JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Julia Dullius Porn
Sou estudante do curso de Direito do Centro Universitário Univates da cidade de Lajeado - RS, estou aproximadamente no 8º semestre.

Outros artigos do mesmo autor

responsabilidade civil objetiva
Responsabilidade Civil

promessa de recompensa
Direito Civil

Adolescentes Infratores
Direitos Humanos

Princípios referentes a família
Direito de Família

O Direito Tributário e seus impostos
Direito Tributário

Mais artigos...

Monografias Outros

Estilo Feminino de Gestão em Empresas Familiares Gaúchas

Texto enviado ao JurisWay em 19/03/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Apesar de alguns avanços que ocorreram nas últimas décadas em relação às mulheres que ocupam cargos gerenciais nas empresas, o preconceito e a discriminação ainda são intensas barreiras à presença feminina nos negócios. Mais focadas na figura do gênero masculino estão as empresas familiares, aquelas em que o processo sucessório está na segunda geração ou mais, possuem características tradicionais na direção das atividades gerenciais.

 

            Segundo Druker, a sociedade de conhecimento promove uma organização empresarial que provoque o livre fluxo de informações, que encoraje a utilização plena da capacidade intelectual do indivíduo e que assegure rápida resposta às mudanças. O administrador precisa ser capaz de gerar ações transformadoras radicais, seja alterando conceitos, produtos e procedimentos, seja refletindo o conjunto de valores e crenças que possui para conduzir sua vida na empresa.

 

            O sucesso da empresa contemporânea pode estar diretamente ligado à sua competência de criar novas formas de conhecimentos e traduzi-lo para a ação, por meio de novas tecnologias incorporadas aos produtos e processos. O segredo está na criação de um senso de identificação entre funcionário e organização, enfatizando a importância de a informação estar livremente disponível à todos.

 

            Na parte da gestão das empresas familiares a paralisia que o planejamento gerou em muitas empresas em prejuízo da ação mostrou que ser apenas gerente, em seu conteúdo clássico, já não é suficiente.

 

            Já Lodi entende que os administradores encontram diariamente conflitos travados entre membros da família proprietária, que repercutem diretamente no processo de tomada de decisão na empresa.

 

            Quando o assunto são as mulheres executivas nas empresas familiares é citado que elas encorajam a participação, a partilha do poder e da informação e tentam incluir a auto-estima dos seguidores. Logo os homens pretendem adotar um estilo mais diretivo de comando e controle e apelam a autoridade formal de seu cargo como base para sua influência.

 

            Raras são as vezes em que a mulher consegue ascender à cargos diretivos de organizações administradas por homens, para Lodi a promoção da mulher como presidente do conselho ou da empresa é uma exceção facilmente compreensível em todo o mundo. Enquanto as mulheres procuram métodos oficiais e formais de promoção, os homens apóiam - se nas redes de amizade.

 

            As mulheres geralmente operam nas áreas humanas, áreas essas que raramente acontece a escolha dos presidentes. Já os homens estão mais disponíveis para dedicação total a carreira pois não têm compromisso com a maternidade, criação de filhos ou mesmo administração da casa.

 

            É importante avaliar que, as mulheres não se declaram felizes com o sucesso. É citado como exemplo as mulheres americanas, que buscam trabalhar nas pequenas empresas ou mesmo fundar seu próprio negócio, aonde as pessoas podem sentir-se construtoras e não assessoras.

 

            Foi feito uma pesquisa composta por 26 mulheres executivas de empresas familiares de Passo Fundo/RS. O resultado foi que a presença feminina é maior nas empresas cuja família proprietária é de origem italiana e alemã. As de origem italiana chegam a 53,19 % e as alemãs 17,2 %, ainda na pesquisa é possível perceber que grande parte dessas mulheres são filhas dos fundadores (44,68 %) ou mesmo esposas (36,17%).

 

            O perfil dessas mulheres é separado mais ou menos assim: 53,85% possuem grau de instrução superior e 19,23% têm apenas primeiro grau completo. Dessas com grau superior a maioria optou pelo curso de Administração e justificam essa escolha pelo grande interesse em compreender a atividade que exercem.

 

            Conclui-se depois de toda essa pesquisa que as mulheres executivas permanecem nas empresas familiares muitas vezes por amor à empresa, e que a discriminação e o preconceito com as mulheres que ocupam cargos gerenciais ainda é grande apesar de todos os avanços ocorridos, com isso elas enfrentam ainda muitas barreiras quanto a sua presença nos negócios.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Julia Dullius Porn).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados