JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Fernanda Bueno Penha
Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

Administração pública (tributária) e baixa constitucionalidade: ou de como um ato administrativo vale mais do que a Constituição para a administração pública (tributária)

O processo tributário de Florianópolis (SC)

DA DEDUTIBILIDADE DOS JUROS PAGOS À EMPRESA SITUADA NO EXTERIOR

LIVRO CAIXA E DEDUÇÕES DO IRPF PERMITIDAS PELO FISCO

A exclusão do ICMS da base de cálculo da COFINS

A Cobrança de ICMS nas Contas Relacionadas ao Consumo de Energia Elétrica

QUAL É A FORMA MAIS JUSTA DE TRIBUTAÇÃO, SOBRE RENDA OU SOBRE CONSUMO?

TRANSPORDADORAS PODERÃO POSSUIR CRÉDITOS DA COFINS E DO PIS NÃO APROVEITADOS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS Roberto Rodrigues de Morais

As espécies tributárias: impostos, taxas e contribuições

A EXTRAFISCALIDADE TRIBUTÁRIA COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Tributário

Imposição Tributária versus Exercício dos Direitos Fundamentais

Desde a concepção da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988 a proteção dos direitos fundamentais depende da receita tributária vigente, porém a carga excessiva de tributos vem consumindo todos os brasileiros, com dezenas de impostos.

Texto enviado ao JurisWay em 07/07/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Imposição Tributária versus Exercício dos Direitos Fundamentais

 

     Desde a concepção da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988 a proteção dos direitos fundamentais depende da receita tributária vigente, porém a carga excessiva de tributos vem consumindo todos os brasileiros, com dezenas de impostos, taxas e contribuições, refletindo um efeito cascata de tributos sobre tributos, ademais em contrapartida não presenciamos um serviço público de qualidade, a segurança e sobrevivência da organização social.

     As normas ditadas pelo Direito Constitucional, além de proteger os valores humanos individuais e coletivos, estruturam o próprio Estado que em detrimento deste entendimento enfatizamos o objetivo primordial da prestação do serviço público que é satisfazer concretamente às necessidades da população, bem como as instalações de energia elétrica, água tratada, comunicação telefônica, saúde, educação, transporte, segurança, profilaxia de doenças, promoção da justiça, serviço postal, correio aéreo nacional, dentre outros que por vezes se mostram ineficazes e desqualificados. Demonstrando a ineficiência do poder de polícia, que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, em razão do interesse público para promover a tranquilidade e o real respeito à dignidade da pessoa humana em seu sentido pleno.

     Destarte, vale mencionar que o governo se mete demais na economia e vem dilapidando o patrimônio estatal, de forma que observamos diversas deficiências na infraestrutura, além de destacar que pagamos uma das energias mais caras do mundo, os preços congelados dos combustíveis, tais como a gasolina e o óleo diesel, isso quando não encarecem, não obstante, se mostram de má qualidade, o aumento da cotação do dólar, o crescimento da inflação, a fragilização do setor elétrico, a ascensão das tarifas de transporte, o desemprego, a crise econômica, a desigualdade social, a corrupção, enfim um verdadeiro desrespeito com a sociedade brasileira. Cidadãos que buscam mudanças, que vão às ruas, protestam e clamam por justiça, paz e igualdade social, um povo cansado e revoltado que batalha perante momentos turbulentos.

     Assim caminha o Brasil, com intervenção demais e crescimento de menos, com altíssima imposição tributária, quebra de contratos, incerteza nas regras, pouco investimento para o exercício dos direitos e garantias fundamentais pautados por esse Estado ´´Democrático´´ de Direito que vislumbra e expõe sua incapacidade de execução.

     Exigimos competência técnica elevada, tecnologias atualizadas, confiabilidade, mudanças e modernização não só no sistema financeiro tributário, mas também nas políticas públicas e reformas na área da educação, com investimento maciço em pesquisa, construindo excelentes escolas públicas com livros gratuitos, que diga-se de passagem, o ensino precisa ser uma obsessão nacional, só então desse modo o país caminharia na contramão de suas próprias e reais

     No entanto, a moda nacional brasileira é a aparência, notamos que não é preciso ser, basta parecer ser, mesmo que sofremos com tanta exploração, em que nossos próprios governantes, nossos representantes que enviam nossas riquezas para paraísos fiscais. Definitivamente, necessitamos de uma revolução radical de atitudes, conceitos e afirmações de nossa dignidade.

     Precisamos sair desse comodismo que vivemos ou o sonho do país do futuro continuará sendo apenas um ideal, uma utopia que se prolifera nas palavras dos demagogos que estão no poder, todavia como disse o célebre filósofo Kant que é muito mais fácil ser cômodo, ser menor, ou seja, esperar sempre pelo outro e nunca tomar atitudes, sem a efetiva conscientização, sem contestar, aceitando todos e tudo o que se passa a sua volta.

     Outrossim, hodiernamente o povo aplaude e faz festa em estádios de futebol e nas passarelas do Carnaval, configurando a nítida política do ´´pão e circo´´, escancarando o cabresto eleitoral.

     Devemos envolver uma visão mais humanista à tributação nacional, para construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantindo o desenvolvimento nacional, erradicando a pobreza, a marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais, promovendo assim o bem de todos, tanto quanto são os tributos que nos são cobrados que passivamente nós concordamos como os impostos de importação, com ditas medidas protecionistas, de exportação, sobre a renda, sobre produtos industrializados, sobre operações financeiras, sobre transmissão, sobre doação, circulação de mercadorias e serviços, sobre propriedade de veículo automotor, predial territorial urbano, taxas, contribuições de melhorias, sociais e previdenciárias.

     Logo, indagamos: Será que somos de fato direcionados pelos princípios fundamentais informativos da Administração Pública que se aplica ao processo administrativo tributário tais como a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, finalidade, razoabilidade, proporcionalidade e interesse coletivo acima de tudo?

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Fernanda Bueno Penha).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados