JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Políticos
Monografias Outros

A importância da participação politica - protestos

A importância dos acontecimentos das ultimas semanas, seus pontos positivos e negativos, razões, relações com outros eventos passados e consequências possíveis sobre o futuro.

Texto enviado ao JurisWay em 17/06/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A importância da participação

 

 

Assistimos ao longo dessas semanas os protestos contra o aumento das tarifas de ônibus na capital paulista, protestos estes que logo se alastraram para outras cidades do estado, do Brasil e atingiu escala internacional de apoio.

Cabe-nos, portando, um exercício de critica sobre toda a situação.

É direito constitucionalmente garantido o de manifestar-se legitimamente contra qualquer configuração factual que represente um perigo para nós mesmos. Esse é um dos direitos mais importantes que temos em mãos se quisermos realmente participar ativamente da vida politica de nosso país. Tal direito é fundamental para a existência de um Estado Democrático de Direito, tão duramente conquistado pelo Brasil e que ainda hoje sofre dia a dia com tentativas monopolistas de poder.

Obviamente, vemos no teor do protesto que nos ocupa um caráter meramente reativo aos arbítrios dos governantes. Mais uma vez a historia se repete. O brasileiro, cansado de ser tratado como um NADA, se revolta para acabar com o desconforto. E o que propõe? NADA. A maioria das revoltas brasileiras não propuseram nada claramente como seu objetivo e causa, apenas reagiram às situações adversas. Isso deixa evidente a falta de consciência plena de direitos e da importância dos mesmos para os cidadãos. Contudo, já é um começo.

Vimos e ainda vemos durante os protestos os constantes enfrentamentos com a força policial. O policiamento está lá para zelar pelos próprios manifestantes e pelo patrimônio publico, ou seja, para impedir que os baderneiros disfarçados de ideólogos ponham em risco a segurança dos outros. Porem os policiais que não possuem o devido preparo cometem abusos e decidem tratar indiscriminadamente os verdadeiros manifestantes dos vândalos. E este trato descuidado também é dado pela mídia.

Ambos os lados cometeram excessos. Protesto não deve ser sinônimo de violência generalizada. Questão social não é questão de policia. Enquanto os protestos e manifestações forem pacíficos e legítimos é obrigação do poder publico de ouvir e atender dentro do razoável discernimento as reinvindicações.

Excetuando-se o apelo excessivo a violência praticada tanto pelos manifestantes como pelos policiais, esses protestos devem ser encarados como um despertar de consciência. Consciência de que o poder do Estado tem origem no povo e serve para atender aos seus interesses.

Sendo as reinvindicações atendidas ou não pelo governo, o legado mais importante desses protestos (sendo eles violentos ou não) é semear na mente de todos, especialmente da juventude, que a indignação deve sair do mundo das ideias e ir para o mundo real, numa busca para alterar a realidade para melhor.

Claramente, o povo deve aprender a se manifestar, aprender a usar esse direito mais frequentemente e a usa-lo de forma racional, pacifica e consciente, sem ser conduzido por pseudomoralistas que se dizem guias da mentalidade popular. Mas o primeiro passo foi dado durante essas semanas.

Ainda há muita coisa errada nesse país. Devemos estudar racionalmente tudo o que ocorre no panorama politico, principalmente com que diz respeitos aos direitos e obrigações dos cidadãos e do Estado. Devemos ser críticos. Devemos cumprir nossas obrigações e exigir o cumprimento de nossos direitos. Devemos votar de forma inteligente, excluindo sistematicamente toda essa escória que se enraizou profundamente no poder publico e não faz outra coisa a não ser legislar em beneficio próprio e corromper todos os setores da sociedade, causando fome, criminalidade, desemprego, desestabilização financeira do Estado, atendimento hospitalar e educação de baixíssimo nível e, em ultima instancia, assassinando milhões de compatriotas todos os dias. Todo corrupto é um câncer na sociedade, um ladrão convicto e um assassino por tabela.

Que fique claro: repudio os vândalos e criminosos que se aproveitam do protesto para causar danos indiscriminados, bem como os policiais mal preparados que agem como agentes repressores da livre manifestação. Esses grupos são minorias e devem ser responsabilizados pelos seus atos.

 

Para concluir, o Brasil deve acordar desse sono profundo e obscuro de ignorância politica! Isso só interessa aos corruptos, afinal, quem cala consente com toda a corrupção e mandonismo. Felizmente, parece que o povo finalmente cansou de ser tratado como gado e começou o seu despertar para toda essa bagunça generalizada que vivemos desde o Brasil colonial. Entretanto, o despertar não será fácil numa população mal instruída e que se contenta em receber auxílios governamentais para sobreviver. As dificuldades aumentarão ainda mais pelo fato de ser extremamente desinteressante para a classe dos políticos investirem em tal arma cívica: a educação. Educação gera conscientização e cabeças pensantes, o que para a corrupção é um serio obstáculo. Os fatores adversos serão, como sempre, enormes e os opositores a participação racional serão os mais poderosos, entretanto, cabe à população não se deixar vencer; cabe à população ficar atenta quanto às leis e emendas propostas; cabe à população participar de corpo e alma; cabe à população lutar para reverter a situação e mudar, pela primeira e mais verdadeira vez, o Brasil para melhor! Só por meio da participação consciente e efetiva que os corruptos serão erradicados e que o quadro socioeconômico do país irá progredir natural e verdadeiramente!

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Bruno Bugni Vasconcelos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados