JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Nelson Vinicius Brittes Da Silva
Advogado em São Paulo. Especialista em Direito Tributário pela Rede de Ensino LFG. MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Anhanguera/Uniderp. Site: www.organizacaonsilva.jur.adv.br Contato: vinicius.brittes@live.com

envie um e-mail para este autor
Monografias Responsabilidade Civil

A Responsabilidade dos sócios e administradores por dívidas da sociedade empresarial.

Cada vez mais, percebe-se nas demandas judiciais a responsabilização pessoal dos sócios e administradores de empresas por débitos contraidos pela sociedade empresarial, é necessário entender o instituto para evitar situações de risco.

Texto enviado ao JurisWay em 17/07/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A atividade empresarial implica no constante controle dos rendimentos e despesas suportadas pela empresa, os empresários, sócios e administradores lidam com as decisões sobre os rumos a serem seguidos, e na prática podem vivenciar situações complicadas, como a restrição patrimonial de seus bens para sanar débitos da empresa.

 

Nesse sentido, é muito importante que haja um correto entendimento por parte do empresário acerca dos diversos segmentos jurídicos que permeiam a atividade empresarial. Um fator determinante é a natureza ou origem da dívida, que implica nas consequências legais que podem ser tomadas pelo seu não pagamento. Desse modo, se faz necessária uma análise mais específica das espécies de dívidas, senão vejamos:

 

TRABALHISTA

 

Certamente as dívidas de origem trabalhista são as mais polêmicas, pois possuem tratamento especial devido sua natureza alimentícia, sendo assim, merecem maior atenção. Na hipótese de o funcionário mover uma reclamação trabalhista em face da empresa, com esta vindo a ser condenada, a sentença forma um título judicial, que deverá ser pago ou poderá ser executado pelo credor. Quanto a esta dívida, a empresa responde com todo o seu patrimônio, e caso esta não possua bens, ou os mesmos não cubram a dívida, em determinados casos pode haver a persecução dos bens pessoais dos sócios.

 

Nos casos em que existir fraude na formação, ou dissolução irregular da empresa, poderá ser aplicada a desconsideração da personalidade jurídica, com base na teoria da “disregard of legal entity” buscando a responsabilização pessoal dos sócios da empresa. Nesta hipótese, a empresa deixa de responder individualmente, e a responsabilidade será dos sócios que respondem pela dívida com todo o seu patrimonio pessoal.

 

 

PREVIDENCIÁRIA

 

Os débitos de natureza previdenciária também merecem atenção, pois caso não haja o pagamento por parte da sociedade empresarial, os sócios respondem de maneira solidária entre si, isso significa que a dívida poderá ser cobrada de todos os sócios, em conjunto, ou de apenas um, com o direito deste reinvidicar a parte que cabe aos demais somente após o pagamento do débito.

 

TRIBUTÁRIA

 

As execuções fiscais tributárias possuem um procedimento próprio, neste caso o patrimonio dos sócios e administradores poderá ser liquidado para o pagamento da dívida fiscal somente em alguns casos determinados por lei.

Sendo assim, poderá haver a responsabilização pessoal dos sócios e administradores desde que estes tenham praticado atos com excesso de poder, infração à lei, contrato social ou estatutos.

 

CIVIL

 

Os débitos da sociedade limitada perseguem o patrimonio dos sócios no limite das quotas subscritas e não integralizadas no contrato social, havendo neste caso, a responsabilidade solidária entre os demais sócios.

 

Neste caso, a cobrança dos débitos segue a teoria maior da responsabilização, isto quer dizer que, haverá a busca pelo patrimonio individual dos sócios nas situações em que houver fraude e confusão patrimonial entre bens da sociedade e dos sócios. Por isso, é muito importante que haja a  correta separação entre o patrimônio da pessoa física e jurídica.

 

Por fim, é necessário muita atenção, pois existe ainda a teoria menor com base no Código do Consumidor, neste caso, poderá haver a busca pelo patrimônio dos sócios se houver abuso de direito por parte da empresa.

 

Como se vê, toda e qualquer relação que envolva a empresa deve ser precedida de planejamento e estratégias que viabilizem o seu cumprimento e respeitem as disposições legais sobre o assunto, sob pena de haver danos para todos os envolvidos.

 

Fica evidente que a figura do sócio é o elo de ligação fundamental entre a empresa e a responsabilidade pessoal. Em todos os casos é aconselhável que a parceria societária seja fortalecida com pessoas dotadas de caráter e confiança, sob pena de suportar os prejuízos individualmente.

 

As medidas a serem adotadas pelas empresas são em sua grande maioria, fruto de elaboração prévia por profissionais que tenham uma visão de futuro para o negócio, e que apliquem suas capacidades em prol das necessidades corporativas, sem deixar de lado a assessoria jurídica que cada negócio necessita. 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Nelson Vinicius Brittes Da Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados