JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Comentários Sobre Obras Intelectuais
Autoria:

Leila Moura Soares Nunes
NO MOMENTO ESTOU APENAS ESTUDANDO, JÁ ENTRANDO EM RETA FINAL DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO NA UNIVERSIDADE TIRADENTES/SE. JÁ TRABALHEI DURANTE 3 ANOS NO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA HÉLIO AUGUSTO SOARES/BA

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

A atuação do Estado frente às liberdades públicas

resenha temática a respeito das liberdades públicas em detrimento aos governos totalitários. Baseada na obra ORWELL, George. 1984. Garantias Fundamentais que limitam o poder do Estado sobre os indivíduos.

Texto enviado ao JurisWay em 02/04/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

ORWELL, George. 1984. 7. ed. Tradução: Alexandre Hubner e Heloisa Jahn. Companhia das Letras, São Paulo, SP. 1986.

                                                                                                                 ¹Leila Moura Soares Nunes

 

A atuação do Estado frente às liberdades públicas

 

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Mudou-se para a Inglaterra em 1911, e passa a estudar e viver em um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a universidade e volta à Índia para trabalhar na polícia imperial. Ele foi jornalista, ensaísta e romancista britânico, suas obras são marcadas de descrições da sociedade, fazendo uma crítica às autoridades. Escreveu várias obras como: Dias na Birmânia, A Filha do Reverendo, Mantenha o Sistema, A Revolução dos Bichos (no Brasil), estes foram romances; Na pior em Paris e Londres, Lutando na Espanha, baseados em sua vida; A Hanging, W.B. Yeats, Arthur Koestler e Rudyard Kipling que são ensaios.       

A história se passa no futuro ano de 1984, mas fora escrito no ano de 1944 e narra à transformação da realidade, em uma sociedade disfarçada de democracia, a Oceania vive uma opressão desde que o IngSoc (o Partido) chegou ao poder sob o controle total do Grande Irmão, este que deveria ser o único amado pelos seus cidadãos, sendo obrigados a conviverem em um regime totalitário, capaz de submeter à vida de seus coniventes aos mais variados tipos de repressão possível, controlando até a política de pensamento, que proibia qualquer manifestação de idéia que fossem contra as do partido, um regime que não dar ao cidadão o direito de escolha de decisão, de poder decidir sobre os seus destinos, em fim são pessoas que perdem s sua essência e condição natural que é a liberdade.

O livro conta a historia de Winston Smith um membro do partido externo, funcionário do ministério da verdade, que tinha como função reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Ele questionava a opressão que o partido exercia sob os cidadãos e quem era contra a essa ideologia partidária era capturado pela polícia do pensamento na qual era submetido a um tratamento torturador e desaparecia.

As pessoas tinham uma vida de repressão e medo e sabiam que quaisquer atitudes suspeitas poderiam significar o seu fim, pessoas reduzidas à condição de objeto para servir o Estado, este que detinha total poder de controle, proibindo até o pensamento. O medo que essas pessoas tinham de comentar algo era o que tornava forte o trunfo do partido, para o controle total da população, que aceitava sem nenhum tipo de oposição que o ele controlasse o seu passado, o presente e o futuro.

Winston como sabia de todo esse mal terrível compra clandestinamente um bloco e um lápis que eram proibidos pelo partido, e começa ali questionar silenciosamente e solitário os seus anseios, que deixava transparecer a sua inconformidade com a situação vivida pelos cidadãos da Oceania, em totalitarismo que tornava desprezível e insignificante a vida de todos. Escrevia em um único cantinho do seu misero apartamento, local que não daria para ser visto pela teletela (espécie de aparelho de TV que vigiava dia e noite as pessoas, que não podiam se desligar dela) acreditando que a prole era a única chance de mudança.

 

Ele lembra que tinha dois minutos de ódio, parte do dia em que os membros do partido se reuniam para ver a propaganda engrandecendo as conquistas do Grande Irmão, e ainda impulsionando as pessoas a terem ódio pelos seus inimigos, que não existiam na realidade. Sabia que o sexo deveria ser só para procriação de novos cidadãos, pois com prazer era crime. E foi em uma dessas reuniões que ele conhece uma bela mulher do membro interno e ao vê-la lembra-se da ultima vez que fez sexo, que foi com uma prostituta desprezível. A proibição do sexo era uma das formas mais eficazes de controlar a mente do homem.

No outro dia ele a reencontra no ministério da verdade, ela simula uma dor para desviar da teletela e lhe entrega um bilhete. Eles sabiam que as normas do partido não permitiam conversa entre membros do sexo oposto a não ser que fossem falar de assuntos de trabalho. Passaram semanas conversando através de bilhetes ate que conseguiram se encontrar as escondidas, longe dos microfones, das telas, somente lá é que ele descobre o seu nome após beijá-la que era Júlia, que confessa ter ficado atraída por ele ao perceber que ele era contar as idéias do partido.

Apaixonados, passaram a viver um romance secreto, longe dos olhos dos outros, em um quarto alugado em cima de um antiquário, pondo em grande risco suas vidas, entregues a viver somente o que eles desejavam, se amarem, mesmo que fossem contra a tudo que lhes eram proibidos, vivendo intensamente cada minuto e instante que podiam. Nesse mesmo local os guardas invadem e os levam presos, Winston foi levado para o ministério do amor (local em que se torturavam as pessoas até que elas confessassem que o único ser amado e verdadeiro era o Grande Irmão), tinha teletelas para que vissem os prisioneiros que eram torturados ate que aceitassem o partido como a única forma de comando e obediência, que eles não eram seres possíveis de terem qualquer tipo de controle por si próprio, e acabavam confessando crimes que os mesmos não cometeram. O’Brien fora quem mesmo o torturou com o intuito de que ele acreditasse que somente o partido era a verdade, não existia o seu ideal que era a liberdade.

Winston é libertado e termina os seus dias tomando Gim e jogando sozinho xadrez no Café. Ao ter sido libertado pelo partido, teve uma posição rebaixada e separou ele de Júlia que também conseguiu sair do quarto 101. Eles ainda se reencontram ocasionalmente, mas não eram mais as mesmas pessoas, finalmente ele estava adaptado ao mundo e amava o Grande Irmão.

A obra é uma crítica aos Estados de regimes totalitários, estes que detém o controle total do seu meio. A repressão é a palavra chave de definição para esse tipo de sistema, que nega aos seus cidadãos o direito da liberdade para viverem de acordo com as suas convicções, poderem decidir sobre o rumo de suas próprias vidas, sendo obrigados a viver sob as regi de um regime absolutista em que a tirania é sinônima de vida para os cidadãos, que seus pensamentos e sentimentos não são levados em consideração, sem qualquer respeito a sua condição de ser humano, sendo tratados como meros instrumentos para do Estado, um fantoche, sem que eles tenham quaisquer direitos fundamentais e básicos a sua existência.

A nossa Constituição foi magnífica ao promulgar os direitos fundamentais para todos os indivíduos, respeitando a sua condição ser humano que merece todo o respeito do Estado na qualidade de cidadãos.

Eles encontram-se expressos no capitulo II da Constituição Federal que são os Direitos e Garantias fundamentais, estes que são as liberdades públicas, que por sua vez são limitadoras do poder estatal constituinte, impedindo-lhes que cometam quaisquer tipos de atrocidade para com os seus cidadãos, inibindo o abuso de alguns governantes que não tenham escrúpulos, dando a estas pessoas o direito de expressarem e decidirem como devem ser as suas vidas, sem que possam interferir na sua intimidade, que é inviolável.

São Direitos e Garantias individuais e coletivas assegurados a todos os cidadãos, perante o Estado, este que não detém o poder absoluto. Essas liberdades públicas que ao limitarem o poder de controle que o Estado possa ter sob o indivíduo, combatem e propiciam aos cidadãos proteção e defesa contra os abusos cometidos pelo Estado, garantindo a todos, os direitos necessários a sua existência e respeitando a sua condição de ser humano sem que tenham de serem submetidos à tirania, resguardando-lhes a sua essência que vem desde o seu nascimento, a sua Liberdade!.

Esta resenha apresenta interesse para estudantes acadêmicos de direito e também para todas as pessoas que se interessem de saber os motivos da nossa Constituição não permitir que os governantes do nosso país façam a seu próprio prazer interferências na vida de seus cidadãos, respeitando seus direitos e garantias assegurados desde a sua concepção, apresentando linguagem simples e de fácil compreensão.

Leila Moura Soares Nunes é estudante do VIII Período do Curso de Direito da Universidade Tiradentes-UNIT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Leila Moura Soares Nunes).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados