JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Michelle Machado De Carvalho Santos
Advogada formada pela Unijorge em 2010, especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo JusPodivm e com pós-graduação (em curso) em Formação de Professores para o Ensino Juridico na LFG.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

A MERCANTILIZAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO - UMA ANÁLISE DA PEC 66/2012

O artigo trata da minha visão acerca de inumeros problemas trazidos com a promulgação da PEC 66/2012,a então EC 72/2013, principalmente no que se refere a mercantilização do trabalho doméstico e a mudança de paradigmas quanto a natureza desta relação

Texto enviado ao JurisWay em 16/04/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 I – INTRODUÇÃO

 

O trabalho doméstico, por sua natureza, agrega diferentes caracteristicas dos trabalhos realizados em empresas, o que se demonstra da simples conceituação, que estabelece que o trabalho doméstico é aquele prestado para pessoa ou familia em atividades sem fins lucrativos, no âmbito residencial destes.

 

Ou seja, o trabalho exercido no âmbito familiar não produz consequencias ou resultados econômicos, uma vez que se restringe ao atendimento dos interesses pessoais do tomador ou de sua familia.

 

Lembramos que incluidos na categoria de trabalho doméstico estão a arrumadeira, a babá, o motorista particular, o jardineiro, a cozinheira, o caseiro, o cuidados de idosos, o marinheiro, dentre outras. Cada um possui caracterisiticas proprias e indivisíveis que, ao meu ver, trará com a promulgação da PEC 66/2012 que estabeleceu igualdade de tratamento juridico, problemas insolúveis para a relação juridica doméstica.

 

Inicialmente, porque entendo que a relação jurídica doméstica será transformada em verdadeira relação mercantil, transformando as caracteristicas dos domésticos para assemelha-los a trabalhadores urbanos e rurais, o que acredito ser incabível, já que criará neste trabalhador um espirito mercantil dominado pelo interesse de lucro.

 

Ademais, creio que situações diárias, inerentes ao trabalho e vida doméstica, serão verificadas como sem solução diante da legislação, assim como seu cumprimento por parte dos empregadores.

 

II – UMA ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS PECULIARES AO TRABALHO DOMÉSTICO/FAMILIAR

 

Ao estudar o trabalho doméstico remunerado, verifica-se que a evolução deste está ligado diretamente com o processo de emancipação da mulher e consequente inserção no mercado de trabalho.

 

Certo é que quando da contratação do empregado – seja este cozinheiro(a), jardineiro(a), faxineiro(a), motorista, babá, cuidador(a) de idosos, etc – que irá desenvolver o labor na residência do empregador, inicia-se de imediato uma relação de confiança mútua, entrega, respeito que se prolonga, muitas vezes, por décadas.

 

O empregador, por exemplo, oportunizando melhora da condição de vida, patrocina para jovens a mudança do interior para a capital, onde inicia-se também a relação de emprego doméstico.

 

Por outras vezes, citamos também, a existencia de relações de emprego doméstico que perduram no tempo, passando o trabalhador a ser considerado um membro da familia, viaja com esta, participa de festejos, é beneficiada com aumentos salariais, dentre outros. Ou ainda, podemos falar daquele trabalhador que é contratado como marinheiro da familia, profissional de sua confiança, que trabalha nos meses do verão e, nas outras estações, apenas presta manutenção ao barco familiar, percebendo remuneração pelos 30 dias de trabalho.

 

São inúmeros exemplos que podemos enumerar para demonstrar que existe uma relação extremamente íntima e diferenciada quando tratamos do trabalhador doméstico. Não estou dizendo aqui que desaprovo a PEC recentemente promulgada, mas acredito que nossos legisladores não ponderaram com cautela as minuncias e caracteristicas peculiares desta modalidade de labor.

 

Assim é que inicio os questionamentos que me levam a análise conclusiva da mercantilização do trabalho doméstico. Quanto ao controle de jornada – em razão do direito às horas extras – o mais abusivo dos direitos promulgados, ao meu ver, pergunto: como proceder com o controle? Como verificar se o empregado(a) está efetivamente respeitando o poder diretivo do empregador, cumprindo suas ordens, no limite de horrário estabelecido por ele?

 

Ora, é sabido que grande parte dos empregadores domésticos do Brasil trabalham fora durante todo o dia, sendo este o principal motivo da contratação, inclusive, desses empregados. Como manter a subordinação do empregado, principalmente em relação a jornada de trabalho? E o pode fiscalizador do empregador, como efetiva-lo?

 

E nos constantes casos de viagens de familia? Seria justo afirmar, por exemplo, que numa viagem para a Europa da babá com a familia, ela está 24 horas a disposição do empregador, devida portanto, as horas extras?

 

Verifico nesta seara especifica, o maior problema que a justiça do trabalho passará a enfrentar nos proximos anos, sendo este também o maior fator de marcantilização do trabalho doméstico, que irá minar aos poucos a relação entre patrão x empregado, sem falar dos encargos financeiros impossiveis de adimplemento.

 

Outro ponto, de extrema influência para mercantilização do trabalho doméstico, ao meu ver, encontra-se na remuneração do trabalho noturno superior ao diurno, que inclusive necessita de regulamentação legal.

 

Ora, para aqueles trabalhadores com residência no interior, contratados para trabalhar na capital durante a semana e que dormem “no serviço”, como estabelecer se, após as 22 horas, a louça que for lavada pelo empregado, por exemplo, irá caracterizar adicional noturno? Como distinguir quando este trabalhador estará cumprindo ordens do patrão ou realizando tarefas em favor pessoal?

 

Não verifico na PEC 66/2013 qualquer indicio de respostas para os questionamentos feitos e, muito menos, para todos os questionamentos que surgirão a partir da promulgação desta.

 

III - CONCLUSÃO

 

Esses são pontos de extrema influência na mercantilização do trabalho doméstico, mas suas citações não são exaustivas, longe disso. Certo é que a confiança no mais elevado nível, que faz com que uma pessoa entregue a outra “a chave” da sua casa e esta que aceita a responsabilidade, e que verifica-se como elemento chave e peculiar do trabalho doméstico irá, aos poucos, ser minada e cairá no desgaste.

 

Isso porque, o trabalho doméstico após a promulgação da referida PEC, passará a ser uma maneira de ganhar dinheiro “fácil”, de enriquecimento, com aquela popular impressão de “dá pra ganhar mais um pouquinho”, basta pensarmos, por exemplo, no salário do doméstico que passará as férias familiares numa casa de praia, já imaginou?

 

Como protejer os empregadores dos inegáveis e esperados abusos por parte dos empregados domésticos? Não generalizo os casos, mas seria demasiadamente falso afirmar o contrário. Veja, nem ao menor tratei aqui da absurda situação da penhorabilidade dos bens de familia, que acabará por ocorrer, da impossibilidade da habitação e alimentação serem fornecidas como salário-utilidade

e diversas novas garantias que alicerça ainda mais a mercantilização do labor doméstico em detrimento do empregador.

 

Além do aumento do número de desemprego em função dos grandes (se não, insuportáveis) encargos financeiros e do crescimento da informalidade do trabalho doméstico que a PEC 66/2012 irá causar, gerando um impacto significativo no quadro laboral brasileiro; Fato é que vamos verificar uma instabilidade de confiança, que acarretará prejuizos irreparáveis nesse tipo de relação empregaticia.

 

Por fim, saliento que acredito e endosso a importância da ampliação dos direitos dos trabalhadores domésticos, principalmente no que se refere ao FGTS, seguro-desemprego, aposentadoria, garantia e de salário nunca inferior ao mínimo, o que reconheço ser um avanço significativo e merecido para a categoria.

 

Entretanto, a nefasta consequencia da inevitável mercantilização do trabalho doméstico irá prejudicar e modificar o quadro dessa categoria de empregadores e empregados do país, já que sem o devido cuidado e reflexão quando da elaboração da emenda pelos nossos legisladores, situações de extrema importãncia e questões essenciais não foram analisadas e nem discutidas. É uma pena!

 

BIBLIOGRAFIA

 

1. MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2011.

2.SARAIVA, rENATO. PEC 66/2012 – Novos Direitos dos Empregados Domésticos – Primeiras Impressões. Disponível em: <http://blog.portalexamedaordem.com.br/662012-novos-direitos-dos-empregados-domesticos-primeiras-impressoes/>

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Michelle Machado De Carvalho Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados