JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Monografias Direito de Família

Direitos e Obrigações do Poder de Família

Texto enviado ao JurisWay em 15/03/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

No começo dos tempos, o poder de família era exclusivo ao pai e da religião, pois se tratava da pessoa do sacerdote do culto doméstico,  juiz,  comandante e  chefe daquele grupo humano,do qual detenham total poder sobre a vida dos filhos decidindo se viveriam ou não e ate mesmo podendo serem vendidos ;  porem com o passar dos tempos esse poder foi substituído não só por direitos mas também com obrigações para com os filhos que também passou a ser compartilhado com mãe que antes não tinha direito a optar e agora tem responsabilidade igual.

O filho natural foi o primeiro a conhecer a guarda e o poder de família compartilhado pelo pai e a mãe que o reconhecerem , no entanto se os dois o fizerem o juiz decidira a causa analisando o melhor ao interesse do menor , ao filho adotivo esse poder e´ transferido do pai natural aos adotantes .

O poder de família esta consiste não só de direitos mas de obrigações para com o menor , seja no dever  , de assistir , criar, educar os filhos menores e se responsabilizando civilmente , dos filhos menores em sua companhia e em sua guarda, já que o direito de família é puro , indisponível,  irrenunciável, não passível de transação e sendo imprescritível, somente cessa na forma da lei, devendo ser nomeado tutor ou curador para exercê-lo; podendo tal múnus ser exercido pelo representante do MP; em contrapartida os filhos tem  o dever  de ajudarem e ampararem os pais na velhice, na carência e enfermidade.

Se existir irregularidades quanto a situação do menor esse poder poderá ser transferido a quem melhor diligencie o interesse do bem-estar do menor já que a lei institui o pátrio poder como sistema de proteção e defesa do menor, e portanto, deve durar todo o tempo da menoridade de forma ininterrupta; podendo ser antecipada ou cessando em virtude de causas ou acontecimentos , como o casamento a emancipação do menor  ou por ato da autoridade, que fará a apuração devida, quanto ao abuso do pai ou da mãe, por omissões ou excesso no exercício de sua autoridade paternal como deixar o filho em estado de vadiagem, mendicidade, libertinagem ou criminalidade; excitar ou propiciar esses estados ou concorrer para perversão; infligir ao menor maus-tratos ou privá-lo de alimentos ou cuidados; empregar o filho em ocupação proibida, ou manifestamente contrário à moral ou aos bons costumes; pôr em risco a vida, a saúde ou a moralidade do filho; faltar aos deveres paternos por abuso de autoridade, negligência, incapacidade, ou impossibilidade de exercer o pátrio poder.

Se os pais ou responsáveis perderem esse direito sobre seus filhos ou tiverem esse direito suspenso também, perderão se todos os direitos em relação ao filho, inclusive o usufruto de seus bens, sendo a mais grave sanção imposta ao que é convencido de faltar aos seus deveres para com o filho, ou falhar em relação à sua condição paterna ou materna.

Se a sanção for aplicada ao pai; este poder passa à mãe. Se a mesma estiver morta, ou for incapaz ou interdita, o juiz nomeará um tutor.

             


Bibliografia

In Orlando Gomes, Direito de Família, 12 edição, Editora Forense art. 395 C.C. e do art. 24 do E.C.A (Lei 8.069/90), (que revogou o antigo Código Menores).

Arnaldo Rizzardo, Direito de Família, Rio de Janeiro, Editora Aide, 1994

GRISARD FILHO, Waldir. A guarda compartilhada no novo Código Civil . Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 108, 19 out. 2003. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2010.

Gisele leite,o patrio poder  Gisele Leite, O Atual Poder Familiar (O Ex-Patrio Poder) http://www.pailegal.net/chicus.asp?rvTextoId=735085244 / Disponível em 08/03/2010

SOTTOMAYOR, Maria Clara. A introdução e o impacto em Portugal da guarda conjunta após o divórcio. Revista Brasileira de Direito de Família, n. 8, p.52-61, jan./mar. 2001


 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Sirlei Aparecida Sales).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados