JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ponto de Vista
Autoria:

Samuel De Paula Batista Da Silva
Advogado desde 1998, recentemente concluiu curso MBA EM DIREITO ELETRONICO PELA ESCOLA PAULISTA DE DIREITO, com ampla experiência no contencioso civel, criminal e trabalhista.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

A PRÁTICA DO "BRING YOUR OWN DEVICE" E SEUS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

O uso de dispositivos móveis no trabalho por parte dos empregados tem gerado uma nova tendência: BYOD (bring your own device - traga seu próprio dispositivo) tem sido uma prática incentivada por muitas empresas sem as devidas precauções jurídicas.

Texto enviado ao JurisWay em 06/07/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O uso maciço dos meios tecnológicos nos dias atuais é uma realidade. Todos, em qualquer lugar e a qualquer momento, têm acesso à internet, às redes sociais, etc. Pesquisa recente realizada pela  PageTalent - consultoria dedicada a seleção de estagiários e trainees - apontou que 45,2% dos jovens utilizam mídias como Twitter e Facebook no expediente. Deste total, 42% passam pelo menos uma hora do dia de trabalho nestes sites[i].

Quando os funcionários trazem seus próprios dispositivos móveis para o trabalho e o usam para compartilhar arquivos ou dados dentro e fora do escritório, torna-se difícil para a empresa manter o controle e a visibilidade dos arquivos e dados, muitas vezes, sigilosos, que são transmitidos por esses meios. Daí o surgimento de uma nova tendência, chamada de consumerização da Tecnologia da Informação (TI), que inclui o uso de serviços e aplicativos de fornecedores independentes para a armazenagem em nuvem e mídias sociais. Outro aspecto desta nova tendência é o uso de dispositivos pessoais dos próprios funcionários para o trabalho. Tal prática, conhecida como BYOD - sigla para “Bring Your Own Device” (traga seu próprio dispositivo) – vem sendo adotada por muitas empresas, inclusive no Brasil.

Esta tendência, impulsionada por tecnologias simples, acessíveis e abrangentes, liberam as pessoas para trabalharem a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundo o Gartner,[ii] a “consumerização da TI” será a tendência mais importante a afetar a TI nos próximos dez anos. Isso inclui o gerenciamento de dispositivos móveis, gerenciamento de aplicativos, proteção de dados, segurança de TI e muito mais.

 É aqui, no entanto, que os desafios para os operadores de Direito se apresentam, especialmente àqueles que defendem as Empresas na Justiça do Trabalho, ante a legislação trabalhista atual extremamente protecionista e, em alguns casos, omissa.

                                   Um primeiro problema que se apresenta surge, porque, de um lado, temos a necessidade de monitoramento (leia-se “segurança/controle”) da empresa sobre dispositivos móveis (notebooks, smartphones, etc.) do empregado no ambiente de trabalho sob o argumento de proteção de dados sigilosos e controle de informações (e-mails corporativos, por exemplo); de outro lado, porém, temos que tal prática pode resultar em absoluta afronta à proteção Constitucional do Direito à Privacidade e Intimidade.

                        Desta forma, algumas perguntas podem ser levantadas, como: um empregado será dispensado com justa causa por conta do uso indevido de e-mail corporativo? Se a empresa monitorar o dispositivo de propriedade do empregado, agirá ilegalmente? E, se o dispositivo de propriedade do empregado for usado para acessar material pornográfico no ambiente de trabalho, durante período laboral? A empresa que monitorar os acessos deste empregado violará o dispositivo constitucional que garante sua privacidade?

                        E se o dispositivo de uso pessoal do empregado for utilizado para transmitir dados sigilosos da empresa? Como se proteger juridicamente de tais possibilidades?

                        E mais, temos ainda a angustiosa polêmica do acesso remoto fora do horário de trabalho, seja pelo dispositivo da empresa colocado à disposição do empregado, seja pelo dispositivo do próprio empregado. Este “trabalho” pode ser configurado em horas extras?

                        Pelo que se vê, são muitas as questões que podem ser questionadas por conta da prática do BYOD – muitas delas que ainda não têm respostas consolidadas sequer na jurisprudência. Razão pela qual, mais uma vez, profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e do Direito deverão dialogar entre si no ambiente empresarial a fim de buscar soluções de prevenção de litígios que certamente surgirão.

                        Prevenção e segurança jurídica são necessidades prioritárias das empresas nesta nova irrevogável “realidade virtual”.

Samuel de Paula Batista da Silva

OAB/SP 154.983

Especialista em Direito Eletrônico

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Samuel De Paula Batista Da Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados