JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Luiz Fernando Rodrigues Guimaraes
Luiz Fernando R. Guimarãe é Escrevente Técnico Judicário desde 2005 no Tribunal de Justiça de São Paulo. Atualmente, cursa o 10º semestre da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE PARA O DIREITO: uma análise da formação de um serial killer sob uma perspectiva freudiana

O Promotor de Justiça pode oficiar junto à Conciliação dos Juizados Especiais Criminais?

Como água para Chocolate

Entre o Direito e a Exceção - peculiaridades jurídicas e apontamentos históricos a respeito da ditadura civil-militar brasileira

A arbitragem como forma de resolução de conflitos

INTERDEPENDÊNCIA DA GESTÃO DE AUDITORIA INTERNA COM A AUDITORIA EXTERNA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES DE CAPITAL ABERTO

OBESIDADE: O NOVO DESAFIO À POLÍTICA DE SAÚDE DO SUS

O DEVER DO ADVOGADO

O PODER NA VISÃO DE NICOLAU MAQUIAVEL E ETIENNE DE LA BOÉTIE

OS CENTROS JUDICIÁRIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA COMO MECANISMOS DE ACESSO À JUSTIÇA

Todas as monografias da área...

Monografias Outros

A Informatização do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo busca cumprir uma das principais metas instituídas pelo CNJ: sistemas de digitalização de processos. Próximo ao fim do prazo estipulado, a corte tem obtido bons resultados.

Texto enviado ao JurisWay em 19/07/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

No ano de 2008, o Conselho Nacional de Justiça editou metas a serem cumpridas por todas as cortes estaduais do país. Entre as medidas estipuladas, a informatização integral da justiça previa que em até 5 anos os tribunais adotariam sistemas de digitalização de processos. No tribunal de maior movimento do Brasil, foram adotadas ações para cumprimento das ações no prazo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo instituiu uma plano (PUMA – Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento), que visa à implantação de sistema informatizado único de controle de processos (Sistema de Automação da Justiça – SAJ).  Todos os dias há publicação de convocações no DJE-SP dos servidores que necessitam de treinamento para utilização do programa.

 As ações também são realizadas nos procedimentos administrativos da instituição.  A mais recente foi a disponibilização de e-mails institucionais aos mais de 40 mil servidores, o que facilitará a comunicação entre a administração e funcionários.  Atualmente, existem meios eletrônicos para os funcionários solicitarem férias, licença-prêmio, e outros pedidos administrativos.  A burocracia deixou de lado o uso de papéis, o que representa economia de tempo e dinheiro.

O fluxo de litígios judiciais no Estado de São Paulo causa espanto. Em 2012, havia mais de 19 milhões de feitos em andamento. Somente o Fórum João Mendes, localizado na região central da capital, tem movimento maior que muitas comarcas do interior.

Noutrora, os processos eram localizados por meio de fichas. Anotadas à mão, serviam apenas para a localização dos autos. Atualmente, ainda que não eletrônico, os processos tem o andamento cadastrado em sistema que permite, pela internet, a visualização de despachos. Com esta possibilidade, muitos atendimentos no balcão deixaram de ser realizados.

Apesar de dispendiosa e de ter causado muito tumulto, a implementação dos meios eletrônicos, no geral, tem gerado bons resultados.

O Desembargador Manoel Justino Bezerra Filho, juiz há 25 anos, ao ser questionado se os avanços otimizaram os procedimentos cartorários, respondeu: “Não sei se a pergunta incluindo o termo ‘otimização’ estaria correto, pois pode significar que os trabalhos estão ‘ótimos’. Com esta ressalva, sem dúvida, a informatização do TJSP está colaborando decisivamente para a melhora dos trabalhos, esperando-se que continuem caminhando (os trabalhos e a informatização) para a otimização pretendida por todos”

A MM. Juíza de Direito, Dra. Ana Paula Sampaio Bandeira Lins, gentilmente fez um panorama sobre as mudanças vivenciadas. Suas palavras merecem destaque, pois a magistrada ficou conhecida por coordenar a restruturação do Setor de precatórias cíveis da capital, que chegou a ser extinto por conta de prestação de serviços deficientes.  Com quase vinte anos de experiência, ela conta o que a informatização representou: “ Tive oportunidade, no início da carreira, de conhecer o funcionamento dos cartórios sem os recursos de informática. Naquela época, trabalhávamos, inclusive nas audiências, com as máquinas de escrever. Como Promotora de Justiça, cheguei a fazer várias denúncias datilografadas e como Juíza um grande número de audiências com coleta de depoimentos (inclusive no plenário do júri) através de máquinas de escrever. A informatização muito contribuiu e contribui para celeridade e qualidade de nossos serviços. As filas nos balcões de cartórios diminuíram sensivelmente com a criação do Portal do Tribunal de Justiça em que inseridos os andamentos processuais. Nas Precatórias, inclusive, chegamos a vivenciar este fato na medida em que o andamento das nossas cartas foi inserido no Portal e pôde ser acompanhado pelo jurisdicionado ou seu advogado de qualquer ponto do Brasil apenas depois de iniciado o processo de reestruturação que tive a honra de coordenar. Também cabe registro a existência de máquinas em número suficiente para os escreventes, circunstância que agiliza sensivelmente seu trabalho de conferir andamento aos processos. A recente criação de e-mails institucionais a todos os servidores também caracteriza avanço, facilitando e agilizando a comunicação profissional. Faço apenas a ressalva de que a informatização não pode ser erigida em solução para todos os problemas. As máquinas e o sistema digitalizado não substituem nossos insubstituíveis servidores posto que a eles cabe conferir adequada tramitação aos milhares de feitos sob responsabilidade do Judiciário”.  Seus dizerem demonstram a habilidade e a sensibilidade inerentes a quem ocupa posição tão relevante na sociedade, ao arrematar : “A informática é ferramenta muito importante, mas a Justiça se faz com homens (e mulheres!) e somente a pessoa humana pode lhe conferir realidade”.

 Os servidores também se dizem satisfeitos com os investimentos feitos. Atila Francis, escrevente há mais de trinta anos no TJ-SP, diz que “com certeza a informatização do TJSP colaborou para acelerar e aperfeiçoar os procedimentos cartorários. Tudo melhorou, tanto para os funcionários como para o público”. Mas, adverte: “Claro, que ainda tem muita coisa a ser ajustada. Existem problemas de administração. Algumas pessoas não tem domínio de direção, não tem imparcialidade e isso ainda prejudica. No quesito das máquinas, ficou ótimo; agora, no quesito ser humano, competência, administração, organização, espaço físico, ainda tem muito a melhorar”.

Os novos servidores também enxergam de forma positiva: “Embora estejamos enfrentando um período de transição (processo digital), observo que o serviço cartorário está muito mais ágil, até porque a contratação de servidores mais jovens, que já possuem familiaridade com a informática, colabora com a utilização dos novos sistemas implantados no judiciário paulista, o que, sem sombra de dúvida, corresponde a uma imensa vantagem ao jurisdicionado”, defende Bianca Benedetti Lopes de Oliveira, escrevente há cinco anos.

Importante observação fez a Juíza Carmen Cristina F. Teijeiro e Oliveira. Há treze anos no cargo, ela concorda que a informatização colaborou para a otimização dos trabalhos cartorários. No entanto, adverte que o volume de serviço para os magistrados aumentou, pois a estrutura do gabinete de primeiro grau não acompanhou a agilização dos feitos no cartório.  A advertência tem fundamento. Mesmo a recente criação do cargo de Assistente Judiciário, cargo a ser ocupado por escrevente para auxiliar os juízes de primeira instância, não foi capaz de mudar essa realidade. A nomeação de funcionários ocorre paulatinamente e muitos gabinetes aguardam a chegada dos assistentes. 

                          Nota-se que longos passos foram dados em direção a uma prestação jurisdicional mais eficaz. A informatização, por certo, trouxe numerosos benefícios aos funcionários, magistrados e partes que litigam perante a corte bandeirante. Contudo, são necessárias ações em conjunto. É uma engrenagem grande e que, para caminhar melhor, há de ser ajustada em todos os sentidos.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Luiz Fernando Rodrigues Guimaraes).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados