/09/2009 às 19:04:43) IP: 201.87.82.134
namorei 17 anos c uma pessoa. tendo final essa relacão a 1 ano, gostaria de cancelar essa escritura mas o mesmo ñ responde minha solicitação p entrarmos em acordo p finalizar tal documento, como devo proceder ñ tivemos filhos. Não temos dependentes, gostaria de saber se tenho ainda direito ao convenio medico ja q era dependente do mesmo e dividiamos tudo.
5) Srs (29/09/2009 às 19:05:18) IP: 201.87.82.134
namorei 17 anos c uma pessoa. tendo final essa relacão a 1 ano, gostaria de cancelar essa escritura mas o mesmo ñ responde minha solicitação p entrarmos em acordo p finalizar tal documento, como devo proceder ñ tivemos filhos. Não temos dependentes, gostaria de saber se tenho ainda direito ao convenio medico ja q era dependente do mesmo e dividiamos tudo. email : kreel@ig.com.br
6) Regina (16/01/2010 às 17:17:26) IP: 189.46.93.225
tenho uniao estavel ja 21 anos ele passou a casa no meu nome sera que os filhos dele tem direito
7) Tarcysio Cecchini. (01/02/2010 às 18:19:01) IP: 189.82.28.216
Estou com um problema, peço a sua ajuda.
Minha mãe fez uma procuração para Irma dela,
Resolver alguns problemas. Eu posso perder minha
Herança caso minha mãe chegue a falecer. Como
Fosso pra cancelar essa procuração?
8) Thagu (09/02/2010 às 16:08:14) IP: 187.59.108.200
Estou a 11 anos com uma pessoa que nao divorciou.Eu posso fazer uma declaracao de dependencia financeira.Temos dois filhos, registrados e vivemos na mesma casa a 11 anos.Ele pode passar para o meu nome uma casa que vamos comprar em dinheiro nas maos para meu nome?
9) Denise (23/04/2010 às 12:31:37) IP: 93.35.233.218
A minha opiao é que excelente.
Pude ser muito bem informada.
10) Osmar (05/07/2010 às 11:51:52) IP: 187.14.154.27
Excelente embasamento!
11) Fátima (17/09/2010 às 19:00:27) IP: 201.51.198.228
O tema da minha monografia é a união estável e seus Reflexos Sociais. Gostaria de conteudo para estudo da tese.
12) Maria (01/09/2011 às 19:18:43) IP: 187.24.3.16
Conteúdo bastante esclarecedor.
13) Aline (11/09/2014 às 13:15:24) IP: 201.48.156.219
ÓTIMA EXPLANAÇÃO DO ASSUNTO.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados